Notícias
BM
Orientações do presidente Harada para a conclusão do “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”
Presidente Harada profere orientações na reunião de coordenadores e coordenadoras de província, publicadas no Seikyo Shimbun de 12 de novembro de 2022
Presidente Harada
23/11/2022
Triunfo do rissho ankoku e da expansão do kosen-rufu
Em meio à promoção da expansão do shakubuku e da divulgação do Seikyo, recebemos radiantemente a data comemorativa de fundação da Soka Gakkai, junto com Ikeda sensei, que se encontra com muita saúde. Sinceros parabéns!
Agradeço do fundo do coração a todos os companheiros de cada província e região pela grande luta de expansão do kosen-rufu.
Para nossa imensa felicidade, na maratona das universidades do Japão, a Universidade Soka participou pela primeira vez e conquistou o quinto lugar, adquirindo o direito de concorrer novamente no próximo ano. Aguardamos com expectativa a participação na maratona de Hakone no início da primavera, e vamos torcer para o seu sucesso.
O Exame de Admissão realizado no mesmo dia desta maratona foi concluído sem nenhum acidente. Agradecemos sinceramente aos candidatos, àqueles que se empenharam estudando junto com eles, como também a todos os que atuaram nos bastidores. Na próxima semana, será anunciada a lista dos aprovados. Louvando, naturalmente, os aprovados, desejamos também continuar incentivando as pessoas que não sejam bem-sucedidas, e aos que por uma razão ou outra não conseguiram fazer a prova.
Concluindo plenamente o “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”, avancemos com renovada decisão rumo ao “Ano dos Jovens e do Triunfo”.
Promover a luta a partir de si próprio
As diretrizes de atividades para o próximo ano foram construídas com base em três pilares. O primeiro pilar é “Vamos adornar o 10o aniversário de conclusão do Auditório do Grande Juramento com o triunfo da expansão do kosen-rufu”. Nesse item, foi citada a passagem do capítulo “Origem”, do volume 29, da Nova Revolução Humana, que diz: “O kosen-rufu mundial nada mais é que a expansão do movimento de propagação por meio do acúmulo de diálogos budistas consistentes nas respectivas cidades, vilas, ilhas e aldeias de cada uma das pessoas” (NRH, v. 29, p. 381).
O kosen-rufu mundial não é algo que se encontra em um lugar distante. Também não é algo que alguém o fará. É o ato de ampliar os relacionamentos com o budismo no local em que se encontra agora, expandindo o diálogo a partir de si mesmo. Não há outra forma. Para começar, vamos nós, líderes, nos desafiar na vanguarda da expansão; e, pelos nossos próprios resultados na propagação [do budismo], vamos comemorar o 10o aniversário do Auditório do Grande Juramento.
O avanço da batalha feroz inicia da decisão do líder de “vencer infalivelmente”, e da ação dele próprio de “provocar a luta”.
Solicito a excelente liderança de todos para que as pessoas consigam se lançar corajosamente à grandiosa expansão, tendo no coração os ditos dourados de Nichiren Daishonin: “Confio ao senhor a propagação do budismo em sua província” (CEND, v. II, p. 385).
Na série “Budismo do Sol — Iluminando o Mundo: Trechos Principais de Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente”, iniciada por Ikeda sensei na revista Daibyakurenge, ele registrou: “Empregue o máximo de sua capacidade ao ensinar os outros, mesmo que seja uma única sentença ou frase” (CEND, v. I, p. 406). Essa é uma passagem dourada que nós gravamos em nosso coração. A propagação dos ensinamentos é a “vida de uma religião”. Ikeda sensei narra o brado de Toda sensei na cerimônia de encerramento da explanação do Sutra do Lótus: “Eu realizarei o kosen-rufu”. A partir desse rugido do leão, seus discípulos também juraram lutar resolutamente: “Eu sou seguidor de Nichiren Daishonin. Sou discípulo do mestre, Josei Toda”.
No nosso caso também, com profundo juramento de sermos “discípulo de Ikeda sensei”, vamos estabelecer vitoriosamente o dia 3 de maio do próximo ano como o “Triunfo do Rissho Ankoku” e o dia 18 de novembro como o “Triunfo da Expansão do Kosen-rufu”.
Reunião de palestra como eixo
O segundo pilar é “Com força total na criação dos jovens, vamos edificar o castelo triunfante de ‘valores humanos’”. É, na realidade, o “aumento de membros atuantes”. Nesse item, é citada a seguinte passagem do capítulo “Espada Preciosa”, do volume 8, da Nova Revolução Humana: “Ele [Shin’ichi] devotou sua vida ao desenvolvimento dos jovens. (...) O único caminho para garantir a realização do kosen-rufu era a criação de pessoas de valor e verdadeiros discípulos” (NRH, v. 8, p. 103).
No movimento pelo kosen-rufu, é necessária a expansão nos sentidos horizontal e vertical. A expansão horizontal corresponde à propagação do budismo de um amigo para outro. A expansão vertical refere-se à transmissão da prática da fé dos pais para os filhos, dos netos para os avós e do veterano para o sucessor. Por esses dois aspectos ocorrem o kosen-rufu e o caminho para eternizar esse movimento, bem como a criação dos herdeiros da prática da fé.
O objetivo principal da fundação da Divisão das Mulheres no ano passado [no Japão] é também a criação de novos “valores humanos”, a começar pela geração do Ikeda Kayo Kai e das jovens senhoras. Os integrantes da Divisão Masculina de Jovens, que deu nova partida, e da Divisão dos Universitários, que no próximo mês promove o encontro nacional, estão se empenhando com entusiasmo. De novembro a dezembro, também será realizada a Festa da Juventude Soka. Com a colaboração de todas as divisões, desejamos empreender esforços para a criação dos sucessores e dos herdeiros da fé que seja compatível com o “Ano dos Jovens e do Triunfo”.
O palco principal para a criação de “valores humanos” encontra-se na comunidade e na reunião de palestra.
Vamos provocar ondas de incentivos e de visitas familiares, com o ingresso dos líderes nas comunidades e, com isso, aumentar o número de participantes na reunião de palestra. Esse é o caminho certo para a criação de “valores humanos” e para o aumento de membros atuantes.
O caminho para a vitória do rissho ankoku [“estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra”] só se abre a partir da vitória de todas as comunidades. Com força total em união de “diferentes em corpo, unos em mente”, vamos fortalecer a comunidade e adornar majestosamente o 10o aniversário de fundação do Auditório do Grande Juramento com o “castelo triunfante de valores humanos” formado pelo aumento de membros atuantes.
Chamas do coração de mestre e discípulo
O terceiro pilar é “Vida de triunfo de mestre e discípulo, por meio do estudo do Gosho e da obra Nova Revolução Humana”. Nesse item, foi utilizada esta passagem do capítulo “Canção do Triunfo”, do volume 19: “...continuo dialogando com ele [meu mestre] em meu coração incontáveis vezes por dia. Diante de cada desafio que enfrento, imagino o que Toda sensei faria, e também me questiono se cada uma das minhas ações e decisões o contentaria” (NRH, v. 19, p. 99-100).
Desde a publicação da nova edição de Nichiren Daishonin Gosho Zenshu (Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin) no ano passado, tem se intensificado o clima de estudo do budismo. E ainda, os livros didáticos da prática da fé nos quais se aprende o espírito Soka são os romances Revolução Humana e Nova Revolução Humana.
O crescimento ou não do número de pessoas que estudam e incorporam o espírito de mestre e discípulo está diretamente ligado ao fortalecimento da legião Soka. Gostaria que os líderes aprofundassem o próprio aprendizado, ao mesmo tempo em que utilizassem o Gosho e a Nova Revolução Humana nas reuniões para incentivar a todos.
O capítulo “Canção do Triunfo”, do volume 19, descreve a viagem de orientação de Ikeda sensei para as Américas do Norte e do Sul em março de 1974.
No início, estava prevista a histórica visita do Mestre para os Estados Unidos, Brasil e Peru. Porém, até o último momento não lhe foi concedido o visto de entrada no Brasil. Na viagem ocorrida oito anos antes, também já havia um mal-entendido de que a Soka Gakkai era uma “organização perigosa de subversão social sob o disfarce de religião”, fazendo com que a polícia política a vigiasse atentamente. Além disso, foram espalhados rumores sem fundamento de que “havia um elemento perigoso na comitiva do presidente”, causando os impedimentos.
Com enorme desgosto, Ikeda sensei cancelou a viagem ao Brasil. Ele dedicou aos membros do país um incentivo reunindo toda a sua energia: “No longo prazo, o trabalho e esforços árduos nos fortalecem. O budismo ensina isso. Talvez não possa ir ao Brasil desta vez, mas no futuro irei aí sem falta e incentivarei nossos membros” (NRH, v. 19, p. 87).
Por outro lado, com lágrimas de frustração, os membros do Brasil realizaram o Festival Cultural da Paz Mundial com total sucesso. Então, o romance narra a cena em que, ao tomar conhecimento desse fato, sensei afirmou: “Muito obrigado! Meus discípulos se levantaram. Cada um de vocês lutou com todas as forças em meu lugar. Vocês criaram a causa para o extraordinário crescimento do Brasil. Parabéns!” (NRH, v. 19, p. 90).
De fato, os discípulos se levantaram, ampliaram o círculo de confiança e superaram críticas e calúnias. É por essa razão que o kosen-rufu do Brasil, monarca do mundo, avançou; e hoje os jovens do “azul mais azul que o índigo” se levantaram sucessivamente, e estão em expansão.
Que todos nós também possamos nos questionar diariamente se “nossa luta de hoje contentará o Mestre”! Assim, vamos abrir a vida da canção triunfal de mestre e discípulo.
Contribuição financeira (Kofu) sem nenhum acidente
No fim deste mês, inicia-se o depósito das contribuições financeiras [no Japão]. Expresso o mais profundo sentimento de gratidão à imensa sinceridade dos membros do Departamento de Contribuintes (Kofu) em meio à pandemia do coronavírus, à alta do custo de vida e à desvalorização do iene, que influenciam muito a vida da população.
Nichiren Daishonin louva os oferecimentos feitos pelos discípulos com as seguintes palavras: “Meus atuais seguidores ofereceram vinte peças de ouro diante do Sutra do Lótus. Não há a menor dúvida de que se tornarão budas na próxima existência. Quão evidentes são os sinais disto na presente existência?” (nova edição de Nichiren Daishonin Gosho Zenshu, p. 1928). Portanto, não há dúvida de que a contribuição financeira para promover o kosen-rufu mundial abrirá uma existência repleta de brilho da virtude e da boa sorte.
Desejo que tomem minuciosos cuidados para evitar acidentes e fraudes. Vamos orar com toda a seriedade para que possamos realizar a contribuição financeira que seja repleta de benefícios, e sem nenhum acidente, até o final.
No “Ano dos Jovens e do Triunfo”, vamos avançar aumentando o número de participantes na Reunião de Líderes da Soka Gakkai e nas reuniões de palestra. Vamos, então, partir vigorosamente com base na firme oração capaz de adornar o 10o aniversário de fundação do Auditório de Grande Juramento com a canção triunfal de mestre e discípulo!
Compartilhar nas