marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Proposta de Paz

Proposta de Paz: Principais Ideias

Toda pessoa tem o direito de ser feliz, ninguém será deixado para trás O engajamento da sociedade civil no trabalho de cultivo e expansão da solidariedade entre cidadãos comuns que se comprometam a proteger o direito de todas as pessoas à felicidade e evitar sofrimentos desnecessários no mundo.

download do ícone
ícone de compartilhamento

14/05/2016

Proposta de Paz: Principais Ideias

Três áreas que pedem ação rápida

— Ajuda humanitária e proteção dos direitos humanos;

— Integridade ecológica e redução do risco de desastres; e

— Desarmamento e proibição das armas nucleares.

Coragem da aplicação

Todos falam da gravidade de um ato maldoso, mas, inexplicavelmente, ninguém se responsabiliza pela gravidade da omissão. E os males sociais fundamentais continuam sem solução.

Educação

A educação possibilita as pessoas a avaliar com precisão o impacto de suas ações e a promover uma mudança positiva para si e para aqueles à sua volta e cria coragem de perseverar na adversidade.

“Estimular o potencial criativo por meio da educação e da aprendizagem expande a base de solidariedade e prepara a solução de questões mundiais”

O diálogo motivado pela empatia

O poder de tocar e incentivar pessoas não está em afirmações estereotipadas ou dogmas, mas nas palavras que emergem da experiência de vida de uma pessoa e carregam a força da vivência desta realidade.

“Somente o conflito e a tensão não tornam o diálogo impossível. O que ergue barreiras entre nós é a disposição de permanecer ignorantes em relação aos outros. Por isso o diálogo é decisivo. Tudo começa com ele”

Reunião de palestra

A reunião de palestra é fundamental para as iniciativas da SGI de empoderamento pelo povo, para o povo e do povo; é a expressão do nosso sentido de missão dentro da sociedade.

“Hoje, nossas reuniões de palestra acontecem em todo o mundo. Pessoas (...), ultrapassando as diferenças de idade e gênero, posição social e circunstância, reúnem-se como membros de uma comunidade para ouvir a história única de vida de cada indivíduo (...)”

Ação altruísta

É a recusa em ignorar qualquer forma de sofrimento não relacionado conosco que faz a nossa humanidade resplandecer.

(...) Nos concentramos na dignidade inerente à vida de cada indivíduo. Assim buscamos inspirar no outro a confiança necessária para viver com esperança, iluminado por essa dignidade.

“O espírito budista de valorizar cada indivíduo é enriquecido pela convicção de que cada pessoa, independentemente de seu caminho de vida ou de sua condição atual, tem a capacidade de iluminar o local onde se encontra no momento”

Compartilhar nas