marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Badalem altivamente o segundo ciclo de sete sinos da paz mundial

Jovens de 60 países e territórios participam da 3ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

04/07/2024

Badalem altivamente o segundo ciclo de sete sinos da paz mundial

Traduzido e adaptado do jornal Seikyo Shimbun de 30 de junho de 2024

O Auditório Memorial Toda de Tóquio, o palácio de mestre e discípulo, estava tomado de alegria e entusiasmo dos jovens do Japão e de outros 60 países e territórios.

Os retratos do primeiro presidente Tsunesaburo Makiguchi, do segundo presidente Josei Toda e o recém-instalado retrato do terceiro presidente, Daisaku Ikeda, pareciam observar, de forma carinhosa, a alegria dos jovens emergidos da terra de todo o mundo.

Os jovens discípulos Ikeda, com o espírito dos três mestres Soka, juraram se levantar resolutamente rumo à transformação do destino da humanidade e iniciaram o grande avanço para criar a paz no século 21!

Badalem altivamente o segundo ciclo de sete sinos da paz mundial

Os participantes dão boas-vindas aos amigos vindos da África (Sugamo, jun.2024)

Cerca de 70% dos membros da SGI que se reuniram nesta oportunidade participaram pela primeira vez de um Curso de Aprimoramento no Japão. Em cada uma dessas pessoas, há o drama do desafio da revolução humana.

Badalem altivamente o segundo ciclo de sete sinos da paz mundial

Os laços de mestre e discípulo são eternos! Com a filosofia da esperança no coração, companheiros da Divisão dos Jovens avançam em sólida união (Sugamo, jun. 2024)

O brasileiro Rodrigo Kato, responsável de RM pela DMJ, gravou profundamente, desde pequeno, o aspecto do juramento de mestre e discípulo assumido por seus pais. Em 2017, em meio à tristeza pelo falecimento de seu amado pai, Rodrigo se inspirou nos incentivos do Mestre e da família Soka. Perseverou com forte fé e, em 2019, conseguiu um emprego em um comércio em condições extremamente favoráveis, onde trabalha até hoje. Em janeiro de 2024, Rodrigo concretizou seu 13º shakubuku. “Eu nunca me encontrei com Ikeda sensei, mas a minha atual existência se deve ao Mestre. Sucedendo o caminho do kosen-rufu aberto por Ikeda sensei, vou atuar animadamente no palco da missão”, afirmou o brasileiro.

A coordenadora da DFJ da Indonésia, Raissa Valentine, converteu-se ao budismo em 2016 por ocasião de um familiar que estava doente. Orando seriamente pela recuperação, a jovem aprofundou sua convicção na prática da fé. Observando de perto o desenvolvimento de Raissa na organização, sua mãe e sua irmã mais novas decidiram se converter ao budismo. Posteriormente, com o desejo de estudar na Universidade Soka, ela ingressou no curso de mestrado em 2018. Atualmente, estuda psicologia em uma escola de pós-graduação em seu país. “Avançarei em união harmoniosa para que os membros consigam obter convicção na fé e percorrer a estrada da vida de vitórias e felicidade”, relatou Raissa.

Juntamente com os árduos esforços dos amigos da SGI, os membros do Japão também estão avançando vigorosamente pelo kosen-rufu. A Divisão Masculina de Jovens que, em junho, deu uma nova partida em cada localidade, dedica-se à expansão do shakubuku e ao aumento no número de participantes nas reuniões até julho, mês dos jovens.

As companheiras do Ikeda Kayo Kai, que também deram uma nova partida, vêm expandindo o diálogo com as amigas para a convenção da Divisão das Mulheres.

A Divisão dos Universitários veio aprimorando a sabedoria com base nos estudos e expandindo o relacionamento das pessoas com o budismo até o dia 30 de junho, data de fundação da divisão.

Na Reunião de Líderes, representantes da DUNI entoaram a canção da divisão, Shori-no-kanki (Alegria da Vitória), e relataram suas atividades.

Passe para o lado e veja mais fotos

As bandas Soka Renaissance Vanguard, do Ongakutai, e Soka Earendel, da Kotekitai, abrilhantaram a atividade.

Yuki Haibara, da Coordenadoria Geral de Wakayama, relatou sua experiência na prática da fé. A Coordenadora da DJ, Cipriani, e a Coordenadora dos Universitários, Suzuki, da SGI da Itália, relataram a confiança da sociedade conquistada por meio de contribuições sociais.

Cinco representantes de outros países relataram suas decisões e o coordenador da DMJ, Hideaki Yanashima, expressou seu desejo de expandir ainda mais a rede solidária da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial com a união dos jovens discípulos Ikeda.

O presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, falou sobre seu encontro com o Papa Francisco no mês de maio e que eles concordaram em relação da crença em prol da paz. O presidente Harada enfatizou que o desejo da Soka Gakkai é concretizar o ideal do novo ciclo de sete sinos indicado por Ikeda sensei em prol da paz mundial. Ele citou uma passagem dos escritos de Nichiren Daishonin: “As sementes do estado de buda germinam por meio da relação causal”.1 O presidente continuou dizendo que deseja que todos se encontrem com maior número de pessoas, relatem a sua revolução humana e seus esforços e que promovam um passo de avanço ainda nesta estação do ano. Ele ainda clamou a todos para abrir o século da paz e criar valores humanos sucessores que se levantam com a verdadeira fé e com o coração do Mestre.

Em seguida, foi exibido um vídeo do discurso do presidente Ikeda proferido no Gongyo pela Paz Mundial realizado em setembro de 2002.

Por fim, para expressar o corajoso juramento, todos entoaram a canção mundial da Divisão dos Jovens, Eternal Journey with Sensei (Eterna Jornada com Sensei).

No topo: Observados pelos retratos dos três primeiros presidentes, os eternos mestres do kosen-rufu, os representantes da Divisão dos Jovens de todo o mundo se reuniram e deram uma vigorosa partida rumo à expansão da rede solidária da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial na 3ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai (Sugamo, jun. 2024).

Fotos: Seikyo Press

Nota:
1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 385, 2017.

Compartilhar nas