marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Ensinamentos do Budismo

[3] Superar as dificuldades

A prática da fé transforma quaisquer adversidades em nutrientes para o próprio desenvolvimento

download do ícone
ícone de compartilhamento

16/09/2017

[3] Superar as dificuldades

Pergunta:

O que fazer para superar as dificuldades?

Resposta:

Viver em prol do kosen-rufu com a convicção de que “o devoto do Sutra do Lótus se tornará sem falta um buda”.

FRASE DO ESCRITO

“Aqueles que creem no Sutra do Lótus parecem viver no inverno, mas o inverno nunca falha em se tornar primavera. Desde os tempos antigos, nunca alguém viu ou ouviu dizer que o inverno tenha se convertido em outono ou que uma pessoa que tem fé no Sutra do Lótus tenha se tornado uma pessoa comum.”

O Inverno nunca Falha em se Tornar Primavera

(CEND, v. I, p. 560 )

Em todas as passagens do Gosho estão registrados sinceros incentivos de Nichiren Daishonin aos seus discípulos.

Daishonin também enviou incentivos de grande convicção à monja leiga Myoichi, que cuidava de sua pequena filha doente e mantinha pura e sincera prática da fé, como consta neste trecho da carta O Inverno nunca Falha em se Tornar Primavera.

Não é possível imaginar quanto Myoichi foi encorajada com essas palavras de grande convicção em que Daishonin afirma que, da mesma forma que o rigoroso inverno se torna a calorosa primavera, uma pessoa que mantém a prática da fé vencerá infalivelmente. Ela teve a certeza de que seria feliz, superando todo e qualquer sofrimento.

A forma de vida [de um devoto] do Budismo de Nichiren Daishonin é avançar com essa convicção. Para isso, é imprescindível recitar o daimoku do juramento seigan.

Ikeda sensei nos orienta: “Nossa Gakkai conforme o desejo e a ordem do Buda possui a invencível ‘espada preciosa da prática da fé’. Qualquer que seja a luta, a vitória começa a partir do forte daimoku seigan. Quanto mais se ora ao Gohonzon, mais emerge a coragem e mais se tem disposição”.

Vamos desbravar a vitória com base na oração.

Compartilhar nas