Editorial
TC
O sentido da vida
03/11/2020
“O homem pode suportar tudo, menos a falta de sentido”,1 afirmou o neuropsiquiatra austríaco, Viktor Frankl.2 “Por isso, é preciso trabalhar por algo além de si mesmo.” A despeito de ter recebido diversos títulos acadêmicos, indicação para Nobel da Paz e fundado a terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia e Análise Existencial, o Dr. Frankl não deixava de se dedicar aos demais.
Seu discípulo, Dr. Jeffrey K. Zeig, escritor e doutor em psicologia, compartilhou que, mesmo pouco antes de falecer, no hospital, o mestre insistia em manter uma linha de telefone aberta para atender às pessoas com tendências suicidas. Disse que, até o fim de seus dias, o Dr. Frankl recebia em média mais de vinte cartas diárias de indivíduos afirmando terem sido ajudados por seus livros.
Essa postura abnegada de servir às pessoas, independentemente dos próprios problemas, também é encontrada no budismo, e é atualmente representada pela figura dos mestres da Soka Gakkai. Com eles, aprendemos que somos igualmente capazes de desenvolver tal comportamento e passamos a compreender que nossa vida encontra maior sentido e valor nessa atitude. Ela compõe o ideal chamado kosen-rufu, ou a “devoção abnegada pela propagação da Lei”, que promove a consciência de que todas as pessoas, indistintamente, são dotadas de ilimitado potencial. Além disso, sua atuação no local em que estão pode ser transformada e elevada da forma mais positiva, tanto para si como para o ambiente em que estão inseridas.
Neste mês em que a Soka Gakkai completa noventa anos de existência e de propagação desse ideal, Terceira Civilização traz na matéria de Capa a importância fundamental da relação de mestre e discípulo para promovermos tal transformação em nossa vida. A seção Na Prática explica como nossa existência se expande e se torna parte de algo maior quando nos dedicamos à prática budista junto com os companheiros da organização. E nessa ocasião tão especial, esta edição também apresenta o início de dois assuntos inéditos: o Especial sobre homenagens de universidades do mundo ao presidente Ikeda e o diálogo do Mestre com o renomado cirurgião cardiovascular, Dr. Felix Unger — conterrâneo do Dr. Frankl —, na Série.
Com a esperança de que o conteúdo desta revista lhe ofereça caminhos para compreender melhor o sentido de sua vida, de sua participação na organização e de seu papel na sociedade, nós lhe desejamos excelente leitura.
Redação
Notas:
1. OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. Obra de Viktor Frankl Vai para as Telas de Cinema. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/armazem-literario/obra-de-viktor-frankl-vai-para-as-telas-de-cinema/ . Acesso em: 15 out. 2020.
2. A seção Na Prática de junho de 2020 (Terceira Civilização, ed. 622, p. 24 a 32) traz um pouco mais da história do Dr. Frankl. Confira aqui: https://app.brasilseikyo.com.br/conteudo/999556663/superar-e-suportar
Compartilhar nas