marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
De olho no Bloco Monarca

2010 - Ano da Consolidação do Bloco Monarca

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/01/2010

2010 - Ano da Consolidação do Bloco Monarca
O “Ano da Vitória Total Soka e do Dinâmico Avanço dos Jovens” inicia-se repleto de expectativa para todas as organizações da SGI.

Para a BSGI, 2010 é ainda mais especial. Em outubro, serão celebrados os 50 anos de fundação da Organização e do movimento do Kossen-rufu, iniciado com a primeira visita do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, ao Brasil.

Vários objetivos foram lançados para este ano, sendo o principal deles a consolidação do “Bloco Monarca”. A origem deste objetivo está no poema “Brasil, Seja Monarca do Mundo!”, de autoria do presidente Ikeda.

Desde que foi publicado no jornal Brasil Seikyo, em agosto de 2001, os membros utilizam o poema como direcionamento para a vitória.

É com esse empenho e seriedade que os integrantes do Bloco Água Branca, RM Centro, CCSP, têm atuado. A TC acompanhou uma reunião desse Bloco e percebeu quanto é importante ter metas claras desde o início do ano.

Com base num minucioso plano, elaborado no fim de 2008, o Bloco percorreu 2009, conquistando diversas vitórias. Uma das estratégias que tem dado certo é a utilização dos impressos da Editora Brasil Seikyo nas reuniões do Bloco. “Dessa forma, estimulamos a assinatura e a leitura dos impressos”, conta a responsável pela DF do Bloco, Lucíola D’Amore Bastos. Ao seu lado, Marcelo Farias (DS), Geneti Brekesi (conselheira da DF) e Mariana Pimentel Modesto Fabiano (DFJ), lideram o Bloco Água Branca.

Para a responsável pela DF, quando os líderes assumem a condição de “monarca”, o bloco se torna “monarca” naturalmente. “Com união e determinação é possível mudar a realidade da Organização.”

Os responsáveis relatam que o principal desafio é aumentar a juventude no Bloco, pois não há muitos membros da DJ. Mas, “aumentar a juventude” é apenas na quantia de membros da DJ. Isso porque os membros da “terceira idade” que ali participam, esbanjam disposição e energia para se empenhar em prol do Kossen-rufu.

Exemplo dessa disposição é Letícia D’Amore Bastos. “Ela é a ‘supermãe’ do Bloco Água Branca”, relata Lucíola. Aos 67 anos, Dona Letícia, como é chamada pelos membros, ajuda na confecção de convites, lembrancinhas e está sempre apoiando a filha, Lucíola.

Hoje, Dona Letícia atua como conselheira da Comunidade Marechal Deodoro. “Pratico o Budismo Nitiren há 28 anos, e estou muito feliz”, conta. Quando Dona Letícia relata suas experiências, Geneti Brekesi, que pratica há quarenta anos, diz: “Pena que não comecei a praticar o budismo antes”.

Com tantas veteranas e trajetórias maravilhosas, os jovens do Bloco têm muito a ganhar. E isso é percebido quando Mariana lê sua decisão. Expectativa. Silêncio. E um suspiro: “Ah, estou nervosa!”, diz a garota de 15 anos. O nervosismo se dissipa com as palavras carinhosas dos demais membros.

Por fim, Mariana lê as palavras que preparou. O texto, escrito de próprio punho, revela o sincero desejo da jovem de corresponder às expectativas do presidente Ikeda.

Ela participou da Convenção Cultural dos Jovens Monarcas da Nova Era, em 3 de maio de 2009. Seu atual desafio é concretizar o Chakubuku e cumprir o juramento feito ao mestre.

E por falar em mestre, o tema do diálogo foi a unicidade de mestre e discípulo. Em mais de meia hora de conversa, os membros expõem seus sentimentos e decisões sobre esta relação tão nobre e tão gratificante.

Um dos integrantes do Bloco diz: “A relação de mestre e discípulo é respeito e carinho pelos sonhos do mestre”. Todos concordam e determinam que até março de 2010 o Bloco Água Branca conquistará as condições necessárias para se tornar “monarca”, com base na sincera recitação do Nam-myoho-rengue-kyo e na unicidade de mestre e discípulo.

O Bloco Água Branca decide

Por Mariana Pimentel Modesto Fabiano

Se é para vencer, então é preciso determinação, oração, esforço e criatividade. Realizarei o Kossen-rufu do meu bloco, da minha localidade, demonstrando uma magnífica vitória por meio de minhas orações e ações.

Compartilhar nas