marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Mensagem

Vamos construir uma nova civilização global ruma a 2030 – centenário da Soka Gakkai

download do ícone
ícone de compartilhamento

16/01/2016

Vamos construir uma nova civilização global ruma a 2030 – centenário da Soka Gakkai
Foi descortinado de forma radiante o Ano da Expansão da Nova Era do Kosen-rufu Mundial, que difundirá amplamente a filosofia do respeito pela dignidade da vida e o movimento da revolução humana, o qual a humanidade do século 21 tanto anseia.

Oro sinceramente para que todos os preciosos membros, bem como seus familiares e amigos, façam brilhar o sol em seu coração e avancem energicamente com boa saúde e radiância.

Expansão do kosen-rufu é expansão da esperança, de valorosos seres humanos e da paz. É transmitir infinita esperança para aqueles tomados pelo sofrimento; é criar indivíduos capazes a quem confiaremos o futuro. E, tendo como base o compromisso pela felicidade de cada indivíduo, estender belos laços humanos e uma rede de paz na comunidade, na sociedade e no mundo — este é o movimento da SGI.

Em direção a 2020, o 90o aniversário da Soka Gakkai, e mais, rumo a 2030, centenário da Soka Gakkai, iniciem um novo avanço com a energia vital do tempo inicial, como se tivessem renascido.

***

Este ano marca o 60o aniversário da inesquecível Luta de Osaka, na qual as pessoas comuns, que despertaram para o princípio do grandioso budismo, expandiram o movimento alegre do humanismo Soka.

Em maio de 1956, o Distrito Osaka ergueu a torre dourada ao atingir a marca de 11.111 famílias que se tornaram praticantes do budismo em um único mês. Qual foi a força motriz para esse resultado sem precedentes?

Em primeiro lugar, foi o avanço com base nos escritos de Nichiren Daishonin. Havia muitos membros recém-convertidos. Junto com esses companheiros, estudávamos os escritos e tínhamos contato com o magnífico espírito de Nichiren Daishonin. Com isso, revitalizávamos a vida uns dos outros, ganhando assim a convicção inabalável do princípio de transformação do destino.

Daishonin disse: “Oro para que o Sutra do Lótus e as dez filhas demônios protejam a todos, por mais turbulentos que os tempos se tornem. Oro com forte convicção, capaz de produzir fogo com lenha encharcada ou obter água do chão ressequido” (CEND, v. I, p. 464).

Precisamente por serem tempos tão conturbados, sempre devemos começar com a oração e manter a união de “diferentes em corpo, unos em mente”. O caminho da vitória tanto da vida como do kosen-rufu sem falta se abre onde se perpetua a “estratégia do Sutra do Lótus”.

Em segundo, foi encontrar cada membro e encorajá-lo.

Naquela época, muitas pessoas estavam lutando com dificuldades econômicas, doenças, problemas familiares ou outras circunstâncias difíceis. Meu mestre, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, um grande líder do povo, declarou sinceramente: “Quero livrar Kansai de toda pobreza e doença”.

Fiz deste o meu sentimento, e percorri toda a Osaka para me encontrar com o máximo de pessoas. Entrei de bicicleta nos becos da cidade para visitar inúmeros membros. Exortei todos a avançar resolutamente no caminho para “atingir o estado de buda nesta existência” incentivando-se mutuamente.

Nos escritos consta: “No entanto, até um desconhecido é capaz de oferecer a vida por nós quando lhe abrimos sinceramente nosso coração” (Ibidem). Acumulando diálogos de coração aberto e encorajamento mútuo, podemos construir uma união indestrutível dos associados.

Em terceiro, foi compartilhar alegremente as experiências da fé. Daishonin disse: “Eu, Nichiren, acredito que os melhores critérios são aqueles da razão e da prova documental. E ainda mais importante que a razão e a prova documental é a prova real” (CEND, v. I, p. 626).

Com os próprios membros se desafiando nos “dois caminhos da prática e do estudo”, começaram a comprovar os benefícios da prova real um após o outro. O coração transbordava com a alegria de superação das dificuldades e com a profunda emoção de despertar para a verdadeira missão na vida. Inúmeras ondas de diálogos sobre o budismo surgem a partir da grande alegria da prática, com o sentimento de “não posso deixar de compartilhar com os outros”.

O imortal espírito de Kansai de contínuas vitórias, que tornou possível o impossível, é ininterruptamente herdado pela geração mais jovem. Os companheiros de unicidade de Kansai, com o indomável espírito de jamais ser derrotado, lideram com altivo orgulho a expansão da nova era.

Em Kansai, que resplandece no mundo, existe a bondade (kindness) de benevolência e empatia que acolhe tal como o verso “Eu choro na sua melancolia, e você baila na minha alegria”. Possui a ação (action) corajosa de desbravar os caminho levantando-se na vanguarda. Há também nobreza (nobility) de orgulho altivo de viver plenamente pela missão e juramento, e há união (solidarity) de “diferentes em corpo, unos em mente”. E, ainda, contém ambição (ambition) para construir o futuro e o espírito de melhoria (improvement) visando novos e maiores objetivos.

Este espírito de Kansai (Kansai spirit) é em si a poderosa força motriz que abrirá a nova era do kosen-rufu mundial.

Em O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos, Nichiren Daishonin escreveu: “No início, somente Nichiren recitou o Nam-myoho-renge-kyo, mas depois, duas, três, cem pessoas o seguiram, recitando e ensinando aos outros. Assim também será a propagação no futuro. Isso não significa “emergir da terra?” (CEND, v. I, p. 404)

Independentemente do lugar e da época, em resposta à oração e à determinação de um único indivíduo corajoso, infalivelmente os bodisatvas da terra de mística missão surgirão alegremente um após o outro. Esta é a fórmula imperecível do kosen-rufu.

***

Em meu peito, não deixo de me lembrar da dedicação dos amigos de todo o mundo que realizam árduos esforços nas terras pioneiras do kosen-rufu. Não posso imaginar quanto tempo e esforço são efetuados para participar de apenas uma reunião ou até mesmo visitar e incentivar uma única pessoa. Sempre em contato com os companheiros mais distantes, jamais esquecerei da devoção de contínuo avanço flamejando o ardente espírito de procura.

A propagação do Budismo de Nichiren Daishonin em todo o mundo é o empreendimento sagrado que reluz na história da humanidade. Quão respeitável é a presença de vocês, pioneiros dessa ação. A boa sorte e o benefício são imensuráveis e perdurarão por toda a eternidade.

O movimento da SGI, que expande a rede de bodisatvas da terra e contribui para o crescimento da localidade e para a felicidade das pessoas, tem atraído a atenção de muitos pensadores e estudiosos de todo o mundo.

O Prof. Helwig Schmidt-Glintzer, da Universidade de Göttingen, na Alemanha, que supervisionou a tradução da edição alemã dos Escritos de Nichiren Daishonin, publicada em 2014, comentou: “O papel do bodisatva é especialmente importante no budismo. A sua maneira de viver oferece a base para a paz, na qual se esforça não somente pela salvação e perfeição pessoal, mas também busca se conectar com outros seres vivos e os ajuda a atingi-las”. Ele também disse: “Reviver o espírito de bodisatva significa reviver a confiança e a empatia mútuas. Este é o ponto mais importante. Pois o mundo ficaria inabitável sem isso”.

Não é exagero dizer que na marcha dos emergidos da terra, que perseveram na nobre ação da prática individual e altruística (jigyo keta) dia após dia, está contido o poder de construir uma nova civilização global.

Infelizmente, a guerra e a violência continuam em muitas partes do mundo. E as tentativas de separar as pessoas devido às diferenças religiosas e étnicas persistem.

Essa é mais uma razão para aumentar os diálogos de bodisatva que unem as pessoas com base na filosofia de respeito à dignidade da vida e da igualdade entre todos os seres humanos Respeitando e aprendendo humildemente com as diferenças, com o coração ainda mais rico, vamos tecer o “mundo Soka” de criação de seres humanos de valor pela paz e felicidade de si e dos outros.

***

Em setembro do ano passado, encontrei-me com os jovens líderes da SGI de todo o mundo que se reuniram no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, em Shinanomachi, Tóquio. Eles estavam realmente radiantes. Todos haviam se desenvolvido de forma esplêndida. Senti profunda convicção de que o futuro da SGI está seguro.

Nichiren Daishonin clamou a seus discípulos sucessores: “Meu desejo é que todos os meus discípulos façam um grande juramento” (GZ, p. 1561). Neste ano mais importante, fomentando ainda mais a força jovem, vamos avançar com união harmoniosa de “diferentes em corpo, unos em mente” rumo à realização do kosen-rufu, isto é, da própria paz mundial.

Com minhas mais sinceras orações pela saúde e longevidade dos amados membros, pela felicidade da família e pela paz e segurança dos respectivos países, finalizo a mensagem de ano-novo.

1 de janeiro de 2016

Daisaku Ikeda

Presidente da Soka Gakkai International

Compartilhar nas