Você Sabia?
TC
Qual é o significado de ”benefício” no Budismo Nitiren?
08/12/2012
Na filosofia budista, o “benefício” consiste na capacidade individual de produzir “valor” (já explicado na edição anterior), independentemente das circunstâncias. Ou seja, evidenciar a capacidade de realizar a própria revolução humana em meio à realidade atual e viver plena e satisfatoriamente são em si o benefício da prática budista.
De fato, é absolutamente natural que as pessoas se esforcem para desfrutar uma vida melhor (conquistar saúde e harmonia familiar, sucesso profissional etc.); deixar de lado esse ímpeto é o mesmo que estar morto.
O Budismo não rejeita completamente esse “lucro”, pois a prática budista está totalmente ligada à vida diária. Mas o “benefício” não se limita a esse tipo de vantagens visíveis e mensuráveis, e tem a ver essencialmente com a purificação e a transformação da própria vida.
O presidente Ikeda afirma: “No Registro dos Ensinos Orais, Nitiren Daishonin diz: ‘ku [de kudoku — benefício] significa extinguir o mal, e doku refere-se à virtude adquirida por realizar o bem’ (leia mais na p. 18). Somente quando nos empenhamos intrepidamente em vencer o mal e o negativismo em nós próprios e também nos outros é que o poder do bem inerente à Lei Mística emerge. Sem corajosos esforços nenhum benefício significativo pode ser evidenciado. Assim, para viver uma existência realmente grandiosa, é importante realizar o Chakubuku”.
O pacifista Dr. Norman Cousins (1915–1990), conhecido como “a consciência da América”, escreveu: “Ninguém precisa recear a morte. Precisamos apenas recear morrer sem reconhecer nossa maior força — a força de nossa livre vontade para dar a vida pelas pessoas. Se algo é revivido na vida de alguém por nossa causa, então nós nos aproximamos da imortalidade”.
Quando nos devotamos à felicidade dos outros e empreendemos a luta de um bodhisattva por nossa vontade, a imensa energia vital sem início e sem fim surge em nosso ser. A vida eterna do Buda nos permeia como uma onda crescente. E não há nada na vida que não possamos mudar radicalmente para melhor.
Ser capaz de recitar Daimoku, realizar Chakubuku e trabalhar pelo Kossen-rufu são em si é o maior dos benefícios, pois, dessa forma, pode-se transcender qualquer obstáculo ou dificuldade com tranquilidade e dignidade.
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