marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Jovens da SGI marcam presença em evento com 70 mil pessoas

O festival, realizado no Estádio Nacional de Tóquio, debateu sobre a abolição das armas nucleares e a superação da crise climática

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

28/03/2024

Jovens da SGI marcam presença em evento com 70 mil pessoas

No último dia 24, foi realizado no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, o Festival de Ações para o Futuro. O evento, organizado por diferentes sociedades civis de jovens que buscam soluções para os problemas globais, como as armas nucleares e a mudança climática, contou com a presença de 70 mil pessoas e foi transmitido para outras 500 mil.

Além de apresentações de músicas e danças, os participantes puderam conferir, na parte externa do estádio, estandes, exposições e vídeos com depoimentos de vítimas das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki.

Fora do estádio, foram instalados estandes, exposições e locais para fotos. Os jovens que vieram de todo o Japão fortaleceram a consciência e a solidariedade em prol da paz. Passe para o lado e veja mais fotos

O diretor do Centro de Informação das Nações Unidas, Kaoru Nemoto, e outros convidados participaram de debates sobre as armas nucleares e as mudanças climáticas. E o comitê executivo do festival divulgou uma declaração conjunta com base nos resultados da pesquisa Consciência dos Jovens, realizada com cerca de 120 mil pessoas.

O reitor da Universidade das Nações Unidas e subsecretário-geral das Nações Unidas, Tshilidzi Marwala, discursou sobre o tema. O secretário-geral adjunto das Nações Unidas para Assuntos da Juventude, Felipe Paullier, e a diretora-executiva da Campanha Internacional para Abolição das Armas Nucleares (ICAN), Melissa Parke, enviaram mensagens alusivas ao evento.

O presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, o diretor-geral Shigeo Hasegawa e a coordenadora da Divisão Feminina Kimiko Nagaishi visitaram o festival acompanhados de outros convidados.

O Festival de Ações para o Futuro foi realizado em cooperação com diversas entidades. Rumo ao desenvolvimento sustentável, os jovens expandem a solidariedade transcendendo as diferenças. Passe para o lado e aprecie as fotos

Cerca de 120 mil pessoas participam da pesquisa Consciência dos Jovens

No festival, foi divulgado o resultado da pesquisa Consciência dos Jovens, realizada entre 20 de novembro de 2023 e 29 de fevereiro de 2024 com 119.925 pessoas de até 40 anos residentes no Japão.

Eles responderam sobre mudança climática, armas nucleares, juventude, estrutura social e a Organização das Nações Unidas (ONU).

A pergunta “Deseja contribuir para melhorar a sociedade?” foi respondida positivamente por mais de 90% dos entrevistados.

Sobre a questão “Acha que as armas nucleares são necessárias?”, 80% disseram não.

Quanto à importância da ONU, mais de 80% responderam que a instituição é necessária.

Proposta de criação do Conselho da Juventude e do Comitê de Reforma do Conselho de Segurança é apresentada

Com base nos resultados da pesquisa Consciência dos Jovens, os organizadores do festival apresentaram uma declaração conjunta na qual pretendem contribuir para as discussões da Cúpula do Futuro da ONU, que será realizada em setembro de 2024.

A proposta está estruturada em quatro pilares:

  •  Para superar a crise climática, propõe limitar o aumento da temperatura média global em 1,5°C em comparação aos níveis pré-industriais, conforme estabelecido no Acordo de Paris (2016); reduzir a emissão de gases de efeito estufa pelos países membros das Nações Unidas; triplicar a capacidade instalada de energia renovável e duplicar a taxa de melhoria da eficiência energética. Além disso, sob a perspectiva da justiça climática, o documento faz um apelo para o apoio imediato e adequado às comunidades e aos cidadãos afetados pela crise climática.
  •  Para concretizar um mundo sem armas nucleares, recomenda o aumento no número de países signatários para ratificar o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares; pede a participação do governo japonês como observador na 3ª Conferência das Partes e solicita a mais breve realização da 4ª Assembleia Geral sobre Desarmamento Nuclear nas Nações Unidas para promover a educação sobre o desarmamento nuclear e compartilhar e transmitir as experiências das vítimas de armas nucleares.
  •  Para incentivar a participação dos jovens no processo de tomada de decisões, indica a criação de conselhos juvenis em âmbito nacional e local para coletar e discutir opiniões e estabelecer processos equilibrados em termos de gênero. Além disso, sugere a criação de um Fundo da Juventude para que as entidades dos jovens possam promover suas atividades de forma sustentável.
  •  Por último, o documento invoca a criação de um Conselho da Juventude em torno do Escritório da Juventude das Nações Unidas a fim de transmitir as vozes dos jovens à comunidade internacional e a criação de um novo Comitê de Reforma do Conselho de Segurança em torno do secretário-geral das Nações Unidas.

Fonte: Texto traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun de 25 de março de 2024.

No topo: Festival de Ações para o Futuro reúne cerca de 70 mil pessoas no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão. Os jovens são os protagonistas da mudança da época, da resignação para o desafio, da lamentação para a esperança. Num mundo em que se aprofunda o caos, com armas nucleares e mudanças climáticas, os jovens decidem juntos tomar ações próximas de cada um para abrir o futuro (Tóquio, 24 mar. 2024)

Fotos: Seikyo Press

Compartilhar nas