marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

As reuniões de palestra são um oásis de revitalização da humanidade

download do ícone
ícone de compartilhamento

12/11/2016

As reuniões de palestra são um oásis de revitalização da humanidade
A conversa com bons amigos é um dos preciosos tesouros da vida. Recordo-me das palavras do filósofo e poeta norte-americano Ralph Waldo Emerson (1803–1882): “A vida seria duas, dez vezes mais valorosa, se desfrutada com companheiros sábios e profícuos”.1

Sutras budistas descrevem os Últimos Dias da Lei como “uma época de brigas e disputas” ou “uma era de conflito”. É uma época maléfica de incessantes conflitos entre as pessoas, e belos laços humanos são dilacerados por rivalidade e distorção da verdade.

No entanto, quase como um milagre, nessa era, nossas reuniões de palestra da SGI estão criando um oásis espiritual repleto de confiança e amizade ao redor do globo.

As reuniões de palestra são um microcosmo da paz mundial, um local em que todos podem se unir em alegre harmonia, transcendendo as diferenças de idade, gênero, posição social, nacionalidade e raça.

Numa carta endereçada aos seus discípulos durante um período de dura perseguição, Nichiren Daishonin escreve: “Nesta era impura, reúnam-se sempre e jamais deixem de orar por sua próxima existência” (CEND, v. I, p. 469). Ele repete essa mensagem em outras cartas, expressando-a em frases como “Espero que leia esta carta várias vezes junto (...)” (Ibidem, p. 332); “Sempre devem falar uns com os outros” (WND, v. I, p. 909); e “Mantenha sempre relações amigáveis [uns com os outros]” (cf. WND, v. I, p. 850). Não posso deixar de interpretá-las como instruções de Nichiren Daishonin para continuar a realizar as reuniões de palestra.

Devemos ser profundamente gratos ao primeiro e segundo presidentes da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, que fizeram do ritmo de realização das reuniões de palestra a pulsação do nosso movimento pelo kosen-rufu. O kosen-rufu continuará a avançar enquanto as reuniões de palestra acontecerem, não importa quão pequenas ou modestas sejam.

As reuniões de palestra são jardins de “flores “humanas” (LSOC, cap. 5, p. 142), que florescem da terra do povo. São encontros nos quais podemos deixar de lado qualquer hipocrisia e formalidade, e apenas relaxar e sermos nós mesmos. Isso é o que os torna tão inspiradores, porque são sempre renovadores, revigorantes e repletos de energia e sabedoria das pessoas.

Nossas reuniões de palestra, cujos participantes estão unidos pela Lei Mística, assemelham-se à maravilhosa assembleia do Sutra do Lótus. Os presentes nessas atividades evidenciam, naturalmente, seu estado de buda inerente que ainda “não foi trabalhado, não foi melhorado, mas que existe como sempre existiu” (OTT, p. 141). Toda sensei disse: “Somos bodisatvas da terra que fizemos um juramento compartilhado no brilhante reino do tempo sem início. Surgimos alegre e vibrantemente neste momento juntos novamente neste mundo saha”.

Durante um tufão, há cinco anos (em setembro de 2011), a casa de dois andares de um casal em Shingu, província de Wakayama, que era utilizada como local para as atividades da Soka Gakkai, foi inundada até o telhado. Mas, com base na convicção de que “fé significa jamais ser derrotado”, eles finalizaram a reforma em apenas três meses e realizaram uma reunião de palestra de “reconstrução” profundamente comovente em sua residência. Eles relatam: “Todos da nossa localidade avançam um passo adiante a partir da reunião de palestra”.

As reuniões de palestra são locais em que demonstramos o verdadeiro valor do Budismo de Nichiren Daishonin como ensinamento universal que torna os seres humanos mais fortes, melhores e mais sábios.

Vamos orar pela proteção, segurança e felicidade de todas as famílias que tão generosamente abrem a sua casa para as reuniões de palestra.

Antigamente, o encontro dos praticantes do budismo era denominado “encontro invencível”.2 Declaro que as reuniões de palestra da SGI são “encontros invencíveis” de eterna vitória!

A partir das reuniões de palestra, vamos dar a partida para a expansão do diálogo, a expansão da condição de vida e a expansão dos jovens da nova era do ,kosen-rufu mundial.3

Alegria e harmonia permeiam

a reunião de palestra,

a assembleia da Lei Mística.

Vamos vencer com a convicção

de que todos são budas!

Compartilhar nas