Notícias
BM
Dia 3 de maio: o ponto primordial de mestre e discípulo
Redação
03/05/2024
Juramento, o levantar do discípulo, Dia das Mães Soka — esses são alguns dos significados do dia 3 de maio dentro da Soka Gakkai.
No dia 3 de maio de 1951, após o fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, falecer no cárcere por defender suas crenças, Josei Toda, seu fiel discípulo, assumiu a presidência da Soka Gakkai. Ele determinou reconstruir a organização e honrar a existência do seu mestre.
Sucedendo o nobre ideal, Daisaku Ikeda assumiu a terceira presidência da organização em 3 de maio de 1960 com o juramento de cumprir o legado do seu mestre.
Durante este tempo em que esteve como terceiro presidente, Daisaku Ikeda estabeleceu, em 1988, que o dia 3 de maio seria o Dia das Mães da Soka Gakkai. Sua intenção era louvar os esforços das integrantes da Divisão Feminina (DF).
No Brasil, em 3 de maio de 2009, houve o levantar dos discípulos no Ginásio do Ibirapuera. A inesquecível convenção, realizada há 15 anos, ficou marcada no coração dos membros.
Para saber mais sobre a data, dê play no vídeo:
Leia mais sobre a data no Brasil Seikyo ed. 2.657: Três de maio de ardente esperança
Teste seu conhecimento sobre a convenção de 2009 com o vídeo quiz da RDez ed. 269: Grupo Justiça Soka da Unicidade de Mestre e Discípulo
Leia o poema enviado pelo presidente Ikeda em comemoração ao 3 de maio de 2019: Brilhe com todo esplendor, nosso 3 de maio!
No topo: Jovem Daisaku Ikeda observa o retrato de seu mestre, Josei Toda, ao se aproximar do palco da cerimônia de posse como terceiro presidente da Soka Gakkai (Japão, 3 de maio de 1960). Foto: Seikyo Press
Compartilhar nas