marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Riqueza Brasileira

Recife

A “Veneza brasileira”

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/12/2005

Recife
Situada na foz dos rios Capibaribe e Beberibe, Recife é conhecida como a “Veneza brasileira”, devido aos inúmeros canais e pontes que cortam a cidade, diferenciando-a das demais capitais do País. Suas 39 pontes — só no centro — cruzam mais de 50 canais e vários rios, como os famosos Capibaribe, Beberibe e Jaboatão.

A cidade deve seu nome à muralha natural de pedras de coral e arenito, os arrecifes, que protegem todo o seu litoral contra o ímpeto das ondas. Essa muralha forma um porto natural utilizado desde o início da colonização portuguesa para exportação do açúcar dos engenhos.

Aliás, a produção açucareira transformou Pernambuco em um dos mais importantes centros exportadores do período colonial do mundo. A riqueza gerada pela cana-de-açúcar atraiu estrangeiros e, de 1630 a 1654, o estado foi dominado pela Holanda. Sob o governo do conde Maurício de Nassau, Recife passou por grandes transformações. Um plano urbanístico foi elaborado para a cidade. Palácios, pontes, jardins e até um observatório astronômico foram construídos. Após a volta de Nassau à Holanda, os pernambucanos assumiram a luta em defesa de suas terras e de sua autonomia.

No século XIX, engajados nas lutas pela independência e na construção do estado brasileiro, os pernambucanos insurgem-se contra o empobrecimento econômico e subordinação política da região.

Em 1825, Recife passou à condição de capital da província e não parou mais de crescer. Atualmente possui uma ótima infra-estrutura e muitas opções de lazer, como cinemas, teatros, museus e centros culturais, além da sua orla marítima de dez quilômetros de areias brancas, arrecifes e coqueirais, que começa pela badalada Praia de Boa Viagem, onde encontra-se a maior concentração de hotéis e bares da cidade.

Cidade em que o tradicional e o moderno convivem em harmonia, é a terra do maior Carnaval de rua do mundo. Sua fama festeira teve início nos tempos em que Nassau trouxe uma fábrica de cerveja desmontada para o Brasil e organizou farras memoráveis. Hoje, Recife é conhecida nacional e internacionalmente como berço de grandes talentos da música, literatura e artes plásticas. Considerada um dos mais importantes pólos culturais do país, a alegria de seu povo contagia o mundo inteiro com ritmos e danças nascidos de manifestações populares, como o maracatu, a ciranda, os caboclinhos, o coco de roda e o frevo.

Compartilhar nas