marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Instituto Soka Amazônia leva exposição Sementes da Esperança e Ação à cidade que sediará a COP-30

A mostra inspira os visitantes a tornar realidade os ODS

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

13/06/2024

Instituto Soka Amazônia leva exposição Sementes da Esperança e Ação à cidade que sediará a COP-30

Atendendo ao convite da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), o Instituto Soka Amazônia (ISA) inaugurou pela primeira vez na capital paraense a exposição Sementes da Esperança e Ação: Transformando os ODS em Realidade.

A abertura aconteceu na sede da Seduc, no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e contou com a presença do secretário estadual de educação, Rossieli Soares, do presidente e do vice-presidente do Instituto Soka Amazônia, Luciano Gonçalves e Milton Fujiyoshi, respectivamente, e do presidente da BSGI, Miguel Shiratori.

A iniciativa foi elogiada pela diretora-executiva da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela, que considerou essa uma importante oportunidade para sensibilizar, inspirar e engajar a população sobre o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na mensagem enviada para ocasião, a executiva deixou um convite aos visitantes: “Que tal esta geração ficar conhecida por ter tomado consciência e começado a cuidar do planeta?”

Para Milton Fujiyoshi, levar a exposição a Belém, cidade que sediará a COP-30 em novembro de 2025, é de grande significado. Segundo ele, além de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a exposição contribui para o fortalecimento de ações de educação ambiental e o debate sobre mudanças climáticas. “O objetivo da mostra é levar os visitantes à reflexão e à ação e transmitir a mensagem da coexistência harmônica entre o ser humano e a natureza para o estabelecimento do real desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Passe para o lado e veja mais fotos

A mostra Sementes da Esperança e Ação, uma produção da Soka Gakkai e da Carta da Terra Internacional, já foi vista por mais de 1,5 milhão de pessoas em diferentes países e apresenta, por meio de exemplos de cidadãos comuns, o potencial de cada indivíduo para tornar os ODS uma realidade.

A exposição ficará aberta para visitação pública até o dia 16 de junho, tanto na Seduc quanto no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará, e será exibida nos dias 18 e 19 de junho para os participantes do Youth 20 (Y20), grupo oficial de engajamento das juventudes do G20, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Ações em Manaus

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no último dia 5, o Instituto Soka Amazônia promoveu uma série de ações em diversos segmentos da sociedade, como a participação na 3ª Mostra Sustentável Manaus Verde; palestras e vivências sobre educação ambiental para colaboradores e gestores de empresas do polo industrial de Manaus (AM); trilhas educativas da Academia Ambiental para alunos da rede pública de ensino; plantio de árvores nativas em escolas da comunidade local e doação de mudas de árvores no evento Gomi Zero (Lixo Zero) promovida pela Câmara de Comércio Nipo-Brasileira em Manaus.

Compartilhar nas