marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Objetivos claros, grandiosas conquistas

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

01/09/2023

Objetivos claros, grandiosas conquistas

Entramos no último trimestre do ano. Foram quase 250 dias desde o brinde comemorativo de 1º de janeiro para selar a chegada de uma época vindoura, ocasião comumente acompanhada de aspirações e expectativas de um período repleto de vitórias. Possivelmente, nesse momento festivo, você tenha listado metas e objetivos do ano para que o novo ciclo fosse arrematado com grande êxito.

Dentre os tópicos da lista, é possível identificar quais foram alcançados e os que faltam um bom tanto para ser concretizados? A resposta para a pergunta pode ser encontrada na palavra “clareza” — a de “O que você quer?” e “Para que você quer?”.

Sobre isso, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, diz: “Faz parte da natureza humana tentar entender o significado dos fatos. Quando o propósito de uma tarefa não é claro, as pessoas não conseguem dar o máximo de si”.1 Isto é, quando compreendemos “para quê”, o propósito da nossa dedicação se torna ainda mais intenso.

Trazemos como exemplo a primeira nadadora brasileira a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos, a paulistana Poliana Okimoto. O que a encorajava a buscar o triunfo como atleta era ter objetivos bem traçados. “O objetivo tinha que estar muito claro na minha mente. Ter uma meta e um plano definido sempre foi o que me motivou para chegar até lá e me ajudou a entender todos os porquês”, comenta Poliana.2

Como vimos, ter objetivos claros e compreender “o que” e “para que” é como desenhar um mapa que guiará nossos passos em direção ao sucesso. Para saber mais, leia matéria de Capa da edição com indicações do presidente Ikeda para obter êxito nos objetivos lançados.

Todavia, não basta apenas sonhar com esses objetivos. É preciso pôr o que foi projetado em prática. Para isso, a oração — recitação do gongyo e do daimoku — é primordial para dar clareza e direcionamento dos passos a ser seguidos. [E não deixe de ler a seção Na Prática que mostra como as orações no Budismo de Nichiren Daishonin são respondidas.] Além disso, a execução do que foi traçado, ou seja, a ação, é a que, de fato, materializará nossos sonhos. E o resultado de todos os esforços é a cristalização do objetivo — o que faz brotar o sentimento de superação e de realização. Portanto, não tenha receio de sonhar e de estabelecer objetivos inspiradores. Tenha clareza, recite daimoku com fé e confiança, e execute a ação necessária para celebrar cada conquista.

Desejamos excelente leitura!

Redação

Compartilhar nas