marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Reunião de Palestra

A Voz Pura de Longo Alcance (Parte 4)

Este texto pode ser usado como complemento da explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra do mês de DEZEMBRO

download do ícone
ícone de compartilhamento

02/12/2017

A Voz Pura  de Longo Alcance (Parte 4)

Trecho do Gosho

“O aspecto mais importante do Buda é a sua voz pura e de longo alcance. (...) O que traz ordem a este pequeno reino do Japão, o que permite que o rei Brahma comande os habitantes do mundo tríplice e o que capacita o Buda a comandar Brahma, Shakra e as outras divindades é unicamente essa voz pura e de longo alcance. As declarações do Buda tornaram-se as obras que compõem todo o corpo dos sutras e trazem benefícios a todos os seres vivos. Entre todos eles, o Sutra do Lótus é uma manifestação por escrito da intenção d’Aquele que Assim Chega Shakyamuni, é sua voz expressa por escrito. Assim, o coração do Buda está incorporado nessas palavras registradas.” (CEND, v. I, p. 349-350)

Vamos entender

Nichiren Daishonin afirma que, dos trinta e dois aspectos do Buda, apenas a voz pura e de longo alcance não é visível aos olhos, e que essa é a expressão da mente do Buda. Por isso é importante encorajar as pessoas em circunstâncias difíceis com uma voz confiante que tranquilize a todos. Esse é um ato que traz grande benefício.

Cenário histórico

Esta carta foi escrita no nono mês de 1272 e endereçada a Shijo Kingo, enquanto Nichiren Daishonin estava exilado na Ilha de Sado.

Nela, ele declara firmemente sua intenção de empreender ainda mais esforços para propagar o Sutra do Lótus, o ensinamento da iluminação universal, de acordo com a missão que assumiu. Ele também afirma que a voz pura e de longo alcance o capacita a comandar as divindades celestiais.

A voz incentivadora

O desejo do Buda é eliminar o sofrimento da humanidade e conduzi‑la à iluminação. Por meio da nossa voz, possibilitamos manifestar esse desejo.

Um buda não é apenas a manifestação dos outros trinta e um gloriosos atributos físicos, mas a capacidade de continuar a bradar, a proferir palavras e a promover o diálogo a fim de inspirar concretamente as pessoas a atingir a iluminação. A voz trabalha em nome do Buda. Vamos usar nossa voz para recitar daimoku repleto de poderosa energia vital para transmitir coragem e esperança aos nossos amigos, bradar a verdade em prol da justiça e fazer do mundo um lugar melhor.

Há momentos em que adoecemos e orar em voz alta na frente do Gohonzon pode ser um desafio. Nesses casos, podemos orar silenciosamente só em nosso coração. É importante que oremos fervorosamente pela felicidade dos amigos, pela vitória do kosen‑rufu e pela nossa revolução humana. Nossas fervorosas orações ativarão as forças positivas e despertarão nossos amigos para que avancem na direção da esperança e da revitalização com renovado desenvolvimento.

Conclusão

A essência deste escrito é o espírito

de bradar a verdade contida no

Sutra do Lótus, que é o registro

que revela o verdadeiro sentimento

do buda Shakyamuni.

Nichiren Daishonin dedicou toda a sua vida para mostrar ao povo japonês que o Sutra do Lótus é o correto ensinamento a ser praticado, e incorporou este supremo ensinamento em sua própria vida. Devemos viver com o mesmo coração do Buda, pois dessa forma podemos conquistar os verdadeiros benefícios da prática budista conforme ele ensinou.

Quem vive de acordo com o verdadeiro sentimento do Buda e orienta as pessoas são o nosso mestre, presidente Ikeda, e a Soka Gakkai.

Assim, vamos viver com grande orgulho de ter um extraordinário mestre e pertencer à maravilhosa família Soka.

Compartilhar nas