marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Curso de Aprimoramento da Primavera da SGI

Representantes de 17 países, incluindo o Brasil, participam da Convenção Mundial de Kansai

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

17/04/2024

Curso de Aprimoramento da Primavera da SGI

Os 24 integrantes da BSGI chegaram no Japão e foram saudados pelas flores de cerejeiras. Na manhã do dia 12, o grupo partiu de trem rumo ao Auditório do Grande Juramento, onde renovaram o juramento de luta conjunta eterna com o Mestre. À tarde, visitaram a Universidade Soka e foram recepcionados pelos estudantes brasileiros.

No dia 13, participaram da 2ª Reunião Nacional de Líderes, no Auditório de Kansai, com outras 1.800 pessoas, dentre as quais 128 membros de 17 países. Ao final da atividade, a orquestra tocou diversas músicas, dentre elas, Aquarela do Brasil, o que deixou os brasileiros emocionados.

Já no dia 14, sob um céu límpido, assim como descrito na canção de Kansai, Josho no Sora (Céu de Contínuas Vitórias), após o intercâmbio com integrantes da Divisão dos Estudantes e membros de Osaka, no Centro Cultural de Kansai, o grupo participou da aguardada Convenção Mundial de Kansai. Eles também visitaram o Memorial dos Três Mestres e o Centro Cívico de Osaka, em Nakanoshima, conhecido por inúmeras batalhas e vitórias na história do kosen-rufu da localidade.

No quinto dia, os 24 integrantes se dividiram em três grupos para visitações e reuniões no Centro Mundial Seikyo, na sede da SGI e no Memorial dos Três Mestres. À tarde, eles se reuniram para dialogar com o Sr. Harada e Sr. Morinaka, respectivamente, coordenador e coordenador-geral do Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da Soka Gakkai, e com o Sr. Hirotsugu Terasaki, vice-presidente da Soka Gakkai.

No último dia, a programação dos integrantes foi dividida em reuniões, diálogos por divisão e orientação em torno do presidente Minoru Harada. O curso de aprimoramento encerrou com a visita ao prédio do Seikyo Shimbun.

Veja a seguir a notícia publicada no Seikyo Shimbun de 14 de abril de 2024

“Sejam bem-vindos ao Josho Kansai (Kansai de Contínuas Vitórias)!”.

No dia 14 de abril, foi realizada a Convenção Mundial de Kansai em sete centros culturais das sete províncias da região de Kansai. Nessa oportunidade, os membros das localidades puderam estreitar os laços de amizade com companheiros de 17 países e territórios que foram ao Japão para o Curso de Aprimoramento da Primavera da SGI.

Os amigos do Brasil participaram da reunião em Osaka, enquanto os companheiros da Índia e de Singapura, em Hyogo; da Europa, em Quioto; da África, em Nara; da Coreia do Sul, em Wakayama; de Hong Kong, em Shiga; e do Canadá e Oceania, em Fukui.

Na manhã do mesmo dia, os membros do exterior dirigiram-se ao Centro Cívico de Osaka, em Nakanoshima. Nesse local, no dia 17 de julho de 1957, foi realizado o Grande Encontro de Osaka para protestar contra a prisão injusta de Ikeda sensei.

Relembrando o vigoroso rugido do leão de Ikeda sensei ao ser libertado da prisão — “Aquele que mantiver a prática budista e o Gohonzon até o fim vencerá infalivelmente”1 — e que se tornou o ponto primordial da “Kansai invencível e de contínuas vitórias”, os participantes renovaram o juramento seigan em prol do kosen-rufu mundial.

Em seguida, os intercambistas se dividiram e se dirigiram para os centros culturais de cada província. No Auditório Memorial Ikeda de Kansai, na cidade de Osaka, os membros de Osaka receberam entusiasticamente os companheiros do Brasil com a canção Saudação a Sensei.

Na sequência, a apresentação de samba pela Orquestra Sinfônica do Século 21 de Kansai elevou o entusiasmo no local. Dando continuidade, a dupla de comediantes japoneses Hideoyoshi Higuchi e Shiro Maeda relataram sua experiência na prática da fé. Mário Márcio Leite da Silva e Renata Santoro Nakamatsu, do Brasil, falaram sobre a comprovação da fé tendo a ligação com Ikeda sensei no coração.

Os companheiros do Brasil entoaram a canção de Kansai, Josho no Sora (Céu de Contínuas Vitórias) em japonês junto com os participantes. Na reunião, o coordenador-geral, Sr. Kumaya, a coordenadora da Divisão das Mulheres, Sra. Matsubara, de Osaka, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, e o coordenador de Kansai, Sr. Yamauchi, proferiram seus cumprimentos.

Assista aos momentos marcantes do Curso de Aprimoramento da Primavera da SGI:

play e veja como foi a participação do Brasil na Convenção Mundial de Kansai:

Veja outras notícias sobre este grupo aqui.

No topo: Seikyo Press

Nota:
1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2021, p. 48.

Compartilhar nas