Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Datas significativas

Erguem-se os "pilares de ouro"

O dia 5 de março marca a fundação da Divisão Sênior (DS) no Japão e no Brasil e firma-se como o ponto primordial para a atuação de seus integrantes

download do ícone
ícone de compartilhamento

REDAÇÃO

05/03/2021

Erguem-se os "pilares de ouro"

A Divisão Sênior (DS) da Soka Gakkai foi fundada em 5 de março de 1966, na sede central, em Tóquio, com os seguintes propósitos para seus membros: 1) Ser vitorioso no local de trabalho; 2) Ser um líder que contribui pelo bem-estar da comunidade e 3) Ser um pilar de confiança na organização. Além deles, no artigo publicado em abril do mesmo ano na revista Daibyakurenge em comemoração à fundação, o presidente Ikeda citou as seis condições para ser um excelente líder: 1) Ter convicção absoluta no Gohonzon; 2) Ser capaz de enfrentar e desafiar as dificuldades; 3) Conhecer as questões da sociedade; 4) Ter paixão em desenvolver os sucessores; 5) Ser uma pessoa humana e magnânima e 6) Ter senso de responsabilidade e planejamento. Dessa forma, o presidente Ikeda estabeleceu as diretrizes de atuação dos pilares da organização.

A DS foi idealizada por Ikeda sensei com a finalidade de criar a sintonia entre a força conservadora dos veteranos e o potencial renovador e cheio de energia dos jovens. Ele desejava que a força propulsora da Divisão dos Jovens fosse melhor direcionada com o apoio e a experiência da DS.

O capítulo “Coroa de Louros” (v. 10) do romance Nova Revolução Humana narra os fatos que marcaram a histórica data:

O dia 5 de março amanheceu radiante. Shin’ichi [pseudônimo do presidente Ikeda no romance] aguardava com muita expectativa a chegada desse dia pelo fato de estar programada a reunião de fundação da Divisão Sênior. (...) Durante o trabalho, quando se encontrava com membros da Divisão Sênior, Shin’ichi falava alegremente: “Chegou finalmente o momento do levantar da Divisão Sênior. Será o descortinar da verdadeira era do kosen-rufu”. (...)
O ideograma com que se escreve a palavra “sênior” possui originalmente o significado de “vigorosa prosperidade”. Portanto, dentro de sua serenidade, um membro da Divisão Sênior deve ser uma pessoa de coragem, dinamismo e de ação, que possui em seu íntimo uma forte paixão. (...)
Mesmo na época de Nichiren Daishonin, os líderes dos praticantes [como Shijo Kingo e Toki Jonin] tinham idade correspondente aos integrantes dessa divisão. (...) Pelo fato de esses discípulos terem atuado com toda a coragem em meio às perseguições, os praticantes em geral mantiveram a convicção no Budismo de Nichiren Daishonin, levando avante a prática da fé e a luta em prol do kosen-rufu, mesmo em meio a grandes perseguições. Da mesma forma, os integrantes da Divisão Sênior devem ser pessoas de grande paixão, coragem, vitalidade e ação. Se um sênior se levantar, os demais manifestarão a chama da coragem. A responsabilidade e a força da Divisão Sênior são realmente grandiosas. A atuação da Divisão Sênior é muito importante e seu potencial é imensurável.1

A reunião de fundação foi realizada no auditório da sede central da Soka Gakkai e começou às 17 horas. Os participantes estavam radiantes e orgulhosos pela chegada de um novo tempo de atuação pelo kosen-rufu. Na ocasião da fundação, o presidente Ikeda disse:

O avanço da Soka Gakkai é desenvolvido com a cooperação entre as divisões. Entretanto, da mesma forma como o marido ou o pai é o pilar da família, a Divisão Sênior é a principal responsável pelo progresso da nossa organização. No distrito, é o responsável pelo distrito; na comunidade, é o responsável pela comunidade. Naturalmente, a Divisão Sênior vai se preocupar em desenvolver seus membros, mas não poderá pensar que é uma divisão como as outras. Terá a missão de manter a harmonia entre as divisões e proteger com responsabilidade a Gakkai e seus integrantes.2

Sensei também falou sobre a importância da atuação dos "pilares de ouro":

Quando a Divisão Sênior atuar dignamente, tanto os jovens como as integrantes da Divisão Feminina vão se desenvolver de forma brilhante. Seus sinceros incentivos refletirão na criação de excelentes seres humanos de valor nas demais divisões. Portanto, solicito a todos que apoiem os integrantes da Divisão Masculina de Jovens que herdarão nosso futuro, criem espaço para eles atuarem com desenvoltura na organização e assumam a responsabilidade de desenvolvê-los. Com relação às integrantes das Divisões Feminina e Feminina de Jovens, apoiem-nas de forma gentil e calorosa. A Divisão Sênior é observada pelos demais companheiros como um modelo para a prática da fé. Por ser composta por pessoas mais experientes, todos querem saber como reagem diante de diversas situações na vida diária. Em razão disso, se os componentes da Divisão Sênior mantiverem uma prática da fé inabalável diante de qualquer adversidade, todos poderão praticar o budismo com segurança e tranquilidade. Porém, se agirem com desonestidade, astúcia e leviandade ou se afastarem da prática da fé, os integrantes das demais divisões perderão o rumo e poderão até mesmo nutrir dúvidas com relação à prática da fé. Por isso, a responsabilidade da Divisão Sênior é grandiosa. (...)
O presidente Tsunesaburo Makiguchi começou a praticar o budismo aos 57 anos e o presidente Josei Toda levantou-se sozinho em prol do kosen-rufu quando foi libertado da prisão aos 45 anos. Ambos se levantaram pelo ideal do kosen-rufu na idade de um integrante da Divisão Sênior. Isso faz parte da tradição da Soka Gakkai. Eu também sou integrante da Divisão Sênior. Por favor, levantem-se com coragem junto comigo e com base no espírito da Gakkai. Sejamos os "pilares de ouro" que sustentam o grande castelo Soka.3

No Brasil

A BSGI foi a primeira organização fora do Japão a ter uma Divisão Sênior. No dia 5 de março de 1982, quando eram comemorados 16 anos de fundação da DS da Soka Gakkai, sem que ninguém esperasse, o presidente Ikeda anunciou a possibilidade de o Brasil fundar sua própria estrutura.

Dessa forma, a data de 5 de março é oficialmente considerada como a da fundação da Divisão Sênior da BSGI. No entanto, devido aos preparativos para se estabelecer uma estrutura para a nova divisão, a reunião ocorreu em 4 de abril do mesmo ano, no auditório da Associação Okinawa, em São Paulo. Estavam presentes mais de 1.700 representantes de diversas localidades brasileiras. O presidente Ikeda enviou mensagem de congratulações para o memorável evento.

O capítulo “Coroa de Louros” narra o final da reunião de fundação da DS da Soka Gakkai, em 1966, com uma cena marcante e inspiradora:

No fim da reunião, Shin’ichi curvou-se para cumprimentar as pessoas e caminhou em direção à porta. Então, repentinamente, ele parou, voltou-se para todos e, com o punho cerrado e o braço erguido, bradou:
— Vamos lutar juntos! Vamos construir uma nova história! Vamos viver lutando em prol da Lei!
Erguendo o braço com firmeza, todos responderam afirmativamente em uníssono. O espírito de luta invadiu o coração e as lágrimas escorreram pelo rosto dos participantes. Foi um momento de integração entre Shin’ichi e a Divisão Sênior. Foi uma partida digna de monarcas com coroas de louros, de líderes da Lei Mística.4

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 10, p. 256-257, 2019.

2. Ibidem, p. 258.

3. Ibidem, p. 258-261.

4. Ibidem, p. 263.

Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 2.478, 10 ago. 2019, p. 6 e 7.

Brasil Seikyo, ed. 1.808, 20 ago. 2005, p. A2.

Saiba mais:
Podcast: Pilares de ouro 

Podcast: Construam o caminho da vitória conclusiva 

Compartilhar nas