marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

5ª Academia Índigo da Juventude Soka do Brasil

Nos dias 14 e 15 de setembro, 175 jovens representantes de várias localidades do Brasil participaram da 5ª Academia Índigo da Juventude Soka do Brasil no Centro Cultural Campestre da BSGI.

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

19/09/2024

5ª Academia Índigo da Juventude Soka do Brasil
As portas da nova era são abertas pelos jovens. Quando jovens talentos se desenvolvem em sucessão e exercem sua capacidade, há o eterno progresso da organização, da sociedade e do país. É por essa razão que Shin’ichi Yamamoto dedicou toda a sua alma focando sempre no crescimento dos jovens. (Nova Revolução Humana, capítulo “Juramento Seigan”)

Logo na manhã de sábado, Monique Tiezzi, coordenadora da Divisão dos Jovens da BSGI, enalteceu o espírito de procura de cada participante e incentivou que manifestassem a decisão de avançar, desenvolver-se, eliminar o sofrimento, atuar como protagonista da organização e tornar-se muito mais feliz.

No diálogo com os líderes da DUNI foi abordada a importância das próprias ações como protagonista da mudança da sociedade. Bruna Ikeda e Fernando Mendonça relataram episódios de suas respectivas participações no Curso de Aprimoramento da Divisão dos Jovens no Japão. Já Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina, compartilhou momentos vividos juntos com Ikeda sensei no Japão, e incentivou todos a sintonizarem-se ao coração do Mestre e com essa sintonia, manifestar uma renovada decisão e mudança.

“Ikeda sensei vive, com mais intensidade no coração de cada discípulo genuíno. Ele vive em nosso coração. Vamos conduzir nossa vida no eixo da prática da fé.” Esse foi um dos incentivos que os jovens ouviram no Palácio Memorial da Paz Eterna, durante a cerimônia em memória aos falecidos — familiares, amigos e Ikeda sensei. O vice-coordenador da Divisão Sênior da BSGI, Takao Sakamoto incentivou os jovens a jamais desistirem. Sob o tema "Humanismo, que abarca a todos, não separa, compreende que a diferença é o que nos fortalece e nos une”, realizou-se o estudo aprofundado do escrito de Nichiren Daishonin, O Portal do Dragão, com o coordenador do DEB da BSGI, Ricardo Miyamoto. Por meio de slides criativos e entrevista com personagens históricos, ele compartilhou a explanação do Dr. Daisaku Ikeda sobre o espírito de itaidoshin: “Ikeda sensei explica que itaidoshin é quando alguém se levanta determinadamente para criar o ambiente onde todos vencem. O verdadeiro itaidoshin, significa levantar-se só.” Ricardo incentivou que cada um deve fazer o seu próprio juramento na juventude em prol do kosen-rufu.

Em seguida, foi realizada visita monitorada a pontos históricos do Centro Cultural Campestre e um rico diálogo com o presidente da BSGI, Sr. Miguel Shiratori que respondeu perguntas sobre liderança, shakubuku e relação de mestre e discípulo. Ainda no sábado, que contou com as apresentações do Grupo Taiga e do Coral Esperança do Mundo, os participantes foram separados em duas equipes para elaborarem uma canção cada.

5a academia indigo jovens

O domingo iniciou com as apresentações das duas canções elaboradas pelos participantes. O último dia da Academia foi repleto de emoção e decisão. Durante o momento “Cultura de Vitórias”, 16 jovens voluntários apresentaram seus relatos de vitória e decisão. Questões relacionadas com saúde mental, estudos, trabalho, relacionamento estavam entre os temas compartilhados pelos jovens.

Após a coordenadora da Divisão dos Estudantes da BSGI, Camila Akama, realizar a leitura da mensagem que Ikeda sensei enviou para a Academia Índigo em 2023, o presidente Miguel Shiratori destacou o fato de a Academia Índigo ser a única no mundo afinal foi concedida por Ikeda sensei aos jovens do Brasil visualizando todo o futuro. E, para selar o juramento de viver pelo kosen-rufu, anunciou que realizariam o gongyo no Memorial de Luta Conjunta de Mestre e Discípulo.

Emocionado, João Anderson, jovem integrante da CNSP compartilhou suas experiências e transformações após iniciar a prática do budismo. Enfrentando alcoolismo na família, violência, desafios financeiros e o falecimento da irmã aos 14 anos, decidiu mudar sua vida ao conhecer o budismo. Citou as palavras de sensei: “Quanto maiores forem nossos problemas e sofrimentos, ao desafiá-los, mais poderemos evidenciar nosso potencial interior. Esse é o propósito da fé na Lei Mística”.2

Concluindo, os líderes da Juventude Soka do Brasil incentivaram a vitória de todos na Liga Monarca. Camila Akama lembrou a Campanha Um Milhão de Amigos, a importância da união harmoniosa e do Grupo Horizontal. Lívia Endo, coordenadora da Divisão Feminina de Jovens, citou a campanha para o Bloco Monarca e os pontos mais fortes para a vitória: determinação do líder, oração, união, metas, planejamento e juramento ao Mestre. O coordenador da Divisão Masculina de Jovens, Edjan Santos, também lembrou o Bloco Monarca e o quanto esta campanha revolucionou sua vida, pois com ela compreendeu sua missão, e concluiu dizendo que “quando colocamos no coração que vamos realizar um objetivo, não importa o que aconteça, não há como nossa realidade não se transformar. Devemos nos lançar a um objetivo mesmo que pareça impossível — é isso que a Gakkai veio fazendo ao longo dos anos”.

Monique Tiezzi ressaltou que o grande objetivo da Liga Monarca é incentivar cada pessoa a vencer com base na prática da fé e se tornar feliz. Mencionou um trecho do capítulo “Expansão” da Nova Revolução Humana, volume 8, e finalizou direcionando quatro objetivos:

1. Vencer na Liga Monarca (“vitória do meu distrito”);

2. Vencer na prática, se desafiar no daimoku;

3. Leitura da NRH e da Revolução Humana;

4. Jamais se desconectar do coração de sensei.

Após a entrega dos certificados a representantes, o Sr. Miguel Shiratori orientou os jovens a estudar, orar e aplicar as orientações de Ikeda sensei, pois, dessa forma, a vitória será uma certeza. E, ao retornarem às suas localidades e se depararem com suas realidades, lembrar que aquele é o local onde podem transformar e vencer a batalha espiritual entre a ilusão e a iluminação.

No final, as bandas Taiyo Ongakutai e Asas da Paz Kotekitai do Brasil realizaram uma linda apresentação. Com alegria, gratidão e renovado juramento, a 5ª edição da Academia Índigo foi concluída e os jovens regressaram determinados a iniciar uma nova era em sua vida e em cada um de seus locais de missão.

Aqui estão fotos de momentos descritos acima:

Assista aos vídeos no nosso Instagram:

No topo: Foto comemorativa da 5ª Academia Índigo no Centro Cultural Campestre (Itapevi, SP, set. 2024). Foto: Brasil Seikyo

Notas:

1. BS 13/08/2016, Encontro com o Mestre. Para ler na íntegra clique aqui.  

2. BS 27/10/2018, Encontro com o Mestre. Para ler na íntegra clique aqui.  

Compartilhar nas