marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

A força do diálogo e o poder do exemplo

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/11/2021

A força do diálogo e o poder do exemplo
Em seu tratado Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra, apresentado em forma de diálogo sobre como superar as calamidades que causavam sofrimento à população, Daishonin descreve o drama de transformação interior de um indivíduo enquanto ele desperta para o ensinamento do budismo e jura se dedicar à verdade e ao bem.1

Nesse trecho de artigo recente, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, relembra a importância do diálogo no processo de transformação de cada pessoa, também conhecido no budismo como revolução humana. Ikeda sensei explica que esse legado de Nichiren Daishonin é atualmente herdado e posto em prática pela Soka Gakkai e mostra as bases para cada pessoa promover isso na própria vida:

Dando prosseguimento ao profundo desejo de Daishonin de conduzir todas as pessoas à iluminação, nós, da Soka Gakkai, nos engajamos em diálogos com integrantes da nossa comunidade e sociedade. Respeitando cada indivíduo com o espírito do bodisatva Jamais Desprezar, incansavelmente buscamos estabelecer amizades e ajudar os outros a criar uma conexão com o Budismo Nichiren.
Mas os desafios também são infindáveis. Por vezes, podemos encontrar resistência e negatividade ou sofrer insultos e desdém. Meu mestre, Josei Toda, no entanto, calmamente declarou: “Essa é precisamente a razão pela qual podemos alcançar o grande poder do Buda. Por lutarmos, independentemente dos obstáculos, estenderemos grandiosa boa sorte e benefícios para nossa família, amigos, entes queridos e para nossa sociedade e nação. Nossos esforços incondicionais com certeza despertarão muitos companheiros bodisatvas da terra”.2

Aqui, o Mestre ensina que, enquanto a força do diálogo desperta cada pessoa para o processo de transformação interior, o exemplo inspira e empodera outras pessoas a romper barreiras e a superar adversidades. Por isso, neste mês em que comemoramos o 91º aniversário da Soka Gakkai, no descortinar do segundo ano da década decisiva (rumo ao centenário da organização em 2030), a seção Na Prática mostra de que forma a recitação do Nam-myoho-renge-kyo é a base fundamental para tal mudança, e a matéria de Capa esclarece como a prática budista nos capacita a mudar o rumo e a história de degradação ambiental a partir de nossa transformação pessoal.

Por sua vez, a seção Reflexões sobre a Nova Revolução Humana apresenta uma análise de Ikeda sensei sobre o espírito de desafiar até a maldade da morte, diante do falecimento do seu mestre, Josei Toda. E a Série traz um diálogo entre o Dr. Ikeda e o Dr. Felix Unger a respeito da educação humanística, que também proporciona profunda reforma na vida de cada aluno e professor objetivando a felicidade de todos.

Com a esperança de que a edição deste mês lhe motive a promover diálogos renovadores e a se dedicar diariamente, junto com o Mestre, desenvolver sua vida para que ela inspire as pessoas ao redor, desejamos excelente leitura!

Redação

Notas:

1. Terceira Civilização, ed. 636, ago. 2021, p. 4-7.

2. Ibidem.

Compartilhar nas