marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

O desabrochar da BSGI rumo ao futuro

Sob o ritmo vigoroso da Juventude Soka brasileira, BSGI realiza a 4ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

21/08/2022

O desabrochar da BSGI rumo ao futuro

“Cada vida que se levanta tem o potencial ativo que mudará o ambiente, mudará a humanidade.” Foi com essa convicção que o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, juntamente com as lideranças de bloco e acima, participaram da 4a Reunião Nacional de Líderes da Nova Era. A atividade, que teve como tema “Neste encontro ideal, sou eu quem surge da terra”, trecho do poema que o jovem Daisaku Ikeda declamou no primeiro encontro com seu mestre, Josei Toda, reuniu cerca de 500 representantes na manhã do dia 21 de agosto no Centro Cultural Campestre (CCCamp) da BSGI. Na transmissão simultânea, foram registradas mais de 30 mil conexões de líderes de várias regiões do Brasil.

Na atividade conduzida pela Divisão dos Jovens, apresentaram-se os grupos Taiga, Taiyo Ongakutai, Asas da Paz Kotekitai e Coral Esperança do Mundo.

Também fizeram parte da programação o comunicado referente ao Exame de Budismo apresentado pelo vice-presidente da BSGI, Rodrigo Moura; um vídeo sobre o significativo mês de agosto com depoimentos de integrantes da BSGI convertidos recentemente; e relatos de atividades da Divisão dos Jovens do Rio de Janeiro e do norte do Paraná sobre o empenho dos membros para abrir o caminho do kosen-rufu em suas localidades.

Relatos de comprovação foram pontos altos da atividade. De Sergipe, o jovem Luciano Souza Santos, responsável pela Divisão dos Estudantes (DE) de Região Estadual, falou sobre os desafios de entrar na faculdade, buscar uma boa colocação no mercado de trabalho e se dedicar na organização local tendo apenas uma bicicleta para se deslocar nas visitas. Luciano relatou ter sido promovido, inovado nas atividades e fortalecido a convicção para avançar junto com os membros “com a decisão de manifestar o espírito de vitória”.

André Luiz Nonato, responsável pelo Distrito Barão Geraldo, em Paulínia (SP), compartilhou várias comprovações ao longo dos 42 anos de prática budista. Junto com a esposa e os filhos, apresentaram o budismo para outras 20 famílias. A expectativa é que o ano de 2030 seja o palco para atuação dos filhos, que estarão no auge da juventude.

Em suas palavras de incentivo, o coordenador da Divisão Sênior da BSGI, Fábio Oda, falou da felicidade de reencontrar com todos no Centro Cultural Campestre, significativo local “onde pulsa vibrante a vida do Mestre”, e da retomada das atividades no segundo semestre. Citou um recente diálogo publicado no jornal Seikyo Shimbun entre o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, e os líderes centrais sobre o dia 24 de agosto, data da conversão de Ikeda sensei e também o Dia da Divisão Sênior. "Firmar um juramento de luta conjunta com o Mestre por toda a vida é a chave", disse Oda.

O 10º aniversário de fundação do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu (Daiseido), em novembro de 2023, foi designado como uma importante meta para todos. Aqui no Brasil, afirmou Oda, a realização de vitoriosos encontros nas reuniões de palestra é o palco da atuação em gratidão ao Mestre.

E o futuro? “Não há dúvida que estamos vivendo um tempo sem precedentes. Um momento histórico. É a nossa geração que tem a missão de preparar a BSGI do futuro. Construir a nova era, transportando a BSGI do passado glorioso para o futuro vitorioso”, salientou.

Em seu direcionamento, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, destacou os tempos atuais, de provações, que vêm sendo vencidos graças aos esforços de todos. “Conforme aprendemos, nada será em vão. Estamos fazendo causas para uma vida próspera e de felicidade”, frisou. Shiratori reforçou o significado da determinação diante do Gohonzon em que o Mestre recitou gongyo e liderou o kosen-rufu do mundo durante sua visita ao Brasil em 1993. “Quando nos conscientizamos em nosso âmago, os reflexos são sentidos em nossa vida e no ambiente em que vivemos”, afirmou.

O bloco é o nível mais importante, que se tornará “fonte inesgotável de revolução humana”. O presidente Shiratori direcionou todos os líderes a darem apoio total aos jovens para a construção da força jovem brasileira.

A 4a RNL foi encerrada sob clima de renovação e esperança, simbolizado pelas belas cerejeiras do CCCamp que desabrocharam em profusão, desafiando o intenso frio e prenunciando um futuro brilhante para a BSGI.

4a Reunião Nacional de Líderes da BSGI

Presidente da BSGI, Miguel Shiratori, incentiva participantes da Reunião Nacional de Líderes

4a Reunião Nacional de Líderes da BSGI

Alegria dos representantes no encontro realizado no Centro Cultural Campestre da BSGI

4a Reunião Nacional de Líderes da BSGI

Integrantes do Coral Esperança do Mundo entoam a canção Saudação a Sensei

4a Reunião Nacional de Líderes da BSGI

Apresentação musical com a canção Praia de Morigasaki

No topo: foto comemorativa do evento

Assista a vídeo com depoimentos de participantes da 4a RNL:

Veja cobertura completa na próxima edição do jornal Brasil Seikyo.

Compartilhar nas