Editorial
BS
Fórmula para sucessivas vitórias
Redação
13/07/2023
Iniciamos a segunda metade de 2023! O segundo semestre marcou também a história da Soka Gakkai. Há oitenta anos, dois educadores e praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin foram perseguidos e aprisionados. Eles se empenhavam pela reforma religiosa em meio à repressão de pensamento e à tempestade do autoritarismo militar japonês.
Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda foram presos em 6 de julho de 1943, acusados do crime de lesa-majestade e de violarem a Lei de Manutenção da Paz. O Estado não tolerava uma religião que atuasse em benefício do povo.1
O registro dessa batalha pela paz e pela felicidade das pessoas está num romance de autoria de Ikeda sensei, o qual teve sua origem cinquenta anos depois do episódio relatado acima. Nesta edição, você acompanha o Especial que narra os trinta anos do início da Nova Revolução Humana.
Julho, mês dos jovens, é o momento para reconfirmar a fórmula de sucessivas vitórias: mestre, discípulo, kosen-rufu. Como se brindasse o surgimento das novas vidas se juntando ao movimento índigo do Brasil, Ikeda sensei escreve em seu poema:
A eterna vitória da Soka Gakkai também se define
com a criação de “valores humanos” no presente.
Por isso mesmo,
a virtuosa boa sorte de criar “valores humanos”
com toda a sinceridade, por meio de árduos esforços
muitas vezes maiores que os de outras pessoas,
é indestrutível pelas três existências.
Não há a menor dúvida de que todos os familiares
prosperarão eternamente.2
Em gratidão aos mestres, vamos conquistar a boa sorte indestrutível gravando nas páginas da própria vida os próximos capítulos da Nova Revolução Humana.
Ótima leitura!
Notas:
1. Cf. IKEDA, Daisaku. Raios de Paz. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 3, p. 224, 2019.
2. Brasil Seikyo, ed. 2.639, 15 jul. 2023, p. 3.
Compartilhar nas