Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

A reunião de palestra é a assembleia de respeito a todas as pessoas

Traduzido do editorial de Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, publicado na revista Daibyakurenge, edição de fevereiro de 2025

download do ícone
ícone de compartilhamento

Presidente Harada

03/02/2025

A reunião de palestra é a assembleia de respeito a todas as pessoas

A linha de frente do kosen-rufu mundial não é outra senão a reunião de palestra.

Neste mês [fevereiro de 2025], realizam-se as “reuniões de palestra dos jovens” em todo o Japão. Reunindo-nos radiantemente, gostaria que celebrássemos o aniversário natalício de 125 anos do mestre dos 750 mil emergidos da terra, Josei Toda.

Em 11 de fevereiro de 1979, o Mestre, Daisaku Ikeda, visitava a cidade de Patna, Índia. Ele comemorou o aniversário do seu venerado mestre junto com os membros da localidade. No lugar do seu mestre, que desejava do fundo do coração, o kosen-rufu da Ásia, Ikeda sensei registrou recordações douradas para os membros do mundo.

Mesmo no exterior, o Mestre se lançava sempre em meio às pessoas. Naquela viagem à Índia também, começavam aqui e ali as “reuniões de palestra nas ruas”. O calor humano do Mestre envolvia as pessoas com quem se encontrava. Aprendemos diversas vezes que mais importante que a formalidade é o coração.

A reunião de palestra é a assembleia de respeito a todas as pessoas

Alegria dos vitoriosos companheiros da Comunidade Parque Continental, RM Osasco Leste, CGSP (Osasco, SP, dez. 2024)

O encontro em que todos sejam protagonistas

O pilar das atividades naquela “Campanha de Fevereiro” foi a reunião de palestra realizada por unidade, o menor núcleo organizacional da época. Ikeda sensei fez daquele encontro de pes­soas do povo, a atividade de ação prática para a expansão do kosen-rufu e para a criação de “valores humanos”. Ele incentivava os líderes e, pessoalmente, desempenhava firmemente o papel de apoio. Acumulava atividades sólidas e constantes de visitas para incentivo e orientações individuais, e se encontrava com os amigos convidados. A vitória da reunião de palestra se resume a essa metodologia de nutrir a assembleia de respeito a todas as pessoas. Em outras palavras, trata-se da junção da determinação do líder central com a união da liderança e das novas pessoas.

Há uma cena que me vem à mente. No escritório de Ikeda sensei, havia um gráfico que mostrava o comparecimento nas reuniões de palestra em todo o Japão. Meu coração ficava tocado com a postura dele de se preocupar com o bem-estar dos companheiros, anotando o resultado todos os meses: “Comparado ao mês anterior, houve expansão dos ‘valores huma­nos’?”. “Todos estão felizes?”. Vamos realizar um encontro em que possamos relatar ao nosso eterno mestre que “todos estão com a disposição de um jovem” e “todos são protagonistas”!

Em fevereiro de 1975, ao retornar da viagem de orientação ao exterior em que ocorreu a fundação da SGI, Ikeda sensei manteve sucessivos encontros com as pessoas das embaixadas de diversos paí­ses, como também com intelectuais do Japão e do exterior. Além disso, por dias seguidos, ele ia ao encontro dos membros, e encorajava cada indivíduo, a começar pelos companheiros das Divisões dos Estudantes, dos Universitários e dos Jovens.

Era uma ação em exato acordo com a crença de que “o kosen-rufu é uma enorme gravura elaborada a partir da ampliação horizontal rumo ao mundo, junto com a conexão vertical, de uma geração para outra”.

Agora é o tradicional mês de fevereiro. Vamos todos nós, discípulos Ikeda, aprender com a postura do Mestre de tomar a iniciativa e ampliar a gravura do diálogo!

No topo: Ao visitar a cidade de Patna, Índia, em 11 de fevereiro de 1979, o presidente Ikeda interage com as pessoas. Nesse dia, aniversário natalício do seu venerado mestre, que tanto almejava o kosen-rufu da Ásia, Ikeda sensei afirmou: “Desde a manhã até a noite, as orientações de Toda sensei estão ressoando em minha mente. Jamais me esqueci, nem por um momento sequer, das orientações de Toda sensei”

Compartilhar nas