marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Centro Cultural do Rio de Janeiro comemora 35 anos de fundação

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

08/08/2024

Centro Cultural do Rio de Janeiro comemora 35 anos de fundação

Passe para o lado e veja mais fotos

No dia 4 de agosto, os membros cariocas chegaram radiantes ao Centro Cultural do Rio de Janeiro para a comemoração dos 35 anos de fundação e foram recepcionados pelas canções da Soka Gakkai.

A atividade deu início com as palavras de abertura da Juventude Soka da CGERJ, que parabenizou os veteranos e citou trechos da mensagem enviada para a fundação do centro cultural. Após, todos assistiram a dois vídeos sobre a história do local e a visita do Mestre em 1993.

O ponto alto foi a leitura da mensagem enviada pelo presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, que ressaltou o quanto o “Rio é a terra de profunda relação de mestre e discípulo, imensamente amada e confiada por Ikeda senseie solicitou que “com orgulho altivo de ser o Rio de Contínuas Vitórias sempre com alegria, realizem um grande avanço, modelo de unicidade de mestre e discípulo”.

Luis Arcoverde e Wallace Moura, vice-coordenadores da CGERJ, falaram da importância de edificar cada distrito em prol do kosen-rufu e das perspectivas para a reforma do centro cultural. O auge da apresentação foi o anúncio do Memorial de Mestre e Discípulo.

Em suas palavras, Miguel Shiratori, presidente da BSGI, parabenizou a todos e comentou: Sensei cumpriu tudo que o seu mestre Josei Toda orientou e agora é a nossa vez de concretizar tudo que o Mestre sonhou”. Ele também compartilhou a diretriz de avançar 50 anos em 5 e tornar o Centro Cultural do Rio de Janeiro o grande castelo do kosen-rufu.

A atividade encerrou com a apresentação do Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra (NDO) e a regência da canção Navegando com Sensei com os líderes da DJ da coordenadoria e voluntários.

***

Mensagem enviada pelo presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada

Sinceros parabéns pelo 35º aniversário de inauguração do Centro Cultural do Rio de Janeiro, o “castelo da paz e da cultura”!

O Rio é a terra de profunda relação de mestre e discípulo, imensamente amada e confiada por Ikeda sensei. Nessa cidade, ele escreveu o posfácio do romance de doze volumes, intitulado Revolução Humana, no aniversário natalício do seu mestre, Josei Toda, no Centro Cultural do Rio, em fevereiro de 1993. Ikeda sensei promoveu uma confraternização com a família carioca, durante a qual, juntos, dançaram e cantaram, enviando assim incentivos a cada pessoa. Eu também estava presente nesse dia e jamais me esquecerei daquelas cenas.

Para se referir aos centros culturais da Gakkai, sensei constantemente citava este trecho dos escritos sagrados: “Pássaros que se aproximam do Monte Sumeru ganham um tom dourado” (WND, v. II, p. 671), e orientava: “Em torno deste centro cultural, que todos façam brilhar sua vida jovial e dourada, avançando cada vez mais em harmonia, alegria e em união de diferentes em corpo, unos em mente!”.

Por favor, com orgulho altivo de ser o Rio de Contínuas Vitórias sempre com alegria, realizem um grande avanço, modelo de unicidade de mestre e discípulo. Oro sinceramente pela boa saúde e felicidade de todos os preciosos membros da família Soka do Rio, bem como pela gloriosa vitória e pelo bem-estar e desenvolvimento do Rio.

Em 4 de agosto de 2024.

Minoru Harada,

presidente da Soka Gakkai

Compartilhar nas