marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Outros

Segurança Pessoal - Previna-se

(PARTE 2)

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/09/2005

Segurança Pessoal - Previna-se

PARA EVITAR ASSALTOS A RESIDÊNCIAS

1) Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos minutos. Os assaltantes valemse desses descuidos.

2) Procure proteger as janelas e basculantes com grades sólidas, preferencialmente instaladas no lado interno.

3) Os arrombamentos são mais freqüentes pelos fundos da casa. Portanto, proteja as dependências dos fundos mais rigorosamente, mantendo sempre bem trancadas, principalmente à noite ou quando se ausentar.

4) Pela manhã, ao acordar, fique atento à presença de estranhos no quintal.

5) Procure isolar seu dormitório e de seus familiares.

6) Não confie a empregados todas as chaves da casa, mas somente as necessárias para seu ingresso nas dependências da cozinha e anexos.

7) Procure manter isolado o acesso do sótão da casa, llocalizando-o de preferência no banheiro ou em outra dependência que possa ficar trancada por fora no período noturno ou durante sua ausência.

8) Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou saída. Os roubos a residências têm grande incidência nos horários das 7 às 9 horas ou das 18 às 20 horas.

9) Não permita que pessoas estranhas entrem em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários de companhias de telefone, de energia elétrica e outros devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, confirmadas por telefone. Sempre que possível, alerte os familiares ou o vizinho mais próximo quando permitir a entrada de um deles em seu lar.

10) Evite guardar grandes valores em sua casa. Se preferir usar cofres de segurança, guarde sigilo quanto a sua existência e localização. Se possível, instale mais de um, deixando um deles fora de seus aposentos particulares.

11) Coloque cães adestrados no lado externo da casa. Cachorros de estimação ou de pequeno porte devem ficar dentro de casa, principalmente na área dos fundos, onde poderão dar alarme no caso de tentativa de arrombamento.

12) Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Se residirem fora do emprego, faça uma verificação de endereço antes de empregá- los. Em caso de dúvida, consulte a Polícia Civil.

13) Não confie armas de fogo a vigias inexperientes e que não tenham comprovado estarem aptos a seu manejo correto e eficiente. Os guardas desavisados e simplórios são presas fáceis dos mal-intencionados que, no primeiro ato, apossam-se de suas armas.

14) Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da polícia. Saiba onde se localiza a delegacia mais próxima de seu bairro. Instrua seus familiares e empregados como proceder em caso de perigo iminente ou de simples observação de suspeitos nas imediações.

15) Quando estiver só em casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas (presentes, flores, malas diretas etc.), não abra a porta e peça para que volte em outro horário. Se decidir atender, avise pelo telefone um vizinho e peça que ele fique observando o que acontecerá. Havendo outras pessoas na casa, uma delas, devidamente resguardada, deve permanecer alerta vigiando o atendimento.

16) Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do interior. Evite obras de arte, decorações de jardim ou outros que dificultem sua própria observação e também a de seus vizinhos das áreas de acesso.

17) Se por ventura instalar alarmes sonoros ou luminosos, deverá testá-los periodicamente para sua maior segurança e também para que seus vizinhos, devidamente avisados, reconheçam-nos com facilidade e possam ajudar em caso de perigo.

18) Os exaustores e aparelhos de ar-condicionado devem ser solidamente presos à base de sustentação que, por sua vez, deve ser cravada em armação de concreto que circunde o orifício feito para sua instalação.

19) Use todos os meios para dificultar a entrada de invasores, desde a simples colocação de trincos e travas de segurança nas portas e janelas, até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis. Improvise suas defesas conforme a necessidade, a saber:

a- Colocação de obstáculos internos que impeçam a abertura de portas, quando se ausentar.

b- Distribua aparatos que façam barulho quando as portas e janelas forem forçadas.

c- Em janelas e portas que deslizam sobre trilhos, coloque peças de madeira que impeçam seu deslizamento.

d- Para manter vidraças fechadas, faça um furo no ponto em que as partes se superpõem e introduza um prego ou parafuso resistente.

e- Trave os basculantes (janelas e vitrôs) mantendo a manopla presa à haste de acionamento por um cadeado ou mesmo com um arame grosso, apertado com alicate.

20) Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo.

21) Apesar desses cuidados, se vier a se defrontar com delinqüentes, antes de tudo procure manter-se calmo. Não tente dialogar ou discutir com eles. Não os encare diretamente, mas procure memorizar suas características pessoais, maneirismos e trajes. Sobretudo, não reaja. Sua vida não tem preço.

PARA EVITAR ASSALTOS A PRÉDIOS

1) As normas de segurança a serem adotadas devem ser decididas em assembléia de condôminos, com ampla difusão para todos os moradores do prédio, sob pena de perderem a eficiência.

2) O acesso de estranhos, sempre que possível, deverá ser restrito a um horário pré-fixado e será precedido das cautelas disponíveis.

3) O pessoal de zeladoria, principalmente aqueles que desempenham funções na portaria do prédio, devem ser alertados para os diferentes meios usados pelos assaltantes e estar capacitados para tomar providências urgentes quando necessário.

4) As entradas sociais, de serviços e garagem devem ser suficientemente iluminadas, evitando-se o uso de obras de arte, de decoração e de jardinagem que obstruam a ampla visão do local à distância.

5) Os acessos aos apartamentos, igualmente, devem ser dotados de boa iluminação, controlada do interior da residência. As portas devem ser sólidas e guarnecidas de postigos (olhos mágicos) ou outros dispositivos que permitam a observação do vestíbulo.

6) O interfone é de grande valia para que, em caso de emergência, o morador comunique a presença de suspeitos ou de indivíduos indesejáveis em seu hall de entrada.

7) Havendo outros prédios vizinhos ou próximos, por consenso de seus moradores, poderá ser instalada uma ligação pelo interfone de suas portarias ou zeladoria, ou mesmo de um simples alarme sonoro ou luminoso, que funcionará como pedido de auxílio nos momentos de perigo.

8) O mesmo alarme poderá ser instalado em casa vizinha, estabelecimento comercial ou simplesmente em local externo, à vista dos moradores das imediações, com divulgação da instalação desse recurso.

9) A seleção de funcionários deve ser rigorosa, com pesquisa da vida pregressa dos candidatos e criteriosa verificação das fontes de referência. De preferência deve ser mantida a máxima discrição quanto aos valores guardados na casa, existência de cofres etc.

10) As chaves que forem confiadas a funcionários não devem abranger todas as portas do apartamento, permitindo-se o isolamento de algumas dependências privadas, principalmente à noite. Os empregados podem ser atacados e forçados a abrir as portas de que possua as chaves, surpreendendo os demais moradores.

11) A entrega de encomendas que não tenha sido solicitada deve ser recusada, ainda que o portador se apresente na companhia de empregados do condomínio.

12) Quando estiver aguardando entrega em domicílio, instrua a portaria para receber as encomendas, evitando a presença de estranhos em seu apartamento. Quando recepcionar pessoas que não conheça, faça-o nas áreas de uso comum do edifício, à vista dos funcionários da portaria.

13) Ao chegar ou sair, esteja alerta para a presença de estranhos nas imediações de seu prédio. Qualquer suspeita deverá ser comunicada imediatamente à polícia, que saberá analisar a informação e tomar as providências cabíveis.

14) Se for surpreendido por assaltantes, procure manter a calma. Não encare seus atacantes diretamente nem discuta com eles. Havendo oportunidade, diga que não guarda valores em casa, por exigência do seguro, e que está aguardando visitas.

15) Procure ter à mão a localização e os telefones da delegacia de polícia de seu bairro.

Compartilhar nas