marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Grupo Coração do Rei-Leão

Vamos, seja mais forte!"

Texto extraído e adaptado da revista Daibyakurenge, outubro de 2015, série “Construindo o Futuro — Presidente Ikeda e a Divisão dos Estudantes”

download do ícone
ícone de compartilhamento

05/03/2016

Vamos, seja mais forte!"
Era 14 de novembro de 1976, Centro Cultural de Ishikawa. Nesse dia, foi realizada a atividade para se comemorar a tradicional festividade “Shichi‑Go‑San” com a presença dos integrantes da DE–Futuro, os pais e o presidente Ikeda, que ao final do encontro dedicou as seguintes palavras:

— Vocês são príncipes e princesas da Lei Mística. Jamais se esqueçam do daimoku; e desejo que se desenvolvam como excelentes sucessores.

Ele se dirigiu ao piano e tocou Vila Atsuta e pediu que todos se juntassem para uma foto comemorativa.

Quando se imaginava que o encontro havia se encerrado, os participantes presenciaram uma cena um tanto inusitada: era o presidente Ikeda e um Estudante lutando sumô.

— Vamos, venha! — disse o presidente Ikeda.

O Estudante avançou para cima de Ikeda sensei, mas ele se manteve intacto e derrubou o pequeno garoto no chão. Não admitindo ser derrotado, o Estudante se levantou e avançou novamente, agora agarrando com mais força e tentando derrubá-lo.

— Ainda está muito fraco! Vamos, seja mais forte! Você deve ser mais forte — dizia o presidente Ikeda segurando o pequeno Estudante.

E então, outro fato inusitado aconteceu: as crianças que estavam assistindo a “batalha” se levantaram e avançaram para cima do presidente Ikeda. O que era uma “luta séria” se tornou uma grande descontração entre o Mestre e seus sucessores em que todos se abraçavam e davam altas risadas.

O presidente Ikeda estava construindo uma bela recordação com aqueles pequenos Estudantes e transmitindo-lhes a mensagem “Seja mais forte!”. Para os Estudantes, esse episódio não apenas se tornou numa grande memória, mas sim num sincero juramento compartilhado junto com o Mestre.

Compartilhar nas