marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

O brilho do humanismo na África Ocidental

Convenção comemorativa dos 40 anos do kosen-rufu de Togo conta com a participação de companheiros de Gana

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

20/06/2024

O brilho do humanismo na África Ocidental

A convenção comemorativa dos 40 anos do kosen-rufu de Togo foi realizada no dia 19 de maio de 2024 no Centro da Paz de Togo, localizado nas adjacências da capital Lomé. No evento, participaram também membros da Divisão dos Jovens do país vizinho, Gana, que avançam com a união de diferentes em corpo, unos em mente.

O ponto primordial do kosen-rufu de Togo remonta à primeira reunião de palestra, realizada em 1º de abril de 1984. Havia 20 pessoas, entre as quais, Ida Gbodossou, atual presidente do Conselho de Orientação de Togo e vice-presidente da SGI-Togo. Em agosto de 1985, foi fundada a primeira comunidade; em 1992, o distrito e, em 2000, a regional. Assim, a rede solidária se expandiu concretamente. Em 2016, foi inaugurado o Centro da Paz de Togo num local próximo ao Palácio Presidencial. Para a ocasião, Ikeda sensei enviou uma mensagem, na qual consta: “Contribuindo em prol do desenvolvimento da amada sociedade de Togo e pelo bem das pessoas, como bons munícipes e bons cidadãos, avancem fortalecendo ainda mais a rede solidária da paz, cultura e educação”. Desde então, fazendo do coração do Mestre o deles, os membros ampliaram na localidade o jardim florido da felicidade.

Na convenção, o diretor-geral apresentou a história do kosen-rufu de Togo e incentivou a todos para avançarem com a união da família Soka. A vice-presidente da SGI Togo, Ida Gbodossou, solicitou aos participantes que se desafiem com base na recitação de daimoku e com a disposição de que, como discípulo, agora é o momento de comprovar a vitória.

Em 2024, completam-se também os 40 anos da inauguração da sede de Gana, a primeira na África, que foi construída pelos membros com as próprias mãos. Com esse significado, a Divisão dos Jovens de Gana realizou o curso de aprimoramento no Centro da Paz de Togo no dia 18 de maio de 2024. Reuniram-se cerca de 40 pessoas. Desde a primeira visita da Sra. Ida a Gana já se passaram cerca de 40 anos. O kosen-rufu da África vem crescendo e chegou a época da realização do intercâmbio entre os países.

Passe para o lado e veja mais fotos

Benim avança com decisão renovada

Em Cotonou, maior cidade de Benin, um outro encontro foi realizado no dia 20 de maio de 2024. O responsável do distrito proferiu as palavras de cumprimento e o coordenador da Divisão dos Jovens expressou sua decisão. De Togo, participaram a vice-presidente da SGI Togo, Ida Gbodossou, e outros líderes. Os dois países, que vêm se desenvolvendo e incentivando-se harmoniosamente como se fossem irmãos, deram uma nova partida com os jovens na linha de frente.

O vídeo da Convenção de Togo pode ser visto no Instagram oficial da Soka Gakkai aqui.

Traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun de 13 de junho de 2024

No topo: Companheiros se reúnem radiantemente para celebrar os 40 anos do kosen-rufu de Togo. A reunião foi marcada por apresentações de corais e danças e pela cerimônia de concessão de Gohonzon (Centro da Paz de Togo, 19 maio 2024)

Foto: Seikyo Press

Compartilhar nas