Notícias
BM
Info da Vitória #5
#05 - Quarta-feira, 15 de maio de 2024 Faltam 10 dias para a Convenção da Juventude Soka!
16/05/2024
Você piscou, e…
Faltam dez dias para a nossa tão aguardada Convenção!
Como estão os preparativos no seu distrito? Independentemente se você irá participar ou não presencialmente, atuar na localidade ou organizar a transmissão, o sentimento deve ser de decisão, seja para atingir um objetivo ou desafiar as circunstâncias, a fim de chegar vitorioso(a) no dia 26!
Ikeda sensei manda a letra:
"A questão está em ter a determinação de fazer tudo o que tiver de ser feito independentemente das circunstâncias. Haja o que houver, jamais retroceda nesse intento. Quando as pessoas se encontram em circunstâncias difíceis, têm a tendência de desistir de tudo e pensar que a situação é irremediável antes mesmo de uma ação concreta. Isso é o mesmo que declarar a derrota antes de iniciar a batalha, e nisso reside a causa do fracasso. O mais importante é determinar que fará o melhor, no trabalho e nas atividades, criando tempo para recitar daimoku com seriedade para fortalecer a energia vital e a sabedoria para resolver a situação"
(Nova Revolução Humana, v. 4, p. 132)
Vamos aproveitar essa pegada para relembrar três pontos-chave que vão determinar nossa vitória até o dia 26:
1) Desafio pessoal de daimoku
(visando o total sucesso da Convenção e para a saúde e segurança de todos os membros envolvidos).
Lembrando que nossa corrente nacional de daimoku continua acontecendo todos os dias:
2) Movimento 100 jovens humanistas em cada distrito
Faltam apenas 67 distritos, ou seja, cerca de 6% de toda a BSGI para bradarmos juntos esta vitória!
Se o seu distrito já atingiu os 100 jovens, o que acha de envolvê-los em diálogos visando o comparecimento deles na transmissão da Convenção nas localidades?
3) Meu objetivo pessoal
(aquela questão, angústia ou sofrimento que você quer ver transformado, ou objetivo a ser concretizado até dia 26, para chegar no Ginásio com o coração pleno da vitória)
Sabemos que não é fácil
Para inspirá-lo(a) nesta jornada, trouxemos dois relatos superespeciais de jovens que, como vocês, estão desafiando as circunstâncias sendo fiéis a si mesmos.
Vamos começar com o Eduardo de Abreu Diogo, da RM Mogiana (CLP). Sua manifestação durante a reunião de encerramento no CCCamp, no ensaio do dia 4 de maio, nos tocou muito. Nessa ocasião, ele compartilhou que trabalha como palhaço e a vitória dele está relacionada a isso, pois, pela primeira vez, realizou uma apresentação fora da sua cidade natal. O fato de conseguir participar dos ensaios, paralelamente a isso, também representa uma grande conquista para ele.
E para abrilhantar ainda mais suas palavras, Eduardo comentou que, uma semana antes, o distrito dele alcançou a marca dos 100 jovens.
De um ano para cá, Edu tem buscado evoluir: está fazendo um curso de arte educação (como ensinar vertentes artísticas para outras pessoas) e, desde 2023, tem se dedicado a conhecer um pouco mais da arte da palhaçaria. A princípio, não achou que seria seu caminho, mas, este ano, ele e um amigo decidiram seguir a carreira de palhaço.
Parabéns, companheiros do Distrito Mogi-Mirim!
Seu desafio é conciliar o trabalho e os ensaios. Por vezes, aparecem dúvidas: "E agora, falto no ensaio para trabalhar ou deixo o trabalho para depois?". Mas Edu sente que está fazendo as melhores escolhas e se desenvolvendo nos ensaios para a apresentação do dia 26. Além disso, ele segue forte na decisão de tocar o coração de todas as pessoas, principalmente aquelas que estão afastadas da prática da fé.
Edu, com seus esforços, com certeza, você tocará o coração de todos!
Muitos de nós se identificaram com o relato do Edu, principalmente, sobre ter sabedoria para fazer as melhores escolhas sem arrependimentos.
Na juventude, um dos grandes desafios é justamente esse: conciliar as demandas da realidade com nossos sonhos e objetivos.
Quem viveu isso na pele foi Raisa Cantador de Moura, da CRE Paraná (CGRE). Em 2019, Raisa realizou o sonho de conhecer a Itália. Nessa ocasião, ela escreveu uma carta para a cerejeira que a recebeu no dia 3 de maio de 2019, no Centro Cultural de Florença, relembrando o quão especial havia sido o 3 de maio de 2009 no Brasil — apesar de ela própria não ter conseguido participar.
Anos depois, em maio de 2024, Raisa está na equipe de apresentação da Convenção e, ao mesmo tempo, enfrenta uma dura batalha: a depressão após a perda de seus pais. Em meio a essa condição, ela está se desafiando para se desenvolver e nutrir seus sonhos.
Ela mora em Curitiba (PR) e, há dois anos, entrou para o grupo Taiga. Desde que a localidade dela iniciou a luta para a Convenção, ela se comprometeu a fazer daimoku todos os dias, o que tem sido uma grande vitória, pois não fazia desde antes da pandemia
Recentemente, Raisa venceu na recitação de 10 horas de daimoku! Parabéns, diva!
Ela compartilha:
"Nesse período, várias coisas movimentaram a minha vida e me levaram a encarar o que eu estava evitando ver: a minha falta de coragem para realizar meus sonhos e viver, com todas as letras. Desde que percebi isso, intensifiquei o daimoku para superar essa barreira interna e acreditar no meu potencial."
A partir da energia vital do daimoku, ela também se desafiou em pontos-chave da sua vida:
-Iniciar uma pós-graduação para trabalhar na área da cultura (em museus e espaços culturais), para transmitir esperança para a sociedade;
-Concretizar 5 shakubuku este ano com a determinação de que essas pessoas tenham a fé como ponto de transformação de suas vidas;
-Ir semanalmente aos ensaios do grupo de dança Taiga para aprender a coreografia que vai apresentar na Convenção Comemorativa da Juventude Soka Esperança do Mundo.
Vocês não fazem ideia de quão extraordinária é a força que carregam dentro de sua vida. Começarão a percebê-la no momento em que começarem a desafiar os seus sonhos. Não há aventura mais emocionante e estimulante do que essa. (p. 63)
Essa é uma frase do livro Vozes para um Futuro Brilhante (diálogo do Ikeda sensei com representantes da Divisão dos Estudantes) que Raisa gosta muito. É inspiradora, mesmo!
O que acha de aproveitar que estamos a dez dias da Convenção para registrar a sua decisão também?
Vale lembrar que a nossa Convenção será transmitida para todo o Brasil a partir das 9h da manhã de domingo, dia 26. Vamos nos preparar e incentivar a organização de base para realizar uma movimentação especial até esse dia.
Gostou das dicas? Vai ter mais: agora, os nossos #Infos da Vitória sairão com frequência ainda maior. Então, fique de olho e até amanhã!
Compartilhar nas