Notícias
BM
Universidade Soka e IFAM realizam workshop no Instituto Soka Amazônia
Redação
23/03/2023
Treze alunos dos cursos de química e de biologia do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) participaram, entre os dias 6 e 10 de março, do I Workshop de Ciências Práticas e Educação Ambiental na Amazônia. As aulas teóricas e práticas foram ministradas por professores da Universidade Soka do Japão na sede do Instituto Soka Amazônia (ISA), em Manaus (AM).
O workshop teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento entre as instituições e contribuir para o desenvolvimento de pesquisas em áreas de grande importância para a região amazônica, como a água, o solo e a luz solar. "Desejamos que os alunos descubram o seu potencial e que tornem-se grandes cientistas e líderes na sociedade para contribuir com a conservação do ecossistema amazônico", afirmou o professor Shinjiro Sato, da Universidade Soka.
Na abertura do evento, estavam presentes autoridades locais e da comunidade acadêmica, representantes do Instituto Soka Amazônia e da Universidade Soka.
O diretor-presidente do Instituto Soka, Luciano Nascimento, destacou a missão do instituto de apoiar pesquisas e contribuir para a preservação da Amazônia, um dos sonhos do fundador, Dr. Daisaku Ikeda, e enfatizou a longa parceria com o IFAM que, em 2010, concedeu o título doutor honoris causa ao doutor Ikeda.
A jornada prática do workshop começou no dia 7 com as palestras “Ciências aquáticas”, com o professor Yoshiki Takayama, do Instituto de Plâncton Eco-Engenharia da Universidade Soka; "A energia da vida: luz do Sol", com o professor Victor Kuwahara, do Laboratório de Oceanografia Ótica da Universidade Soka; e "Ciências do solo", com o professor Shinjiro Sato.
No período da tarde, os alunos foram divididos em quatro grupos e, sob a orientação dos professores, fizeram a medição da luz solar e realizaram coletas de quatro tipos de solo na Reserva Particular de Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda.
No dia 8, os alunos partiram em expedição para o encontro dos rios Negro e Solimões para coleta de água e de plânctons. As análises dos materiais foram realizadas em conjunto, por professores e alunos, no dia 9, no laboratório do IFAM .
No último dia do workshop, alunos e professores compartilharam os resultados das pesquisas e suas impressões sobre o intercâmbio.
Saiba mais:
Fontes:
http://www2.ifam.edu.br/noticias/i-workshop-de-ciencia-aplicada-e-educacao-ambiental-na-amazonia
Foto: Juan Pablo Arce / Instituto Soka Amazônia
Compartilhar nas