marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

Vamos abrir o caminho Soka coberto de flores de cerejeira!

Traduzido do editorial do Dr. Daisaku Ikeda, presidente da SGI, publicado na revista Daibyakurenge, edição de abril de 2015

download do ícone
ícone de compartilhamento

11/04/2015

Vamos abrir o caminho Soka coberto de flores de cerejeira!
Todas as manhãs, passos ecoam em meu coração: são os de nossos nobres heróis sem coroa, os entregadores do Seikyo Shimbun, fazendo seus percursos pelas ruas e travessas por todo o Japão. A cada passo estão se esforçando seriamente para entregar o nosso jornal, uma fonte diária de apoio e força para o avanço daquele dia de cada companheiro, acumulando e propagando ilimitados e imensuráveis tesouros do coração.

Em uma carta de encorajamento para uma seguidora chamada Nichinyo, Nichiren Daishonin escreve:

Há trilhas no céu por onde os pássaros voam, mas as pessoas não podem reconhecê-las. Há caminhos no mar pelos quais os peixes nadam, mas as pessoas não podem percebê-los (...). Da mesma forma, as pessoas comuns não podem ver que o capítulo “Torre de Tesouro” [do Sutra do Lótus] existe dentro do corpo de Nichinyo, mas Shakyamuni, Muitos Tesouros e os budas das dez direções o notam. (END, v. VI, p. 86)

Há um caminho pelo qual nossa vida segue e, embora ninguém mais possa enxergá-lo, Nichiren Daishonin o vê. É o caminho da prática budista para si e para os outros que faz com que a Torre de Tesouro brilhe em nossa vida e na das outras pessoas.

Neste conturbado mundo saha em que vivemos, há inúmeras influências negativas que podem nos desviar para caminhos de terrível sofrimento, como Daishonin diz, até estarmos nos “movendo da escuridão para escuridão” (WND, v. II, p. 838).

O ensinamento da Lei Mística permite que nos libertemos da espiral descendente dos maus caminhos e avancemos por um caminho onde sentimos a verdadeira alegria de viver, um caminho de radiante esperança. Este não é outro senão o caminho direto para atingir o estado de buda nesta existência. Este é também o caminho da verdadeira devoção filial, pelo qual podemos conduzir nossos pais à iluminação. E é a incomparável estrada que leva todas as pessoas a atingir um estado de suprema felicidade.

O caminho da realidade da vida é muitas vezes espinhoso e cheio de obstáculos. Às vezes pode parecer um longo túnel que não se pode enxergar a saída. Mas, como o antigo filósofo romano Sêneca disse: “É um caminho acidentado que leva para as alturas da grandeza”. Recitar Nam-myoho-renge-kyo é o motor que nos permite escalar corajosamente as mais íngremes e difíceis montanhas.

Há um casal de idosos que vive na península de Chita na região de Aichi, Japão, que são membros pioneiros desde os primeiros dias do nosso movimento. Com inabalável determinação, seguiram pelo caminho escolhido por eles, recusando-se a serem derrotados pelo destrutivo tufão Ise Bay (também conhecido como tufão Vera), em 1959, ou pela maldade e pelo preconceito de algumas pessoas em sua localidade. Junto com seus companheiros, perseveraram na fé, esforçando-se pelo kosen-rufu e promovendo diálogos budistas com aqueles ao redor para transformar positivamente sua querida terra natal. Eles são ativos até hoje e dizem: “Quando alguém nos criticava, isso só nos deixava mais determinados a vencer. Hoje, conseguimos cultivar um caminho de confiança e entendimento por ajudar muitas pessoas a criar um laço com o Budismo de Nichiren Daishonin. A Soka Gakkai é uma reunião de bodisatvas da terra, comprometidos em ajudar as pessoas. Sempre que nos encontramos com amigos, o caminho para uma conversa agradável prontamente se abre”.

Cada passo que damos pela causa do budismo, pela felicidade das pessoas e pelo bem-estar da sociedade, enquanto enfrentamos todos os tipos de problemas e desafios, se tornará uma eterna recordação dourada da nossa vida neste mundo. Ela brilhará como infinita esperança para a posteridade.

Meu mestre, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, disse certa vez: “Suponha que nosso caminho pela montanha esteja bloqueado por uma pedra enorme. Mas é vital para nós que a ultrapassemos. Despertar a coragem e fazer brotar a sabedoria naquele momento para chegar a uma solução demonstra a verdadeira profundidade da nossa fé”.

Nós nascemos neste mundo com o juramento de abrir o caminho do kosen-rufu, o grande caminho para a realização do ideal de Nichiren Daishonin de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”.

Convidando os amigos para que se unam a nós em prol do nosso nobre esforço, vamos avançar hoje novamente com energia e alegria pelo triunfante caminho Soka coberto de flores de cerejeira!

Avançando pelo caminho

Resplandescente do juramento

Como mestre e discípulo,

Vamos consagrar a vitória Soka

Como a exuberante florada das cerejeiras.

Compartilhar nas