Artigos
TC
Entoem a canção do triunfo da felicidade no 65o aniversário da Divisão Feminina
11/06/2016
Nessa carta, Nichiren Daishonin escreve sobre a sua luta para propagar a Lei Mística desde que declarou pela primeira vez seu ensinamento (em 1253): “Eu, Nichiren, não fiz nada além de labutar exclusivamente para pôr os cinco ou sete ideogramas do Myoho-renge-kyo na boca de todos os seres vivos deste país, Japão. Ao fazer isso, tenho demonstrado a mesma compaixão de uma mãe quando se esforça para pôr o leite na boca de seu bebê” (WND, v. II, p. 931).
Como Daishonin indica, as ações dos bodisatvas da terra para propagar a Lei Mística podem se comparar à compaixão de uma mãe cuidando e alimentando uma vida.
A primeira coisa que Toda sensei fez depois de receber o Joju Gohonzon da Soka Gakkai (em maio de 1951) foi fundar a Divisão Feminina (em 10 de junho).
De fato, a porta de entrada para o “kosen-rufu por meio da propagação benevolente da grande Lei”, ao qual este Gohonzon é dedicado, foi aberta pela Divisão Feminina, que celebra o seu 65o aniversário em junho deste ano.
A força central da nossa rede solidária de pessoas comuns é o espírito das integrantes da Divisão Feminina, as mães do kosen-rufu, que se dedicam para fazer a própria vida e a dos demais brilhar com suprema dignidade. É por isso que o nosso movimento é tão forte, radiante e afetuoso.
A vida das nossas integrantes da Divisão Feminina é bastante ocupada. Muitas têm de conciliar o trabalho com as tarefas de casa, criar os filhos e cuidar da saúde delas e de seus familiares, enquanto, às vezes, ainda cuidam de um ente querido que esteja doente ou idoso. Embora enfrentem novos desafios impostos pela sociedade atual, como a baixa natalidade e o envelhecimento da população, continuam a se dedicar com entusiasmo nas atividades da Soka Gakkai. Como isso é extraordinário!
Herdando a força e o otimismo demonstrados por suas antecessoras no início do nosso movimento, os membros da Divisão Feminina da nova era do kosen-rufu mundial estão cultivando belas flores de confiança e amizade para florescer em seus bairros e localidades numa escala sem precedentes.
Ainda que isso possa acarretar grande quantidade de trabalho árduo, elas devem ter plena certeza de que, a cada dia que se empenham em prol do kosen-rufu, estão acumulando benefícios que superam “cem anos de prática na Terra da Perfeita Felicidade” (CEND, v. I, p. 770).
Nas palavras enviadas a uma discípula [a monja leiga Myoho] consta uma poderosa metáfora que diz: “Uma pessoa que tropeça e cai no chão ergue-se do chão e se levanta de novo” (WND, v. I, p. 882).
No curso da longa jornada da vida, pode haver momentos em que tropeçamos e caíamos. Mas isso não significa que está tudo acabado. Precisamos apenas nos levantar novamente. A fé na Lei Mística é a fonte da esperança que nos permite fazê-lo. As mulheres Soka são essa indomável esperança.
Daishonin também escreve: “Quando com a boca oramos a Lei Mística [Nam-myoho-
-renge-kyo], nossa natureza de buda, tendo sido convocada, invariavelmente, surgirá. A natureza de buda de [divindades celestiais, tais como] Brahma e Shakra, tendo sido chamada, nos protegerá, e a natureza de buda dos budas e bodisatvas, tendo sendo convocada, se alegrará” (Ibidem, p. 887).
Onde quer que a oração da Divisão Feminina ressoe, onde quer que sua voz incentivadora reverbere, uma história de ilimitada renovação e alegria descortinará.
Certa vez disse a um grupo de integrantes da Divisão Feminina da Kansai de Contínuas Vitórias, com o qual compartilhei alegrias e lutas em prol do kosen-rufu durante muitos anos: “O cisne que parece estar deslizando sem esforço pela água está, na verdade, remando duramente por baixo da superfície”.
Nunca devemos nos esquecer de que o nosso movimento pelo kosen-rufu é impulsionado pelos esforços incansáveis, e muitas vezes invisíveis, dia após dia dos nossos membros da Divisão Feminina.
Vamos corresponder às orações e aos esforços das nossas integrantes da Divisão Feminina, cultivando muitos valorosos jovens bodisatvas da terra, que contribuirão para a felicidade das pessoas e da paz mundial. Lançar para a sociedade essa legião da justiça e do espírito invencível é a chave para a vitória na luta para alcançar o ideal de Nichiren Daishonin de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”.
Vamos celebrar o 65o aniversário da nossa Divisão Feminina, a primeira do mundo, com a canção triunfante da felicidade que ressoa ainda com mais alegria e júbilo!
Como o sol surgindo no céu,
a felicidade e a vitória
das mães do kosen-rufu
resplandecerão eternamente
Compartilhar nas