marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Temos uma missão

download do ícone
ícone de compartilhamento

17/03/2018

Temos uma missão
Ikeda sensei disse que Liev Tolstói, um dos maiores escritores de todos os tempos, quando se via num impasse tentava lembrar qual era o propósito da sua vida. Justamente por retomar esse ponto todas as vezes, ele conseguia analisar as adversidades com calma e vencê-las.

Quem jamais perdeu de vista a razão da sua existência foi o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda. Consciente do seu estado de saúde debilitado, planejou uma importante cerimônia do kosen-rufu, que se tornou um marco na história da Soka Gakkai.

Em 16 de março de 1958, Toda sensei, no intenso frio do Japão, transmitiu solenemente aos 6 mil jovens presentes o bastão do kosen-rufu, isto é, a missão de propagar o budismo para o mundo. Nesse memorável dia, o presidente Josei Toda abria um glorioso caminho de vida para todos os jovens trilharem.

No romance Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda expressa seu sentimento de que os jovens brasileiros também herdassem o espírito do eterno 16 de Março: “(...) o presidente Josei Toda realizou a cerimônia de transmissão do bastão do kosen-rufu para Shin’ichi Yamamoto [personagem de Daisaku Ikeda na obra] e a todos os jovens da Soka Gakkai. Era uma data considerada como o dia do juramento dos discípulos de assumirem plena responsabilidade pelo avanço do kosen-rufu atendendo aos anseios do mestre. Shin’ichi estava convicto de que esse dia [16 de março de 1974] se tornaria para os jovens brasileiros uma grande cerimônia de herdar realmente o movimento pelo kosen-rufu do Brasil, levantando-se firmemente para a realização desse grande ideal” (Nova Revolução Humana, v. 11, p. 58).

Após cumprir sua missão e delegar aos jovens o propósito da realização do kosen-rufu, dezessete dias depois da histórica cerimônia, Toda sensei faleceu.

O legado do segundo presidente foi transmitido, mas depende de cada um assumir de fato o ideal de propagar o budismo a todas as pessoas. Março é o mês de reconfirmar o juramento de conduzir a vida guiado por esse nobre ideal.

A Matéria de Capa desta edição — Desperte para o propósito da sua vida — demonstra os benefícios de viver uma existência cumprindo a missão como bodisatva da terra, sob a luz da explanação do presidente Ikeda do escrito Carta para Shimoyama, a segunda da série “Budismo do Sol”.

Esperamos que você, caro leitor, reconfirme sua missão como bodisatva da terra neste significativo mês, imbuído do estudo do budismo, e conquiste uma vida de gloriosas vitórias para si e para os outros.

Excelente leitura!

A Redação

Compartilhar nas