marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Três Mestres

download do ícone
ícone de compartilhamento

12/11/2016

Três Mestres
O primeiro passo para, hoje, integrarmos uma organização de milhares de pessoas dedicadas em prol da felicidade da humanidade foi dado há 86 anos, no dia 18 de novembro de 1930, pelo ideal de Makiguchi sensei, compartilhado e abraçado por Toda sensei.

O primeiro passo para a construção de uma rede de pessoas felizes que inspiram umas às outras em sedes particulares, sedes regionais e centros culturais ao redor do globo foi dado a partir de uma pequena sede e por uma única pessoa, como o presidente Ikeda descreve na explanação do Gosho A Dificuldade de Manter a Fé nesta edição: “(...) na pequena sede da Soka Gakkai, num edifício na região de Ichigaya em Tóquio, Toda sensei dedicava, todos os dias da semana, o período entre 14h e 16h, para incentivar os membros que o visitavam lá. Naquela pequena sala, com sete ou oito cadeiras dispostas diante de sua mesa, ele recebia cordialmente a todos e lhes perguntava com a preocupação de um amigo o que lhes afligia. Sua voz e seu olhar compassivos tranquilizavam os associados, eles se abriam de forma franca e compartilhavam seus problemas com Toda sensei”.

O primeiro passo para a edificação do majestoso Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu Mundial, inaugurado em novembro de 2013 pelo presidente Ikeda, foi dado por ele com o nobre e único desejo de corresponder aos venerados mestres Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda e, assim como ensinado por eles, para contribuir efetivamente com a felicidade das pessoas.

A grandiosidade da Soka Gakkai de hoje se deve ao senso de missão — “o forte compromisso de construir uma nova era a partir de si próprio” — dos seus três primeiros presidentes, que diante da situação caótica da nação japonesa da época e enfrentando desafios pessoais, como a perseguição de governantes e a doença, lançaram-se em meio ao povo, sentindo nos ombros a responsabilidade pela transformação da sociedade.

A construção da organização e a luta empreendida pelos Três Mestres é retratada na série Reflexões sobre a Nova Revolução Humana que está sendo republicada a partir desta edição. Essa história não deve ser apenas uma emocionante recordação, mas o combustível para o nosso primeiro passo diante das nossas questões pessoais e, principalmente, da edificação de uma sociedade melhor, por meio da propagação do budismo.

Qual o seu primeiro passo rumo a uma vida de realizações e uma sociedade mais humana? Esse é o tema da matéria de capa que levará você, caro leitor, a refletir.

Desejamos que as próximas páginas o comovam e o incentivem a dar o primeiro passo de uma caminhada vitoriosa!

Boa leitura!

A Redação

Compartilhar nas