Notícias
BM
Material a ser utilizado nos encontros dos jovens em julho
Juventude Soka do Brasil
30/06/2023

Fala, Juventude Soka!
Desejamos que estejam muito bem e desfrutando de plena saúde juntamente com seus familiares e amigos.
Adentramos mais um significativo mês de julho em que comemoramos os 72 anos de fundação das Divisões Feminina e Masculina de Jovens. Com o objetivo de unir e fortalecer os jovens, vamos envolver todas as pessoas da organização e promover um encontro caloroso, regado de profundo diálogo e que leve esperança e coragem para cada indivíduo.
Para tanto, preparamos este material de apoio para a elaboração da atividade.
Como primeiro ponto, compartilhamos a maravilhosa mensagem que Ikeda sensei dedicou à Juventude Soka por ocasião do nosso aniversário. Estamos muito felizes e ainda mais decididos a promover a "rede jovem de cidadãos globais" a partir da vitória dos 100 mil jovens humanistas no Brasil.
Acesse aqui ➡️Mensagem do presidente Ikeda para a Juventude Soka da BSGI
Trazemos ainda o importante tema “Criação de valores humanos” como sugestão para os encontros de julho. Caso já tenha definido algum outro, não se preocupe, essa é apenas uma sugestão. Também separamos uma série de outros conteúdos para serem escolhidos de acordo com o que melhor se encaixa na realidade da sua organização. Fiquem à vontade para utilizar amplamente.
***
O primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, e seu discípulo, Josei Toda, fundaram a Soka Gakkai para honrar o juramento feito pelo kosen-rufu.
Atualmente, por meio da sincera dedicação de cada membro e com os jovens na vanguarda, esse juramento vem sendo cumprido.
Como, ao longo de 93 anos, essa batalha está sendo travada? Através da contínua criação de “valores humanos”.
Em recente mensagem, nosso mestre, Daisaku Ikeda, compartilhou:
"Meu venerado mestre, Josei Toda, sempre dizia: 'Devo criar um novo e verdadeiro companheiro. Então, devo criar mais outro, seguido de mais outro. É isso que significa criar a época'."
(Brasil Seikyo, ed. 2.634, 13 maio 2023, p. 3)
Desde a fundação da Soka Gakkai, em 1930, a sociedade passou por inúmeros momentos históricos, como a Segunda Guerra Mundial, revoluções em diversas nações, surgimento de novas tecnologias e formas de se comunicar, além do mais recente evento, a pandemia da Covid-19. Em cada um desses episódios, pessoas anônimas do povo se esforçaram nas sombras para criar novos companheiros e “valores humanos”.
Ikeda sensei retrata no volume 27, capítulo “Espírito de Procura”, do romance Nova Revolução Humana, a visita que fez com Josei Toda ao histórico Castelo de Aoba, em Sendai, Tohoku, no Japão.
A região de Tohoku, cujo nome em japonês significa "nordeste", foi assolada inúmeras vezes ao longo da história por tragédias naturais, como terremotos e tsunamis. Foi assim, por exemplo, em 1611, 1616 e, mais recentemente, em 2011. Existem até hoje as ruínas do Castelo de Aoba, que durante séculos resistiu aos eventos naturais e aos bombardeios da Segunda Guerra.
Nesse local, Josei Toda bradou:
"Os guerreiros se lançam às batalhas a partir do seu castelo. Neste momento, a Soka Gakkai deve fazer dos 'valores humanos' o seu castelo. Com esse castelo de ’valores humanos’, deve avançar pelo kosen-rufu!". (Nova Revolução Humana, v. 27, p. 326)
Desde então, os membros de Tohoku vêm edificando esse "castelo de valores humanos".
Sobre essa força indestrutível de Tohoku, Ikeda sensei diz:
Mesmo diante da escuridão das condições adversas que pareciam intermináveis, os membros de Tohoku se recusaram absolutamente a sucumbir. Ora com lágrimas de angústia, ora indignados pela crueldade do destino, superaram recitando daimoku, incentivando-se mutuamente: “Jamais seremos derrotados”. E, assim, vieram avançando em prol do kosen-rufu. Não há dúvidas de que o presidente Makiguchi, pai fundador da Soka Gakkai, está louvando a nobreza de vida de todos com as palavras: “Aqui se encontra o aspecto real da verdadeira honra dos budas ligados diretamente a Nichiren Daishonin”.
(Brasil Seikyo, ed. 2.508, 21 mar. 2020, p. 4-5)
Como, então, podemos edificar esse “castelo de valores humanos” em nossa vida e em nossa comunidade?
Essa também foi a dúvida do jovem Daisaku Ikeda, que fora provocado por seu mestre a refletir sobre quais eram os pontos fundamentais da criação de valor.
Acredito que o mais importante no processo de criação de um ser humano de valor seja a conscientização da missão. Como bodisatvas da terra, nós temos a grandiosa missão de tornar todas as pessoas felizes e edificar a paz no mundo denominada kosen-rufu. Sinto que o mais supremo caminho para o autodesenvolvimento se encontra no ato de levantar-se com esse senso de missão. Penso que devemos estabelecer o objetivo da vida e desafiar as questões dia após dia e mês após mês com base nessa consciência. Quando se reconhece a própria missão, emanam do fundo de sua vida o entusiasmo, a paixão e a força para encarar tudo. Acredito que outro ponto importante seja ter um espírito incansável para o próprio desenvolvimento. É fundamental ter uma postura de querer sempre avançar e elevar a própria condição de vida, e não a de desistir dos desafios resignando-se com sua situação atual. É a partir daí que nascem várias ideias construtivas e criativas. Também acredito que é muito importante ter forte perseverança e paciência para suportar os momentos adversos. Por mais que possua habilidades e capacidades, se não possuir a tenacidade de buscar o contínuo aprimoramento por meio de constantes esforços, não conseguirá evidenciá-las totalmente nem terá resultados.
(Nova Revolução Humana, v. 27, p. 327)
Vamos, portanto, despertar nosso máximo potencial em prol da missão que somente nós podemos cumprir e criar um “castelo de valores humanos” com os jovens na vanguarda em cada bloco e comunidade da BSGI.
Convidamos a todos para dialogarem sobre a matéria tendo em mente estes dois pontos:
- Qual é a sua missão?
- Compartilhe algum valor que você criou ou manifestou a partir da sua luta pelo kosen-rufu.
Um forte abraço dos líderes da Juventude Soka
Demais temáticas sugeridas:
- Sabedoria e ponderação para que a verdade prevaleça
- Encontrar-se com as pessoas é a chave para a vitória
- Como aproveitar da melhor forma as mudanças constantes da sociedade?
- Esteja presente
https://brasilseikyo.com.br/home/terceira-civilizacao/edicao/610/artigo/esteja-presente/37646
- Direitos humanos: a luz da esperança para iluminar o futuro
https://www.brasilseikyo.com.br/central-de-noticias/noticia/999561298
- Que livro você está lendo agora?
https://extra2.bsgi.org.br/impressos/online/ler/93049/
- NRH vigoroso esforço
https://extra2.bsgi.org.br/impressos/online/ler/122281/
Foto: Brasil Seikyo
Compartilhar nas