Notícias
BM
Presidente Harada se encontra com papa Francisco
No Vaticano, centro da Igreja Católica
Redação
14/05/2024
Traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun de 11 de maio de 2024
Presidente Minoru Harada dialoga com papa Francisco (Palácio Apostólico do Vaticano). ©Vatican Media
[Vaticano]
Na manhã do dia 10 [de maio de 2024] (horário local), o presidente Harada se encontrou com o papa Francisco, da Igreja Católica Romana, no Palácio Apostólico, localizado na cidade-Estado do Vaticano.
O papa Francisco, o 266º papa, tomou posse em 2013 e, no ano passado [2023], celebrou seu 10º aniversário de papado. Nascido na Argentina, é o primeiro papa com origem na América do Sul.
O pontífice está ativamente envolvido na resolução de conflitos bélicos e de crises ambientais, como também no diálogo inter-religioso, além de dedicar esforços para a reforma da Igreja. Em 2019, tornou-se o primeiro papa da história a visitar a península arábica. No mesmo ano, viajou para o Japão pela primeira vez, após 38 anos desde que um papa esteve no país, e visitou Hiroshima, Nagasaki e outros lugares.
Quanto à Soka Gakkai Internacional (SGI), o vice-presidente da organização, Hiromasa Ikeda, encontrou-se com o papa em 2017, quando visitou o Vaticano como participante de uma conferência internacional que visualiza um mundo livre de armas nucleares. No ano passado [2023], por ocasião do falecimento do presidente Daisaku Ikeda, as condolências do papa foram enviadas por intermédio da SGI-Itália. Na mensagem, o papa afirmou: “Registro a memória e os agradecimentos pelos atos de bondade realizados pelo Sr. Ikeda durante a sua longa existência, em especial, seus esforços em prol da paz e da promoção do diálogo inter-religioso”.
No início do encontro, o presidente Harada expressou sua gratidão pela oportunidade. O papa sorriu e apertou suas mãos, dizendo: “Estava a sua espera”.
Quando o presidente Harada declarou que “Nos tempos atuais de muita turbulência, como uma religião que aspira à paz, desejo que possamos superar as diferenças e trabalhar juntos com base no amor humano”, o papa respondeu: “Isso é extremamente maravilhoso”.
Em seguida, o presidente Harada transmitiu os agradecimentos da família Ikeda pelas palavras de condolências do líder religioso a Ikeda sensei. O papa manifestou uma educada resposta.
O presidente Harada observou que, sob a liderança de Ikeda sensei, a Soka Gakkai vem trabalhando em prol da abolição das armas nucleares há mais de meio século, e hoje, a Soka Gakkai Internacional (SGI) e a Campanha Internacional pela Abolição das Armas Nucleares (Ican) são parceiras. Além disso, mencionou o fato de Ikeda sensei ter apresentado, em 2023, a proposta da não iniciativa do uso de armas nucleares. Com palavras fortes, o papa criticou o uso de armas nucleares e elogiou os esforços da Soka Gakkai, dizendo: “São maravilhosos. Eu concordo com eles”.
Quando o presidente Harada afirmou que a Soka Gakkai desenvolve um movimento pela paz, cujo espírito básico é a passagem inicial do romance Revolução Humana, de autoria do presidente Ikeda, que diz “Não há ato mais bárbaro do que a guerra! Não existe um fato mais trágico do que a guerra!”, o papa expressou: “É importante. Concordo com isso. Tenho a mesma opinião”.
O diálogo amigável, repleto do espírito de trabalho conjunto para um futuro de paz, durou cerca de trinta minutos.
Diálogo com o cardeal Mauro Gambetti
[Roma]
Na sequência do encontro com o papa Francisco, o presidente Minoru Harada se encontrou, no dia 10 [de maio de 2024] com o cardeal Mauro Gambetti, na cidade de Roma. A coordenadora da Divisão das Mulheres, Kimiko Nagaishi, e o diretor do movimento pela paz da SGI, Hirotsugu Terasaki, também participaram do encontro.
Como presidente da Fundação Fratteli tutti, criada em 2021, o cardeal vem se empenhando na promoção das artes, como também no estímulo ao diálogo entre etnias, culturas e religiões.
O nome dessa fundação foi baseado no trecho da encíclica (carta dirigida pelo papa aos fiéis expressando importantes direcionamentos) do papa Francisco de 2020, “Fratteli tutti” (Todos os meus irmãos).
O presidente Harada compartilhou o seguinte fato histórico. Apesar de já ter sido definido o encontro de Ikeda sensei, que sempre se empenhou no diálogo inter-religioso pelo bem da paz, com o papa, no ano de 1975, não ocorreu devido a interferências de caráter dogmático do clero da Nichiren Shoshu. O presidente Harada mencionou então que o dia de hoje [10 de maio de 2024] se tornou histórico por ter sido concretizado o encontro com o papa conforme a vontade de Ikeda sensei.
Citando o princípio do respeito pela dignidade da vida indicado na encíclica, o presidente Harada explicou o princípio budista da “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”, que valoriza a individualidade, acreditando na natureza de buda inerente à vida dos seres humanos. Expressou que esse princípio é comum a ambas as crenças, e que desejava trabalhar juntos em prol da paz.
O cardeal enfatizou que sentia haver um profundo amor humano na Soka Gakkai. Afirmou que o homem deveria ir além do poder secular de autoridade e de economia, e recuperar a sua natureza humana, o “belo” que cada pessoa possui inerentemente. Ele apresentou, ainda, os três pilares da fundação: “conhecer-se mutuamente por meio do diálogo”, “educação” e “arte”. E afirmou que deseja manter cooperação no intercâmbio da cultura e da educação, e, ao mesmo tempo, promover juntos o diálogo inter-religioso.
No topo: Papa Francisco da Igreja Católica Romana e presidente Minoru Harada trocam apertos de mão (Palácio Apostólico do Vaticano)
Fotos: ©Vatican Media
Compartilhar nas