marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Momentos

O primeiro título honorário da Universidade Estatal de Moscou

Terceira Civilização publica ao longo do ano o artigo Photo Stories [História das Fotos], veiculado na revista SGI Graphic, edição de fevereiro de 2015, com momentos da luta do presidente Ikeda em prol do kosen-rufu que se tornaram célebres fotos.

download do ícone
ícone de compartilhamento

16/09/2017

O primeiro título honorário da Universidade Estatal de Moscou
Com rigoroso processo de análise, as universidades e outras instituições acadêmicas concedem títulos honorários a pessoas que consideram dignas de mérito especial. Até esta data, mais de 350 universidades e instituições conferiram honras acadêmicas ao presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda. A primeira foi a Universidade Estatal de Moscou durante o ápice da Guerra Fria.

Um mês antes da segunda visita de Ikeda sensei à União Soviética [atual Rússia], a pedido da faculdade de filosofia da universidade, a instituição decidiu conferir-lhe o título de doutor honoris causa.

Em maio de 1975, o presidente Ikeda visitou Moscou. O vice-reitor Vladimir Tropin e vários membros da equipe da Universidade Estatal de Moscou foram ao hotel onde o líder da SGI estava hospedado para informá-lo sobre o cronograma dos eventos. Então, disseram a ele que a universidade planejava lhe conceder a condecoração de doutor honorário. Depois de expressar seu profundo agradecimento, Ikeda sensei respondeu: “Em relação ao intercâmbio cultural e educacional, nosso progresso acaba de começar”. Afirmou que o intercâmbio entre Japão e União Soviética que pretendia promover era unicamente em prol da paz, não por uma homenagem. Ao ouvir isso, o professor Tropin e os outros funcionários ficaram surpresos e um pouco preocupados. Embora o presidente Ikeda tenha educadamente recusado a honraria, a instituição já tinha tomado a decisão de outorgar-lhe o título. Depois de um tempo, ao ouvir do intérprete a aceitação de Ikeda sensei, o professor Tropin ficou visivelmente aliviado.

Compartilhar nas