Notícias
BM
Info da Vitória #2
#02 - Segunda-feira, 6 de maio de 2024 Faltam 20 dias para a Convenção da Juventude Soka!
Redação
06/05/2024
Jovens que se desafiam e vencem!
No Guia para a Vitória de janeiro, que tem como tema a determinação, consta:
A questão está em ter a determinação de fazer tudo o que tiver de ser feito independentemente das circunstâncias. Haja o que houver, jamais retroceda nesse intento. Quando as pessoas se encontram em circunstâncias difíceis, têm a tendência de desistir de tudo e pensar que a situação é irremediável antes mesmo de uma ação concreta.
Isso é o mesmo que declarar a derrota antes de iniciar a batalha, e nisso reside a causa do fracasso. O mais importante é determinar que fará o melhor, no trabalho e nas atividades, criando tempo para recitar daimoku com seriedade para fortalecer a energia vital e a sabedoria para resolver a situação. (Nova Revolução Humana, v. 4, p. 132)
Desafio de daimoku
No dia 1° de maio, jovens de todo o Brasil se uniram em uma corrente de 10 horas de daimoku pela saúde e pela vitória de todos os membros, para o sucesso da Convenção Comemorativa da Juventude Soka e para a consolidação dos 100 jovens humanistas em todos os distritos!
De norte a sul do país, todas as divisões se juntaram para esse desafio em suas residências, nas sedes regionais e no complexo da BSGI em São Paulo. Aliás, foi ali, na sala Shitei (mestre e discípulo), em que está consagrado o Joju Gohonzon para o desenvolvimento do kosen-rufu da América do Sul, que aconteceu o daimoku que foi transmitido para os integrantes das comissões. Confira as fotos.
Mas o desafio NÃO PARA!
Todos os dias, os integrantes das comissões realizam uma corrente de daimoku e você pode fazer parte dela em seu lar. Anote aí!
HORÁRIOS:
Manhã: 5h às 9h
Noite: 21h às 0h
Registre seu daimoku e acompanhe o avanço na Extranet: https://extra2.bsgi.org.br/usuario/v2/grafico/home/
Ensaios para a Convenção
Os ensaios estão a todo vapor! Sem poupar esforços, Estudantes, jovens e pais estão se dedicando ao máximo para participar e apoiar os filhos nos ensaios para a convenção do dia 26 de maio. Ensaios para a Convenção Para sentirmos um pouquinho do desafio que os jovens e os familiares vêm enfrentando nos finais de semana, apresentamos a Manuela Valentina Rubbo Oliveira, de 8 anos, que mora em Ilhabela (Coordenadoria CLP). Ela vai se apresentar pela Divisão dos Estudantes.
Quando perguntamos como foi para ela chegar no primeiro ensaio realizado no Centro Cultural Campestre, em Itapevi (SP), Manu respondeu:
Foi muito desafiador! Primeiro, eu e minha mãe fomos para a balsa e, depois, pedimos um aplicativo de caronas para irmos até São José dos Campos. Chegamos entre 1h e 2h da manhã. De lá, fomos para um hotel e dormimos umas 4 horinhas, nos trocamos, tomamos café e nos arrumamos. Daí, a Amanda, uma amiga, nos deu carona até o Centro Cultural de São José dos Campos e, de lá, fomos ao CCCamp. Eu fui dormindo, óbvio (risos). Assim que chegamos, minha mãe se emocionou e eu puder ver a escultura do sensei. Na outra vez que estivemos lá, eu era bem pequena. Gostei bastante do ensaio.
Qual é a sua decisão?
Não quero faltar a nenhum ensaio, mesmo sendo longe.
Qual é o seu sonho?
Quero ser cantora e dançarina.
***
Se a Manu se esforçar assim para ser cantora e dançarina, como tem feito nos ensaios para a convenção, com certeza, ela conseguirá, não é mesmo?
Já o Rafael Diniz, da CGSP, de 24 anos, compartilhou suas vitórias pessoais e a decisão de ter muitos colegas do seu grupo participando da convenção.
Conta pra gente um pouco das suas vitórias, Rafa!
Eu me chamo Rafael Cardoso Diniz, tenho 24 anos e faço parte da terceira geração de praticantes da minha família. Ingressei no Taiyo Ongakutai, quando tinha 7 anos, graças aos incentivos das minhas irmãs, que faziam parte da Kotekitai, e do Fernando Bernardo, meu atual taityo da CGSP. Quando atuei na Divisão dos Estudantes, tive a oportunidade de participar de algumas academias, festivais e convenções, dentre elas, a que aconteceu no dia 3 de maio de 2009.
Era uma luta enorme para minha família, pois eu e minhas duas irmãs fomos selecionados para nos apresentar. Nossos pais não poupavam esforços para que não faltássemos a nenhum ensaio.
Um dos momentos que mais me recordo é o de entrarmos correndo no Ginásio do Ibirapuera e ver aquele mar de jovens. Aquelas palmas aqueceram meu coração!
Não tem como esquecer também a ligação telefônica que recebemos do secretário de Ikeda sensei para nos dizer que o Mestre estava assistindo à atividade. Jamais esquecerei do meu eterno juramento feito naquele dia! Desde então, tive a oportunidade de ser campeão nos concursos estaduais e nacionais com o Taiyo Ongakutai.
Fui aprovado para cursar o ensino médio técnico no Instituto Federal de Cubatão e passei em 3º lugar no concurso para ser jovem aprendiz na Sabesp. Paralelamente, eu me esforçava na prática da fé.
Lembro-me que foi um período de muitos aprendizados e passei a sentir o espírito de propagar o budismo. Foi quando, aos 16 anos, realizei meu primeiro shakubuku.
No último ano do ensino médio (2018), fazia estágio à tarde e cursinho pré-vestibular à noite. Saía às 6h da manhã de casa e só retornava às 23h. Como responsável de distrito e do núcleo Praia Grande do Taiyo Ongakutai, conseguia participar das atividades e dos ensaios somente nos finais de semana.
Foram anos de intenso desafio no estudo e no trabalho também. Em 2020, aos 20 anos, fui aprovado nos dois concursos em excelentes colocações.
Ano passado, meu trabalho de conclusão de curso foi aprovado e passei em 3º lugar num concurso público no Guarujá. E para fechar com chave de ouro, porque o avanço sempre vem com novos desafios, assumi como responsável do Taiyo Ongakutai da Sub Imigrantes, grupo que tanto amo e que me forja a cada dia.
Para 2024, decidi que me dedicaria 100% em todas as áreas da minha vida. Logo fui selecionado para participar do programa Jovens Embaixadores do Clima, organizado pela prefeitura de Santos com especialistas na Agenda 2030.
Em maio, apresentaremos propostas para a cidade baseadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Aliado a isso, fui aprovado no programa de iniciação científica da minha faculdade. Para tornar meu ano ainda mais especial, no início de 2024, assumi como responsável da Divisão Masculina de Jovens da RM Santos e conseguimos vencer na luta dos 100 jovens por distrito em apenas dois meses!
E junto com a notícia de que havia sido selecionado para tocar na Convenção Comemorativa da Juventude Soka, determinei que o maior número de membros do Taiyo Ongakutai pudesse participar, seja tocando ou assistindo à atividade.
Foi então que recebi a alegre mensagem de que 27 integrantes do Taiyo Ongakutai da Sub Imigrantes foram selecionados para se apresentar na convenção. Agora, estamos com cerca de 50 jovens da Sub Imigrantes participando dos ensaios!
***
Parabéns, Rafa! Realmente, os desafios sempre chegam juntos, mas quando encaramos como missão, vencemos tudo! Estamos ansiosos para assistir aos 50 jovens da Sub Imigrantes.
E você, tem vitórias para compartilhar?
Queremos saber! Acesse o link e responda quantas vezes quiser: https://forms.gle/ifopqqvvqYJSnHZH6
Termômetro 100% dos distritos 100
Estamos a 194 distritos para completar os 1250 distritos vitoriosos no 100!
Compartilhar nas