marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Manifestar a força do espírito

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

10/08/2024

Manifestar a força do espírito

Estamos chegando ao final das Olimpíadas de Paris!

Recentemente, vimos a vitória de uma atleta que conquistou o coração dos brasileiros e a segunda medalha de ouro para o Brasil: Rebeca Andrade.

Após superar a favorita Simone Biles no solo da ginástica artística, Rebeca se tornou a maior medalhista olímpica da história do Brasil.1 Mas, para alcançar o pódio, ela enfrentou diversos desafios durante sua jornada, como uma cirurgia no pé e duas lesões no joelho que quase a fizeram desistir. Foram os incentivos da mãe, dos familiares e da equipe técnica que deram coragem à jovem.2

No mesmo dia, um pouco antes de competir no solo, Rebeca participou em outra modalidade da ginástica artística, a trave, e ficou em quarto lugar. Numa entrevista, a atleta afirmou que a derrota não a frustrou, pelo contrário, que a ajudou a ficar confiante para o solo.3

Manifestar a força do espírito

Rebeca Andrade posando em frente aos anéis olímpicos

Na série Heróis que superaram adversidades, que será publicada na Terceira Civilização de setembro, o presidente Ikeda aborda a força do espírito dos atletas nos jogos olímpicos e explica que essa mesma força se aplica ao kosen-rufu e à vida. “O poder da fé é fundamental. É o grande poder do espírito que permite conquistar a coroa de louros da vitória para a própria vida e para o kosen-rufu".

Hoje, Rebeca Andrade se tornou símbolo de perseverança e inspiração para diversas pessoas. Como resultado, mais de duas mil pessoas procuraram por vagas no Instituto Hypólito, um centro de ginástica artística.4 Isso mostra como a vitória de um jovem incentiva os outros. Sobre isso, Ikeda sensei afirmou:

Tudo é decidido por meio da luta de um jovem. A vitória de um cidadão comum do povo pode mudar tudo. Não importando o que aconteça, seja na sociedade, no cotidiano ou na realidade da vida, continue correndo com vigor e entusiasmo como corredor líder. É dessa forma que nasce a nova vitória da nossa Gakkai. Nascem a glória e a esperança. O som do retorno triunfante ressoa infinitamente.

Inspirados nas orientações do Mestre e no exemplo de Rebeca, vamos perseverar em nossos esforços e manifestar a força do espírito no cotidiano e conquistar vitórias gloriosas!

Para adquirir a Terceira Civilização de setembro, assine a revista física ou digital pelo site ou aplicativo BS+ até o dia 31 de agosto.

No topo: Foto de Rebeca em frente a entrada do restaurante principal da Vila Olímpica

Fotos: Reprodução/Instagram

Notas:
1. https://olympics.com/pt/noticias/rebeca-andrade-ouro-maior-medalhista-olimpica-brasil-paris-2024. Acesso em: ago. 2024.
2. https://thechamps.waffle.com.br/quarta-olimpica/rebeca-andrade-e-a-magia-de-voar-pelo-mundo?utm_source=the_champs&utm_medium=newsletter&utm_campaign=grupo_waffle&_bhlid=a8f5e0020a8bbf772eb7135ba3128d658b9f6753. Acesso em: ago. 2024.
3. https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/2024/08/06/rebeca-diz-que-4o-lugar-na-trave-foi-importante-na-conquista-do-ouro-fui-para-o-solo-confiante.ghtml. Acesso em: ago. 2024.
4. https://cbn.globo.com/esporte/noticia/2024/08/06/instituto-de-familia-hypolito-tem-mais-de-duas-mil-procuras-por-vagas-apos-sucesso-na-ginastica-em-paris-2024.ghtml. Acesso em: ago. 2024.

Compartilhar nas