marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Os opostos da vida

download do ícone
ícone de compartilhamento

06/07/2020

Os opostos da vida

Certa noite, um jovem desabafou com seu avô sobre as injustiças que havia presenciado durante o dia e sobre todos os sentimentos negativos que teve na ocasião. O avô, sabiamente, explicou:

— Dentro de nós existem dois lobos que batalham sem parar. Um deles é mau — a raiva, a inveja, o ciúme, o desgosto, a cobiça, a arrogância...; o outro é bom — a alegria, a paz, a esperança, a serenidade, a humildade, a benevolência, a empatia, a generosidade, a compaixão...

O neto pensou por uns instantes e então perguntou:

— Qual lobo vence?

O avô olhou fixamente para o jovem e respondeu:

— Aquele que você alimenta.

Essa história popular, atribuída a uma cultura indígena norte-americana, traz em si a mensagem de que tanto fatores positivos como negativos existem dentro de cada pessoa. Podemos observar essa dualidade em diversos aspectos como saúde e doença, vida e morte e, mais especificamente no budismo, escuridão e iluminação.

Porém, diante da complexidade da vida, em que às vezes uma doença é o começo de uma perspectiva, ou uma falha é o início de uma jornada de transformação, como devemos encarar essas dualidades? O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, explica:

Ao abordar a questão da felicidade, o budismo não se concentra na eliminação do sofrimento e das dificuldades, que são inseparáveis da vida, mas no cultivo das potencialidades que existem dentro de nós. Poder e sabedoria, explica o budismo, derivam da energia vital. Se cultivarmos força vital suficiente, conseguiremos não somente resistir às adversidades da vida, mas transformá-las em causas da felicidade e do empoderamento.1 

Aqui, vemos que o budismo não exclui o negativo e busca apenas o positivo, mas nos mostra como iluminar ambos. Por isso, nesta edição que marca os 53 anos da revista Terceira Civilização, a matéria de Capa apresenta uma visão diferente sobre os conceitos de saúde e doença, a seção Na Prática traz para o dia a dia o princípio da iluminação e da “escuridão fundamental” e o Estudo, redigido pelo Mestre, se aprofunda nos temas vida e morte.Nosso objetivo é levar até você, leitor, conhecimentos que lhe ajudem a lidar melhor com os aparentes opostos da vida, de forma a enxergá-los não como mutuamente excludentes — se um existe, o outro não deve existir —, mas como partes de um todo. E então, que seja capaz de não só “alimentar” mais um ou outro, mas iluminá-los, transformando tudo “em causas da felicidade e do empoderamento”.

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Desvendando os Mistérios da Vida e da Morte. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019, p. 13 e 14.

Compartilhar nas