marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Especial

“Vim reportar minha nomeação”

O presidente Ikeda vivia os preparativos finais para a viagem ao exterior quando visitou a terra natal de seu Mestre: a Vila Atsuta. Com membros e familiares de Toda, ele traça os planos para a grande viagem do Kossen-rufu Mundial

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/10/2010

“Vim reportar minha nomeação”
Cerca de um mês antes da viagem para o mundo, o presidente Ikeda partiu para a Vila Atsuta às 7h30 do dia 27 de agosto. Como a estrada da Vila ainda não estava pavimentada, o Mestre atravessou o rio de barca. “Que saudade!”, disse como se lembrasse de sua primeira estada ali ao lado do presidente Toda seis anos antes.

Quase chegando à Hospedaria Toda, o presidente Ikeda avistou a casa onde seu Mestre passara a infância. “Vi Sensei abaixar a cabeça respeitosamente em sinal de reverência”, diz Yoriyoshi Sato, que acompanhou-o durante esta viagem. E continua: “Na Hospedaria, entrou no quarto onde seu Mestre havia se hospedado e repetiu o mesmo ato de reverência. Ikeda Sensei cuidou dos parentes do presidente Toda, desejando que ‘todos se tornassem felizes’. Disse-me que incentivasse dedicadamente os familiares de seu Mestre. Desde a época de secretário, Ikeda Sensei convidava os parentes do segundo presidente para as atividades e para jantar, quando vinha a Sapporo. Fico emocionado ao pensar que ele como discípulo se dedica tanto em demonstrar a gratidão ao Mestre”.

Ele chegou à Hospedaria Toda por volta do meio dia. A sra. Chizuko Yamaura acompanhou o presidente Ikeda. “Ele cumprimentou atenciosamente os parentes do Toda Sensei e o chefe da Vila dizendo: ‘Meu nome é Daisaku Ikeda e fui empossado como terceiro presidente da Soka Gakkai como discípulo de Toda. Vim hoje especialmente para comunicar a minha posse à terra natal do meu venerado Mestre’. Cada gesto, cada ação do Ikeda Sensei me emocionava. Aprendi que um discípulo deve retribuir a gratidão ao Mestre com esta sinceridade e dedicação”.

No mesmo dia, foi realizada uma reunião de incentivos no salão da Hospedaria. Na atividade, ele disse: “A localidade de Atsuta é também a minha terra natal. Virei muitas vezes a estas terras e seguirei protegendo os senhores”. Os participantes ficaram profundamente emocionados com tal consideração. O presidente Ikeda ainda avisou a todos da partida dele para a viagem do Kossen-rufu Mundial.

Um dos moradores da Vila concluiu que o presidente Ikeda foi à Atsuta, local em que jurou ao seu Mestre concretizar o Kossen-rufu Mundial, com o sentimento de levar o presidente Toda em sua viagem.

Ainda durante a reunião de orientação, o presidente Ikeda dialogou com alguns membros. A sra. Toshi Fujimoto conta: “Ikeda Sensei perguntou a mim e ao meu marido em que trabalhávamos. Ao responder-lhe que tínhamos um pequeno comércio, disse que nos visitaria um dia”. Toshi ficou feliz, mas acabou esquecendo as palavras do Mestre.

Passados dezessete anos, mais precisamente na tarde de 1o de outubro de 1977, um elegante cavalheiro de terno listrado entrou sozinho na pequena loja. Então, ela pensou: “Que pessoa parecida com Sensei”. Ela aguardava que ele fizesse o pedido, quando o marido apareceu gritando: “Sensei!” Foi então que a sra. Toshi descobriu: “Era mesmo o presidente Ikeda. Fiquei envergonhada e feliz ao mesmo tempo. Ele se lembrava de uma promessa que o meu marido e eu havíamos esquecido”. Ela acredita que a luta do presidente Ikeda se baseia na ligação com as pessoas do mundo inteiro por meio dessas ações de sinceridade e compromisso. “Na prática, o Kossen-rufu começa com a pessoa que está bem diante de você”, diz.

Compartilhar nas