marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Trending Topics

ODS em ação

Matéria da DE-Herdeiro

Ações concretas levam à vitória

Matéria da DE-Esperança

Em busca de conhecimento

Matéria da DE-Futuro

Cidadania global

Construindo um Futuro Brilhante Baseado no Juramento

Determinação é fonte de força e conduz ao sucesso

Conheça a Turma do Dai

Bob

Passatempo

Passatempo

Matéria da DE-Herdeiro

Ações concretas levam à vitória

Sim, querer é poder, mas, para alcançar um objetivo, não se deve esperar sentado, é preciso entrar em ação. Veja mais nesta matéria

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

17/09/2021

Ações concretas levam à vitória

É comum ter interesses e objetivar conquistas pessoais, desde coisas no curto prazo até um grande sonho que se pretende realizar no futuro. Torcer bastante e ser otimista ajuda, mas, no fim das contas, a maior parte do sucesso depende de cada um.

O ponto inicial é a determinação para concretizar o objetivo e, a partir daí, traçar metas e estratégias para torná-lo possível. É importante também levar em conta os recursos que se tem e entender quais ações você pode realizar para avançar em direção ao seu propósito.

Não basta simplesmente desejar algo e querer que tudo se resolva magicamente, sem a necessidade de se movimentar. Precisa ter iniciativa e espírito de procura para garantir a vitória com as próprias mãos. Se a determinação for forte o suficiente, continuará avançando, não importa quanto seja difícil.

Muitos jovens cultivam objetivos individuais, como ir bem numa prova ou comprar o que desejam. Por mais simples que pareça o objetivo, é importante dar o seu melhor e assumir o desafio de fazer acontecer, estudando ou trabalhando, por exemplo. Aos poucos, desenvolve-se cada vez mais essas virtudes e, com o tempo, você estará preparado para alçar voos maiores.

De-Herdeiro out. 2021 1

Espírito de levantar-se só

No estudo do budismo, aprendemos sobre a importância de levantar-se só com senso de justiça e comprometimento pela felicidade de si e de todas as pessoas. É fundamental agir com sabedoria e coragem no momento certo sem depender de ninguém. Isso não significa fazer as coisas de forma solitária ou irresponsável mas, sim, ter uma postura proativa de fazer o que for necessário e dar o primeiro passo.

Na história, as pessoas que realizaram grandes transformações na sociedade agiram de acordo com os valores que acreditavam e, assim, foram capazes de se reunir com outras que pensavam de forma semelhante e incentivá-las a se esforçar por um objetivo comum. Quem fica esperando ordens dos outros dificilmente consegue gerar esse tipo de mudança na própria vida, muito menos na sociedade.

A melhor forma de cultivar esse espírito de procura e levantar-se só é se desafiar para concretizar os objetivos e realizar a própria revolução humana, sempre com base na prática da fé e na firme recitação do Nam-myoho-renge-kyo. A Soka Gakkai é uma organização que dá várias oportunidades para exercitarmos isso, como a participação em grupos horizontais, nas atividades da DE, nas comissões organizadoras ou como líder na localidade.

Na série Construindo um Futuro Brilhante Baseado no Juramento, nosso mestre Daisaku Ikeda incentiva: 

O espírito da Soka Gakkai é o da automotivação — o espírito de agir por iniciativa própria e não por ordem de alguém. A motivação interior é a chave para o sucesso em todos os empreendimentos, desde se dedicar aos estudos até recitar gongyo e daimoku. Desta forma, ao perseverar com afinco, irá manifestar um revigorante senso de realização e satisfação.

Uma pessoa de forte fé e que tem coragem para entrar em ação, sem sombra de dúvida, será bem-sucedida e reconhecida aonde quer que esteja. Será capaz de construir a carreira que quiser e poderá contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade justa para todos.

undefined

Nichiren Daishonin é um ótimo exemplo de alguém que se levantou por um nobre objetivo. Sua forte decisão o levou a compreender a recitação do Nam-myoho-renge-kyo como o caminho mais rápido para atingir o estado de buda. A partir disso, ele iniciou, por contra própria, a jornada para propagar seus ensinamentos.

Ao longo do caminho, ele sofreu várias perseguições e, mesmo assim, continuou incentivando as pessoas e deixando registros importantes que estudamos até hoje (nós os chamamos de Gosho). No escrito Abertura dos Olhos, por exemplo, Nichiren Daishonin determinou: “Eu serei o pilar do Japão. Eu serei os olhos do Japão. Eu serei a grande nau do Japão. Este é o meu juramento e jamais renunciarei a ele!” (CEND, v. I, p. 293).

Compartilhar nas