marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Ser mais forte que as circunstâncias

download do ícone
ícone de compartilhamento

03/08/2020

Ser mais forte que as circunstâncias

Há dias em que acordamos inspirados a fazer tudo dar certo. Oramos, arregaçamos as mangas... e nada ocorre da maneira como determinamos — ou, pior, as coisas acontecem de forma contrária ao que desejamos. Frustrações como essas, principalmente quando tendem a se repetir, nos desanimam e chegamos a pensar que nossos sonhos estão fora do alcance.

É justamente nessas horas que se encontra o “ponto de virada”. Assim como os protagonistas de filmes de heróis, os quais demonstram sua máxima habilidade na pior das situações, também somos capazes de evidenciar nosso aspecto mais sábio e mais forte diante do contexto que parece insistir em não responder às nossas orações. O segredo é não se prender a ele.

O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, afirma: “Na vida, não devemos nos permitir ficarmos totalmente absortos apenas na realidade imediata. Devemos ter ideais e nos empenharmos para alcançá-los, transcendendo dessa forma a realidade atual”.1 Ele também explica:

O budismo (...) é uma filosofia que busca transformar a realidade e que aspira à construção de um mundo ideal, aqui mesmo, neste conturbado mundo saha. O foco do budismo é despertar as pessoas para seu poder inato, capacitando-as a desenvolver a força espiritual para superar quaisquer tempestades que venham a encontrar no cotidiano.2

O objetivo desta edição da TC é fornecer caminhos para que você possa continuar desafiando suas circunstâncias atuais e vencer um a um os desafios que enfrentar, seja individualmente, como explicado na matéria de Capa, dentro de um contexto particular, assim como mostrado na seção Na Prática, ou na sociedade como um todo, segundo o presidente Ikeda nos orienta no Estudo. Aqui também, aprenderemos sobre o papel fundamental da cultura, das artes e da música para essa transformação na segunda parte do capítulo 9 da Série e veremos exemplos práticos relatados pelo Mestre na seção Reflexões sobre a Nova Revolução Humana.

Com o sincero sentimento de que esta edição o ajude a se fortalecer e a superar a própria realidade, desejamos excelente leitura.

Redação

Notas:

1. ENDO, T.; IKEDA, D.; SAITO, K.; SUDA, H. A Sabedoria do Sutra do Lótus: Uma Discussão sobre a Religião no Século 21. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 110-111, 2013.

2. IKEDA, D. Abertura dos Olhos. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2013. p. 272.

Compartilhar nas