Artigos
TC
A reunião de palestra é a assembleia de respeito a todas as pessoas
Traduzido do editorial de Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, publicado na revista Daibyakurenge, edição de fevereiro de 2025
Presidente Harada
03/02/2025
A linha de frente do kosen-rufu mundial não é outra senão a reunião de palestra.
Neste mês [fevereiro de 2025], realizam-se as “reuniões de palestra dos jovens” em todo o Japão. Reunindo-nos radiantemente, gostaria que celebrássemos o aniversário natalício de 125 anos do mestre dos 750 mil emergidos da terra, Josei Toda.
Em 11 de fevereiro de 1979, o Mestre, Daisaku Ikeda, visitava a cidade de Patna, Índia. Ele comemorou o aniversário do seu venerado mestre junto com os membros da localidade. No lugar do seu mestre, que desejava do fundo do coração, o kosen-rufu da Ásia, Ikeda sensei registrou recordações douradas para os membros do mundo.
Mesmo no exterior, o Mestre se lançava sempre em meio às pessoas. Naquela viagem à Índia também, começavam aqui e ali as “reuniões de palestra nas ruas”. O calor humano do Mestre envolvia as pessoas com quem se encontrava. Aprendemos diversas vezes que mais importante que a formalidade é o coração.
Alegria dos vitoriosos companheiros da Comunidade Parque Continental, RM Osasco Leste, CGSP (Osasco, SP, dez. 2024)
O encontro em que todos sejam protagonistas
O pilar das atividades naquela “Campanha de Fevereiro” foi a reunião de palestra realizada por unidade, o menor núcleo organizacional da época. Ikeda sensei fez daquele encontro de pessoas do povo, a atividade de ação prática para a expansão do kosen-rufu e para a criação de “valores humanos”. Ele incentivava os líderes e, pessoalmente, desempenhava firmemente o papel de apoio. Acumulava atividades sólidas e constantes de visitas para incentivo e orientações individuais, e se encontrava com os amigos convidados. A vitória da reunião de palestra se resume a essa metodologia de nutrir a assembleia de respeito a todas as pessoas. Em outras palavras, trata-se da junção da determinação do líder central com a união da liderança e das novas pessoas.
Há uma cena que me vem à mente. No escritório de Ikeda sensei, havia um gráfico que mostrava o comparecimento nas reuniões de palestra em todo o Japão. Meu coração ficava tocado com a postura dele de se preocupar com o bem-estar dos companheiros, anotando o resultado todos os meses: “Comparado ao mês anterior, houve expansão dos ‘valores humanos’?”. “Todos estão felizes?”. Vamos realizar um encontro em que possamos relatar ao nosso eterno mestre que “todos estão com a disposição de um jovem” e “todos são protagonistas”!
Em fevereiro de 1975, ao retornar da viagem de orientação ao exterior em que ocorreu a fundação da SGI, Ikeda sensei manteve sucessivos encontros com as pessoas das embaixadas de diversos países, como também com intelectuais do Japão e do exterior. Além disso, por dias seguidos, ele ia ao encontro dos membros, e encorajava cada indivíduo, a começar pelos companheiros das Divisões dos Estudantes, dos Universitários e dos Jovens.
Era uma ação em exato acordo com a crença de que “o kosen-rufu é uma enorme gravura elaborada a partir da ampliação horizontal rumo ao mundo, junto com a conexão vertical, de uma geração para outra”.
Agora é o tradicional mês de fevereiro. Vamos todos nós, discípulos Ikeda, aprender com a postura do Mestre de tomar a iniciativa e ampliar a gravura do diálogo!
No topo: Ao visitar a cidade de Patna, Índia, em 11 de fevereiro de 1979, o presidente Ikeda interage com as pessoas. Nesse dia, aniversário natalício do seu venerado mestre, que tanto almejava o kosen-rufu da Ásia, Ikeda sensei afirmou: “Desde a manhã até a noite, as orientações de Toda sensei estão ressoando em minha mente. Jamais me esqueci, nem por um momento sequer, das orientações de Toda sensei”
Compartilhar nas