marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Juventude Soka do Brasil se reúne na quarta edição da Academia Índigo

Nos dias 23 e 24 de setembro, jovens de Norte a Sul do país marcaram presença no Centro Cultural Campestre, em Itapevi (SP)

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

26/09/2023

Juventude Soka do Brasil se reúne na quarta edição da Academia Índigo

Juventude Soka do Brasil se reúne na quarta edição da Academia Índigo

No dia que marcou a chegada da primavera (23), o Centro Cultural Campestre parecia estar no ápice do verão. Desde 1943, quando as medições de temperatura começaram a ser feitas, São Paulo não registrava índices tão altos. Mas recorde mesmo foi o calor humano e a alegria transmitidos pela Juventude Soka ali reunida.

Há um ano, em 11 de setembro de 2022, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, denominou esse curso como Academia Índigo Juventude Soka do Brasil e foi com esse espírito de "azul mais azul que o índigo"1 que a Juventude Soka cuidou, por meses, de todos os detalhes para que cada participante se sentisse com o Mestre no local que ele visitou a trinta anos atrás.

Juventude Soka do Brasil se reúne na quarta edição da Academia Índigo
Uma programação autêntica que une as gerações

Desde os primeiros itens da programação, os jovens tiveram contato com veteranos que dividiram suas experiências pessoais e vivências com o Mestre. Líderes de bloco e acima tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e compreender a importância de dialogar e trocar experiências com os veteranos. Alguns jovens realizaram, pela primeira vez, a cerimônia de oferecimento de incenso aos falecidos e aprenderam a reger uma canção inspirados pela regência do Mestre; são pontos passados de geração a geração desde os primórdios da Soka Gakkai e que agora a Juventude Soka levará para as suas localidades.

Juventude Soka do Brasil se reúne na quarta edição da Academia Índigo
Realizar a revolução humana em uma luta de 100 dias

Estudar o Gosho, ouvir a experiência dos líderes da Divisão Feminina e da Divisão Sênior, Selma Inoguti e Ricardo Miyamoto, respectivamente, e compreender se cada jovem está se permitindo fazer a sua revolução humana foram alguns dos pontos abordados nesta quarta edição. De forma alegre e descontraída, os participantes refletiram sobre suas adversidades e o desejo de fazer a revolução humana junto com o Mestre. Eles foram convidados também a realizarem uma forte decisão e desafiarem-se na luta dos 100 dias de daimoku, do dia 23 de setembro até 1o de janeiro, para iniciar 2024 com uma nova história.

Juventude Soka do Brasil se reúne na quarta edição da Academia Índigo
Encontros com o Mestre e forte juramento

A Academia Índigo possibilitou aos jovens que se encontrassem com o Mestre em todos os momentos. Os participantes ouviram, em primeira mão, o relatório da participação da Juventude Soka do Brasil no curso de aprimoramento da Soka Gakkai no Japão, bem como relatos da relação de mestre e discípulo dos veteranos. Eles também receberam a mensagem enviada pelo Mestre para a Academia.

Inspirados pelos desafios compartilhados pelos participantes e por viverem o coração do Mestre durante todo o fim de semana, os jovens retornaram para suas localidades com a certeza de que este é o Mestre correto a seguir.

Juventude Soka do Brasil se reúne na quarta edição da Academia Índigo
Visão de futuro e decisão

No diálogo com os líderes da Juventude Soka, foi dada a partida para a consolidação do movimento do estudo do budismo nos blocos e para a vitória neste "Ano dos Jovens e do Triunfo". O desafio é que eles vençam ainda este ano rumo à convenção de maio de 2024 e possam bradar a vitória dos 100 mil jovens ao Mestre.

Sendo assim, foram lançados quatro desafios para esta quarta Academia Índigo:

  • Vencer, em primeiro lugar, na prática da fé com o desafio de, no mínimo, 1 hora de daimoku diário;
  • Leitura dos 30 volumes dos romances Nova Revolução Humana e dos 12 volumes da Revolução Humana (leitura livre começando por qualquer capítulo ou volume);
  • Vencer no movimento dos 100 mil jovens humanistas criando conexões com 100 jovens e Estudantes no distrito até o final do ano;
  • Jamais se desconectar do coração do Mestre e relatar contínuas vitórias a ele.
Juventude Soka do Brasil se reúne na quarta edição da Academia Índigo
Uma luz de esperança que se abre em cada localidade

"Iniciou-se a jornada dos novos genuínos discípulos Ikeda para sempre" e "A jornada índigo de vocês é a esperança do futuro". Foram com essas palavras que o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, procurou inspirar os jovens para a concretização do sonho de Ikeda sensei nesta terra de tamanha diversidade.

Juventude vitoriosa que escala as montanhas das adversidades como os melhores alpinistas

Conhecer uma juventude tão diversa que compartilha a mesma missão foi um dos pontos altos da academia. "Ninguém está sozinho", concluiu um dos jovens. Todos venceram algum ponto para estar ali naquele fim de semana, sejam questões de saúde, no trabalho, desafios financeiros ou de provas em seus cursos, e isso os fez retornar com ainda mais ânimo para mudar positivamente a localidade e a sociedade.

Juliana Grolli Lucca, de Campinas (SP), compartilhou com emoção o diálogo que teve com um veterano durante o almoço:

Ouvir a experiência de outra pessoa que viveu o que eu vivi, só que do outro lado, me marcou demais. Recentemente, passei por um momento de muito desafio com um diagnóstico de depressão e precisei pedir apoio aos meus pais. O veterano que estava na mesa durante o almoço contou a vivência dele com a filha, que passou por uma situação difícil. Ouvir de um pai aquilo que provavelmente ouviria da minha mãe, mexeu muito comigo e reforçou a minha gratidão pelo apoio da minha família. Acho que o diálogo com os veteranos nos aproxima da organização porque é um momento de acolhimento e de troca de experiência com pessoas que passaram pelas mesmas coisas que estamos passando. Depois desse final de semana, volto para casa com mais coragem e cheia de vontade de que outros jovens da minha comunidade possam ter essa oportunidade de fazer parte desta jornada que estamos construindo juntos.
Veja mais alguns depoimentos
Desafio dos 100 jovens por distrito dos representantes de Bauru rumo à próxima Reunião Nacional de Líderes

Juventude Soka do Brasil se reúne na quarta edição da Academia Índigo
Índigo Champions League — Uma competição entre as quatro edições da Academia Índigo

Inspirados na maior competição de futebol de clubes do mundo, os jovens lançaram uma competição humanística entre as quatro edições da Academia Índigo. Se você é de alguma edição ou conhece alguém, fique por dentro e faça parte deste movimento apoiando os jovens e os membros da sua localidade.

Objetivo: os jovens que estiveram em alguma edição da Academia Índigo devem incentivar os membros do seu bloco a participar do movimento de estudo do budismo e do Quiz do Departamento de Estudo do Budismo (DEB) que está disponível na Extranet.

Como funciona: a edição da Academia Índigo que tiver o maior número de participantes no Quiz será a campeã.

Como será contabilizado: todos os blocos dos participantes de uma mesma edição que responderem o Quiz serão contabilizados.

Até quando será contabilizado: a Índigo Champions League será contabilizada até 30 de setembro e o anúncio será feito no dia 4 de outubro.

Premiação: o bloco com mais participantes no Quiz será premiado e os membros da edição da Academia Índigo serão declarados campeões.

FAQ

Sou de uma edição da Academia Índigo, posso incentivar qualquer pessoa do meu bloco ou só os jovens? Qualquer pessoa que realizar o Quiz e for membro ou simpatizante cadastrado na Extranet será contabilizado.

Se tiver dificuldades no acesso à Extranet, com quem devo falar? Procure os líderes de comunidade ou distrito ou envie uma mensagem no atendimento da BSGI nos números (11) 96608-2406 ou 0800-116122.

O jovem que ainda não participou de uma Academia Índigo pode ajudar? Sim, a competição humanística Índigo Champions League é para os participantes das edições, porém, o Quiz da Extranet e o movimento d e estudo do budismo é para todos os membros ou simpatizantes cadastrados na Extranet. Esta é apenas uma iniciativa para incentivar a Juventude Soka no movimento de estudo do budismo.

Acesse:

Página do movimento de estudo budismo: https://extra2.bsgi.org.br/exame/KNyMb2E7Wv9Dqj1oQqlPawAO/ 

Página do Quiz: https://extra2.bsgi.org.br/exame/KNyMb2E7Wv9Dqj1oQqlPawAO/quiz/ 

Quer saber mais? Veja o que rolou

Sábado, 23 de setembro

Domingo, 24 de setembro

Nota:

1. A analogia “azul mais azul que o índigo” deriva de um texto do filósofo chinês Xunzi. O líquido extraído do índigo, ou anileira, não apresenta um azul tão intenso, que só é obtido mergulhando-se repetidamente o tecido na tinta até ganhar uma coloração mais forte do que a da seiva da própria planta. A analogia expressa o significado de aprofundar o aprendizado e o conhecimento por meio do estudo. Ela é citada na obra Grande Concentração e Discernimento, de Tiantai. Nichiren Daishonin frequentemente usava a analogia do índigo não apenas no contexto de se aprofundar na prática budista mas também de se desenvolver como sucessor (Brasil Seikyo, ed. 2.425, 30 jun. 2018, p. B1).

Fontes:

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/09/24/cge-registra-novo-recorde-de-temperatura-em-sao-paulo.ghtml. Acesso em: 25 set. 2023.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/09/23/sp-repete-maxima-de-sexta-e-registra-347oc-neste-sabado-a-maior-temperatura-do-ano.ghtml. Acesso em: 25 set. 2023.

No topo: Quarta turma da Academia Índigo Juventude Soka do Brasil (Itapevi, São Paulo, 23 set. 2023)

Fotos: Brasil Seikyo

Compartilhar nas