marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Especial

A Teoria da Evolução Natural

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/02/2003

A Teoria da Evolução Natural
A Teoria da Evolução Natural das Espécies é considerada como uma das mais importantes de toda a biologia e verdadeiramente revolucionou a maneira como se imaginava que tenha surgido a espécie humana, opondo-se até mesmo a dogmas religiosos, o que lhe causou ferozes críticas.

Foi inicialmente elaborada por Charles Darwin (1809—1882), que procedeu a diversas observações e recolheu material variado durante sua viagem com o navio Beagle. Darwin propunha uma compreensão dinâmica das espécies vivas atribuindo-lhes uma evolução segundo um processo de seleção natural, uma visão da natureza totalmente oposta à idéia determinista da criação da espécie humana.

As idéias iniciais de Darwin sofreram diversas modificações, mas seu impacto na sociedade vitoriana da época foi tão forte que até hoje são combatidas por diversos setores mais ortodoxos.

A Renascença

Na Idade Média ou Idade das Trevas (do século V ao XV), o espírito e a liberdade de expressão das pessoas foram oprimidos pelas autoridades clericais. Até que o desenvolvimento do comércio na Europa levou agitação às cidades e propiciou o florescimento da cultura, das artes e das ciências, dando surgimento ao Renascimento.

Esse movimento surgiu na Itália e foi incorporado, com certo atraso, pelos outros países, sendo marcado pelo retorno da cultura aos padrões greco-romanos (equilíbrio, harmonia e universalismo); pelo antropocentrismo (o homem como o centro do Universo) e pelo hedonismo (a filosofia do prazer individual e imediato); e reação ao teocentrismo (Deus como o centro do Universo).

Entre os artistas desse período estão Leonardo da Vinci, Miquelângelo, Boticelli, Petrarca, Dante Alighieri, Giovanni Boccaccio, William Shakespeare, Luiz Vaz de Camões, Miguel de Cervantes e Michel de Montaigne.

A Revolução Francesa

A Revolução Francesa (1789) é considerada um dos mais importantes eventos da história contemporânea. Inspirada pelas idéias iluministas, e tendo como lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, influenciou o mundo inteiro, suplantando o sistema monárquico e fazendo prevalecer a ideologia burguesa.

Entre suas causas determinantes está a incapacidade das classes dominantes (nobreza, clero e burguesia) de enfrentar os problemas do Estado, a indecisão da monarquia, o excesso de impostos que pesavam sobre os camponeses, o empobrecimento dos trabalhadores, a agitação intelectual estimulada pelo “Século das Luzes” e o exemplo da independência das colônias britânicas na América, que formaram os Estados Unidos.

Revolução Industrial

A expressão “Revolução Industrial” foi difundida a partir de 1845, por Engels, um dos fundadores do socialismo científico, para designar o conjunto de transformações técnicas e econômicas que caracterizam a substituição de energia física pela energia mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica no processo de produção capitalista. Historicamente, esse processo teve início na Inglaterra do século XIX. Entre os diversos fatores que se encontram na origem do processo de industrialização, três merecem destaque especial: A Revolução Comercial, a acumulação primitiva de capital e o aparecimento das máquinas.

Outro fator importante da Revolução Industrial foi o aparecimento das máquinas a vapor, do tear mecânico e das máquinas de fiar, que revolucionara, no século XVIII, as técnicas de produção industrial. A partir de então ocorreu o surgimento da industria fabril.

Revolução tecnológica

Nunca antes a humanidade passou por transformações tecnológicas tão rapidas e profundas quanto no século XX. Em menos de um século, o homem aprendeu a voar e chegou à Lua. Também em poucas décadas, os exércitos passaram do combate corpo a corpo ao combate teleguiado, feito por armamentos modernos e inteligentes. A comunicação também passou do precário estágio do telégrafo para a rapidez das comunicações pela Internet.

Essa verdadeira revolução tecnológica também ocasionou profundas transformações sociais, mudando costumes e extinguindo antigas tradições. Por exemplo, diminui sensivelmente o envio de cartas pelo correio ao passo que aumenta consideravelmente a comunicação por e-mails, sem mencionar profissões outrora importantes, mas hoje desnecessárias, como a do datilógrafo.

Numa época em que as antigas fronteiras já não mais existem e o homem procura por novas, parece claro que as mudanças tecnológicas por si só não garantem uma sociedade mais justa e equânime, sendo imprescindível também, além da revolução tecnológica, uma completa transformação do interior das pessoas.

Compartilhar nas