marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Conexões que transformam o mundo

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

02/10/2023

Conexões que transformam o mundo

Em setembro [2023], ocorreu o Curso de Aprimoramento dos Jovens da Soka Gakkai Internacional (SGI), no Japão, com a participação de mais de cem representantes de 44 países e territórios. Essa edição foi a primeira a acontecer após a interrupção desses eventos, em razão da pandemia do coronavírus. Por esse motivo, o encontro foi permeado de alegria, emoção e decisão dos componentes de expandirem — junto com os membros da SGI de seu respectivo país — os ideais de paz, cultura e educação fomentados pela organização.

O curso de aprimoramento dos jovens no Japão é um retrato da determinação do presidente Ikeda em outubro de 1960, quando se deu a primeira viagem dele para o exterior, com o propósito de semear os princípios humanísticos do Budismo de Nichiren Daishonin pelo mundo. Após mais de seis décadas, a organização se desenvolveu amplamente, e os membros da SGI têm se dedicado a ser excelentes cidadãos, enquanto continuam a realizar a prática budista para superar os desafios pessoais.

É como o exemplo de empenho e superação de Grady Tesh,1 integrante da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) da SGI-Estados Unidos, participante do curso de aprimoramento. Como músico de jazz que percorre o mundo, Grady diz que chegou a enfrentar problemas de saúde mental. Em 2012, ele deixou sua terra natal, Utah, para estudar na Faculdade de Música da Universidade de Nova York. Grady ficou perplexo com sua vida na cidade, onde as relações humanas eram escassas, e, no final do primeiro semestre de estudos, foi diagnosticado com depressão. Não queria ver ninguém. Foi nesse momento que ele pegou um CD aleatoriamente. Era um álbum do lendário músico de jazz Wayne Shorter. Ele ficou fascinado com a performance do músico, repleta de energia e vitalidade, que transbordava uma rica humanidade. Ao ler a autobiografia de Shorter, nela constava o relato de experiência da fé do artista, no qual narrava a luta dele contra as adversidades como membro da SGI. Então, Grazy pesquisou o site da SGI-Estados Unidos e descobriu como recitar Nam-myoho-renge-kyo. “Senti uma esperança e energia brotando de dentro de mim”, diz.

Foi o tema cultura humanística da SGI que cativou o jovem estadunidense e que também encanta milhares de pessoas ao redor do mundo. Para saber mais sobre o tema, leia a matéria de Capa da edição. E veja ainda a seção Na Prática e compreenda como ressignificar as experiências do passado, criando um novo estímulo para aprimorar e elevar a vida neste momento, promovendo a construção de um futuro mais humano e compassivo, assim como fez o jovem Grady Tesh. Essa é nossa expectativa e nosso desejo, estimado leitor.

Ótima leitura!

Redação

Nota:

1. Cf. publicado no Seikyo Shimbun, 15 set. 2023.

Acesse o link e assista ao resumo do Curso de Aprimoramento dos Jovens da SGI.

Curso de Aprimoramento

Compartilhar nas