marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Reflexões Sobre a NRH

[88] Brilhante e ensolarado 3 de Maio

download do ícone
ícone de compartilhamento

11/01/2022

[88] Brilhante e  ensolarado 3 de Maio

Um som retumbante irrompeu como ondas se quebrando. Por repetidas vezes, a Banda de Metais se apresentou fazendo estremecer o imenso Auditório da Universidade do Japão.

Era 3 de maio de 1960, ocasião de minha posse como terceiro presidente da Soka Gakkai. Todos visualizavam o futuro, ansiando pelo grande objetivo do kosen-rufu mundial, o coração transbordava de alegria e os olhos reluziam de esperança. Como era indestrutível a determinação daqueles jovens de atingir a nobre meta! Como era grandiosa a sua missão!

No Gosho, encontramos a passagem: “O corpo e a mente dela permeiam todo o mundo dos fenômenos num único momento”.1 Tinha diante de meus olhos uma reunião que transcendia tempo e espaço, em que corajosos indivíduos se preparavam para bailar no grande palco da missão do tempo sem início.

Para mim, era como se as divindades celestiais estivessem observando aqueles heroicos defensores Soka, que continuavam a avançar vigorosamente, noite e dia, pelo grande caminho da propagação dos ensinamentos budistas. Era como se o Sol, a Lua e as estrelas estivessem lançando seu brilho em louvor aos companheiros.

A Soka Gakkai foi assolada por incontáveis tempestades de ódio e de perversidade no curso de seus esforços para realizar o kosen-rufu. Em todo o Japão, meus estimados companheiros suportaram o impacto das críticas infundadas e da opressão. Mas nenhum desses intrépidos amigos, dedicados à realização do desejo e do decreto do Buda, foi intimidado por esses ataques. Eles foram aplaudidos e envolvidos pelo abraço dos budas e bodisatvas por terem triunfado em suas lutas e avançado orgulhosamente ao som da canção indomável do triunfo humano.

Os bodisatvas da terra — defensores da verdade, os quais não temem o ribombar dos canhões que disparam críticas e insultos, cheios de determinação e perseverança e lutam com a certeza do triunfo final — possuem uma fé indestrutível e de imensurável poder.

Cada dia, ouvimos a melodia de uma exuberante marcha triunfal em que tudo é fonte de alegria. Em nosso gongyo da manhã e da noite, entramos no ritmo da vitória total e da harmonia com o universo. Isso porque o gongyo é a essência da alegria, sabedoria, liberdade e dignidade da vida.

Jamais seremos derrotados pelos ataques furiosos ou pelas ações de indivíduos degenerados e desumanos. Fitemos essas pessoas arrogantes e deploráveis do alto de nossa fortaleza insuperável que transborda de energia vital e sinceridade, enquanto conversamos sobre o futuro com nossos companheiros, compartilhamos risos e nos encorajamos mutuamente. Pois vivemos com convicção e alegria, como sóis que brilham intensamente no universo infinito. Além disso, por possuirmos a espada espiritual da verdade que cintila de vitalidade e realização, trilhamos nosso caminho com confiança e com um espírito de luta infatigável.

Meus companheiros, meus amigos! Entoemos juntos nossa canção! Continuemos a avançar. Ignorando o pântano torpe de intenções voltadas para o ódio e a inveja, vamos apertar a mão dos nossos companheiros do mundo inteiro, envoltos pela alegre e agradável brisa dourada das divindades celestiais.

O grande poeta chinês da dinastia Tang, Li Po (701–762), também conhecido como Li bai, escreveu:

Todos os dias, a fênix guia-se pelo vento e,
voando em espiral
eleva-se num instante a noventa mil li.2

No dia 3 de maio de 1951, meu mestre, Josei Toda, tornou-se o segundo presidente da Soka Gakkai. Eu também tomei posse como presidente no dia 3 de maio de 1960, para me dedicar em seu lugar, para me empenhar pelos companheiros da Soka Gakkai e para lutar pelo kosen-rufu.

Três de Maio é nosso ponto de partida e também o dia em que fizemos nossa declaração de vitória total. É o grande aniversário que celebra nossos esforços visando a uma era dourada de supremo triunfo e glória espiritual. O dia 3 de maio é insuperável, nenhuma tempestade é capaz de abalá-lo. Essa data está repleta de júbilo e de esperança pela eterna vitória. É o dia em que nossos companheiros do mundo se regozijam, celebram e fortalecem sua determinação de lutar pelo kosen-rufu.

Sabemos que Nichiren Daishonin está nos observando, louvando e sorrindo para nós.

Há companheiros que se encontram a longas distâncias. Alguns membros estão doentes. Há aqueles que lutam bravamente para sobreviver aos tempos de dificuldades econômicas. E muitos enfrentam todos os tipos de circunstâncias e de situações. No entanto, o objetivo de todos está claro, e assim também será o resultado. Isso se chama vitória, felicidade, verdade e justiça duradouras. Significa se tornar uma pessoa de extraordinária riqueza espiritual e integridade que vive de acordo com a lei de causa e efeito.

Eis por que não há necessidade de recear ser mal compreendido pelo mundo. Não há necessidade de temer os “fantasmas-vivos” que estão entre nós nem de temer críticas de pessoas moral e espiritualmente falidas. Não há nada a temer de suas patéticas censuras e difamações. Tudo isso simplesmente confirma a predição do Sutra do Lótus: “Haverá muitas pessoas ignorantes / que nos amaldiçoarão e falarão mal de nós”.3

Nós somos grandes pioneiros, a quem as pessoas do século 21 — não, dos mais de dez mil anos dos Últimos Dias da Lei — agradecerão, derramando lágrimas de gratidão. Somos campeões possuidores de uma vida tão brilhante e forte quanto um diamante, e não uma vida frágil como vidro. Estamos trilhando o caminho supremo e inigualável como seres humanos, o qual nos tirará de uma sociedade que é como uma longa e escura prisão subterrânea e nos colocará no curso do domínio do Buda permeado pela “eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza”.

Sabemos que nossa determinação, nossos esforços e nossa conduta de acordo com a Lei Mística são causas fundamentais que definirão claramente o resultado de nossas lutas. O budismo ensina a “unicidade do tempo sem início e os Últimos Dias da Lei” e “a unicidade deste momento e a eternidade”.

O propósito dos nossos esforços aqui e agora é concretizar nossa solene promessa do infinito passado. O propósito da nossa prática e das nossas lutas a cada momento é ser eternamente vitorioso em tudo. Aqueles que vivem contra esses princípios caminharão para uma vida sombria, sofrida e triste. Serão derrotados e acabarão no mundo do inferno.

O tempo naquele dia 3 de maio de 1960 estava ensolarado e brilhante. O coração de todos que se encontravam reunidos estava igualmente ensolarado e brilhante. Sem dúvida, o dia 3 de maio do tempo sem início também foi assim.

A Soka Gakkai, a defensora da verdade, que herdou sozinha o puro espírito do Budismo de Nichiren Daishonin, nunca foi derrotada pelas tramas nefastas e perseguições insidiosas da seita Nikken. Nunca fomos derrotados por esse grupo de vis caluniadores, incluindo um extorsionário condenado pela justiça, que continua a nos atacar com seus planos sujos.

O grande literato chinês da dinastia Ming, Liu Ji (1311–1375), também conhecido como Bo Wen, disse: “Se dez mil homens se unirem, serão invencíveis”.

A luz brilhante da SGI propagou-se para 156 países,4 e a cordilheira de montanhas da paz — do kosen-rufu mundial, a meta com a qual há muito sonhamos — começa a se tornar visível.

Nós lutamos! Nós vencemos!

O dia 3 de maio é a celebração do triunfo do exército do Buda chamado Soka.

Nós derrotamos
o vil Devadatta,
comprovando a força da
Soka Gakkai,
a defensora da justiça.

Notas:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Brasil Seikyo, v. I, p. 384, 2020.

2. Li: Unidade de comprimento chinesa.

3. The Lotus Sutra (O Sutra do Lótus) Tradução: Burton Watson, trad. Nova York: Columbia University Press, 1993.

4. Atualmente, a SGI encontra-se presente em 192 países e territórios.

Compartilhar nas