marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

Jovens! Sejam "embaixadores Soka" de poderes absolutos!

Traduzido do editorial do Dr. Daisaku Ikeda, presidente da SGI, publicado na revista Daibyakurengue, edição de outubro de 2012

download do ícone
ícone de compartilhamento

13/10/2012

Jovens! Sejam "embaixadores Soka" de poderes absolutos!
Vocês, jovens, são heróis,

São o orgulho Soka que,

Determinados,

Lutam pelo Kossen-rufu.

Sempre falei de todo o coração e de maneira determinada com quem me encontrei pelo caminho da vida. / Os caminhos surgem naturalmente onde juntos andamos.1 Estes são versos da famosa ativista social ucraniana Lesya Ukrainka (1871–1913).

Vamos viver desbravando um caminho cheio de esperança, expressando-nos com satisfação, fazendo amizades com alegria e aumentando o rol de amigos que partilham nossas aspirações. Nitiren Daishonin declara: “O que mais desejo é conduzir o soberano, que me causa injúrias, ao verdadeiro caminho” (Gosho Zenshu, p. 509). A condição de vida de Daishonin era tão elevada e abrangente que ele desejava conduzir à iluminação até mesmo as pessoas poderosas e autoritárias que lhe perseguiam.

Durante o exílio na Ilha de Sado com inimigos que ameaçavam sua vida como um redemoinho, Daishonin foi conquistando novos discípulos um a um — como Abutsu-bo e sua esposa Senniti-ama e o casal Kou Nyudou — e estabeleceu com eles laços de mestre e discípulo que transcendem a vida e a morte.

No Registro dos Ensinos Orais (Ongui Kuden), Nitiren Daishonin afirma: “Agora, na era dos Últimos Dias da Lei, Nitiren e seus seguidores são bons mestre e discípulos” (OTT, p. 18).

Nós, da SGI, somos Bodhisattvas da Terra diretamente ligados a Daishonin, e surgimos nesta época manchada pelas cinco impurezas2 para conduzir as pessoas ao caminho da felicidade.

No Sutra de Lótus, os Bodhisattvas da Terra surgem diante do Buda, liderando, cada um deles, uma comitiva igual às areias de sessenta mil Rios Ganges (LSOC, cap. 15, p. 252-253). Referindo-se a essa passagem, Toda Sensei nos incentivou dizendo: “Não há dúvida de que nós também trouxemos ao mundo, quando nascemos, um vasto número de ligações de vida com muitos companheiros (Kenzoku). Tente orar e agir pelo Kossen-rufu com essa convicção todos os dias. Certamente esses companheiros vão aparecer e da mesma forma lutarão pelo Kossen-rufu. A coragem é a chave para a vitória!”

Nascemos neste mundo para realizar a ampla propagação da Lei Mística, o Chakubuku. Quanto mais reunirmos nossa coragem e falarmos com as pessoas sobre a prática budista e as ações da SGI, mais convocaremos os companheiros, Bodhisattvas da Terra, que batalharão conosco por nossa nobre causa. Mesmo aqueles que hoje não aceitam ou são indiferentes ao nosso movimento, por meio de nossos esforços, criarão um laço com o Budismo Nitiren, e no futuro certamente integrarão nosso círculo de companheiros e aliados.

Toda Sensei também orientou calmamente: “Por vivermos num mundo de impurezas como o nosso, haverá momentos em que sentiremos dificuldade de difundir nossa mensagem, mas justamente por esse motivo os benefícios que se acumulam por esses esforços serão ainda maiores. Se tocarmos o coração das pes­soas e as abraçarmos com base no espírito da fé de que, pessoalmente, representamos a SGI, então, até mesmo aqueles com quem tivemos grande dificuldade de lidar serão surpreendentemente transformados em nossos aliados e apoiadores”.

Nossos veteranos beneméritos dos grupos Taho (Muitos Tesouros), Hoju (Tesouros da Longevidade) e Kinbo (Tesouro de Brocado) sempre lutaram vestindo a “armadura da resistência” (WND, v. 1, p. 392) e foram muito bem-sucedidos nessa empreitada.

Há uma integrante da Divisão Feminina de Amagasaki, na província de Hyogo, que se tornou membro da Soka Gakkai quando ainda era jovem (em 1955). Durante a Segunda Guerra Mundial, ela enfrentou muitas dificuldades depois que perdeu seu pai, vítima de uma doença. Mais tarde, tornou-se membro da primeira turma do Kayo Kai de Kansai. Por ter recebido esse treinamento do grupo, reforçou sua convicção de que o caminho para a paz está em realizar o Chakubuku, difundindo a filosofia do Budismo Nitiren e, assim, sempre se dedicou ativamente nas atividades da Soka Gakkai. Mais recentemente, superou a dor da morte de seu amado filho, já crescido. E, quando um devastador terremoto atingiu Kobe e região, em 1995, sem hesitar, ela saiu para visitar e apoiar os companheiros afetados pelo desastre.

“Na Soka Gakkai, aprendi que temos a missão de transformar a sociedade, o que mudou minha vida em 180 graus. Quero compartilhar a grandeza da Lei Mística com tantas quantas pessoas eu puder. Ninguém poderá frear meu desejo de fazer isso”, diz ela com um sorriso, continuando a iluminar a vida de todos como uma “embaixadora Soka”.

As Divisões Masculina e Feminina de Jovens sucederam esse “coração” das grandiosas mães de Kansai de contínuas vitórias.

Promover a compreensão do Budismo ou o “estabelecimento do verdadeiro ensinamento para a paz da nação” não se encontra em algum lugar distante. Sua propagação começa por meio do nosso comportamento quando nos levantamos para agir com consciência de nossa missão.

Em “Comentários sobre o Objeto de Devoção para a Observação da Mente”, Nitikan Shonin (1665–1726), conhecido como o grande restaurador do Budismo Nitiren, afirma: “Quando abraçamos a fé neste Gohonzon e recitamos o Nam-myoho-rengue-kyo, nossa vida se transforma imediatamente no objeto de devoção dos Três Mil Mundos numa Existência Momentânea da Vida. Ela se torna a própria vida de Nitiren Daishonin”. Em outras palavras, nossa vida como praticantes, dedicados ao Kossen-rufu, será preenchida a cada momento com sabedoria, coragem, boa sorte e benefícios, e será una com o Gohonzon (a Lei do Nam-myoho-rengue-kyo) e com Nitiren Daishonin (o eterno Buda).

Todos vocês, jovens, são “embaixadores Soka” de poderes absolutos! Solicito a todos que continuem a ajudar as pessoas a formar laços com o Budismo, abrindo, assim, o caminho de um vitorioso futuro.

Proclamem, pessoalmente,

a Lei Mística,

Porque esta é a grande missão

Da sua vida.

Soltem o brado de

Retumbante alegria

Por sua eterna vitória!

Compartilhar nas