Ensaio
TC
Vitória Total e Dinâmico Avanço
01/01/2010
Em julho de 2001, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, dedicou o poema “Brasil, Seja Monarca do Mundo!” aos membros da BSGI. Com versos desse poema, manifesto meus votos de um ano repleto de saúde, felicidade e vitórias para todos os leitores da TC. Feliz ano novo!
O “Ano da Vitória Total Soka e do Dinâmico Avanço dos Jovens” assinala o 50º aniversário da posse do presidente Ikeda, o 50º aniversário de fundação da BSGI, o 80º aniversário da Soka Gakkai e o 35º aniversário da SGI.
De fato, são muitas comemorações. Mas, na prática, comprovar a “vitória total e o dinâmico avanço” é consolidar o projeto “Brasil Monarca do Mundo” por meio da concretização do “Bloco Monarca”. É emocionante observar o empenho de membros e líderes da BSGI para propagar o budismo e incentivar as pessoas, cultivando, assim, verdadeiros laços de amizade.
Visando ao “Bloco Monarca” e à concretização do Chakubuku, os integrantes da DJ devem se levantar e protagonizar inúmeras ações. Se cada um cumprir o juramento feito no “3 de Maio”, por exemplo, consolidaremos o espírito da unicidade de mestre e discípulo na nossa vida, cientes de que a vitória do discípulo é a vitória do mestre.
Também é necessário nos desenvolver diariamente. Dessa forma, corresponderemos à diretriz: “Eu sou Monarca do Mundo!”
Para nos tornarmos “pessoas monarcas”, vamos atuar de forma séria e efetiva no bloco. Por meio do diálogo franco e sincero com nossos familiares, amigos e convidados, concretizaremos o Chakubuku.
Para isto, a dedicação e o esforço nas visitas serão fundamentais a fim de fortalecer e encorajar os membros e convidados. Ao mesmo tempo, vamos priorizar a Reunião de Palestra e promover várias ações na base, aproveitando, ao máximo, o “Dia do Bloco”.
Vale ressaltar que um fator decisivo para o sucesso dessa empreitada são os quatro pontos fundamentais para a vitória (oração, ação, união harmoniosa e unicidade de mestre e discípulo). Com esses quatro itens postos em prática, venceremos em todos os empreendimentos.
Na 32ª Reunião Nacional de Dirigentes realizada em setembro de 2009, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, manifestou: “Nós estamos apenas começando. A verdadeira prova ainda está a nossa frente. Vamos continuar a solidificar ainda mais as bases de nossa organização tanto no Japão como no mundo, conduzidos por cuidadoso diálogo e deliberação, para assim expandirmos por todo o globo nosso movimento em prol da paz, da cultura e da educação com base nos ideais budistas e garantir o eterno desenvolvimento do Kossen-rufu por todo o futuro”.1
Ao refletir sobre essas considerações, brota em meu coração, profunda gratidão ao presidente Ikeda. Reflito também sobre o papel de cada um nesta época ímpar. Cabe a nós, integrantes da DJ, presentearmos o mestre com a concretização do “Meu Bloco Monarca” e do “Meu Chakubuku”, visualizando o ano de 2030 — centenário de fundação da Soka Gakkai.
Compartilhar nas