Riqueza Brasileira
TC
Goiânia
“Flor da Modernidade”
01/07/2006
Em 2005 foi considerada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a segunda melhor cidade do Brasil em qualidade de vida. Seu urbanismo é marcado por centenas de canteiros floridos, ruas arborizadas, limpas e iluminadas.
Sua história começa no final do século XVI, quando a região Centro-Oeste passou a ser notícia, com a descoberta de ouro pelos bandeirantes que adentravam o sertão desconhecido. Durante o século XVII, importantes expedições exploraram o território e vários povoados surgiram em função da mineração.
Em 1824, o território foi desmembrado de São Paulo, dando origem à província de Goiás. A primeira capital goiana — Vila Boa, hoje denominada Cidade de Goiás — tinha sido escolhida quando a província era aurífera. Posteriormente, ficou demonstrado que a criação do gado e a agricultura passaram a ser fatores preponderantes no desenvolvimento. A idéia da mudança da capital do Estado surgiu da necessidade de localizá-la de acordo com os interesses econômicos goianos.
Em 24 de outubro de 1933, Pedro Ludovico Teixeira, nomeado interventor federal, assumiu a missão endossada pelo presidente Getúlio Vargas de criar a nova capital.
Símbolo da modernidade e de novos tempos, a construção de Goiânia estava relacionada com a política nacional da Marcha para o Oeste no governo de Vargas, com o intuito de civilizar o sertão. A nova capital e o mundo de oportunidades que se desvendava na nova fronteira deram a Goiás o impulso que necessitava para romper o marasmo rural de séculos.
O Art Déco inspirou os primeiros prédios de Goiânia, que surgiu na década de 1930 da necessidade de uma nova sede administrativa para o Estado de Goiás.
Projetada por Atílio Correia Lima, seu acervo arquitetônico Art Déco construído nas décadas de 1940 e 1950 é considerado um dos mais significativos do Brasil e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Com 72 anos, Goiânia é considerada a cidade mais limpa do Brasil. Elegante, encanta a todos com suas belas praças, bosques e jardins.
Compartilhar nas