Notícias
BM
O significado prático do dia 21 de setembro
Reflexões sobre o Dia Internacional da Paz
Redação
21/09/2024
O dia 21 de setembro foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1981 como o Dia Internacional da Paz. No entanto, em várias regiões onde as pessoas estão enfrentando a guerra, a paz não passa de um sonho distante e difícil de alcançar.
Você lembra qual é a primeira frase do romance Nova Revolução Humana? “Nada é mais precioso do que a paz. Nada traz mais felicidade do que a paz. A paz é o primeiro passo para o avanço da humanidade.”¹
Essas palavras expressam um dos grandes objetivos da Soka Gakkai, organização que surgiu num período de guerra.
Os três mestres Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda sofreram diretamente os horrores da guerra e dedicaram suas existências para defender a dignidade da vida de todas as pessoas por meio da propagação do humanismo Soka em prol da paz e da felicidade da humanidade.
Para celebrar o Dia Internacional da Paz e renovar nosso compromisso com essa missão compartilhada com os mestres, gostaríamos de recordar o momento que o Dr. Daisaku Ikeda recebeu o Prêmio da Paz das Nações Unidas.
Foi no dia 8 de agosto de 1983 em uma cerimônia realizada no Centro Internacional da Amizade da Soka Gakkai, em Tóquio. O Dr. Ikeda recebeu o Prêmio da Paz das Nações Unidas, constituído pela Medalha da Paz das Nações Unidas e uma carta de recomendação do então secretário-geral da ONU, Javier Pérez de Cuéllar. Dizia assim:
Vossa Senhoria realizou esforços incessantes para promover a compreensão e a amizade entre as nações, desenvolvendo amplo movimento de apoio aos propósitos e aos princípios da Carta das Nações Unidas. (...) Apresentou propostas construtivas visando ao desarmamento e alívio às tensões internacionais, em especial, o desarmamento nuclear, que é a questão de vital importância na atualidade. (...) Além disso, as diversas contribuições da Soka Gakkai e da SGI sob sua liderança para as atividades de informação pública das Nações Unidas tornaram-se uma poderosa ajuda para os nossos esforços em fortalecer ainda mais o apoio popular aos objetivos e ideais da ONU.²
Naquele ano, o Dr. Ikeda havia apresentado pela primeira vez a Proposta de Paz à ONU. No total, foram 40 propostas, a última em 2023. Além disso, ele deixou um legado dourado para a paz por meio de diálogos, exposições e ações com a convicção inabalável na capacidade do ser humano de ultrapassar os sofrimentos e criar a felicidade e a paz.
Dr. Daisaku Ikeda encontra-se com Herbie Hancok e Wayne Shorter (Japão)
Em um diálogo com os renomados músicos Herbie Hancok e Wayne Shorter, o Dr. Daisaku Ikeda falou sobre a importância do convívio harmônico entre as nações:
Não existimos isoladamente, tampouco as nações. Elas necessitam do apoio de muitos outros países. O respeito e a compreensão mútuos são fontes de crescimento para nós e para os demais. Temer ou rejeitar os que são de etnias ou culturas diferentes é prejudicial a todos. Ao mesmo tempo, não podemos nos desconectar do passado. Somos nutridos pelas dádivas das conquistas e culturas dos nossos antecessores. Nossa época pede por uma sabedoria que reconheça a interconexão da vida. A filosofia budista da origem dependente promove o desenvolvimento de tal sabedoria.³
O Dr. Ikeda nos ensinou com a própria vida e ações práticas que reconhecer a dignidade da vida é o primeiro passo para a paz. Entender que nossas vidas estão ligadas e como nutrir essa relação é o caminho para a paz. Agora, a ação pela paz cabe aos discípulos que herdaram o legado do Mestre. O que você pode realizar, dentro da sua realidade, em termos práticos, para concretizar esse ideal? Vamos juntos!
Notas:
1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 9, 2020. Veja mais detalhes sobre o livro clicando aqui.
2. Idem, v. 30-II, p. 171, 2020. Veja mais detalhes sobre o livro clicando aqui.
3. IKEDA, Daisaku. HANCOCK, Herbie. SHORTER, Wayne. Romper Barreiras. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023, p. 223. Veja mais detalhes sobre o livro clicando aqui.
_____
Gostou deste artigo?
Leia mais sobre as Propostas de Paz e ações do Dr. Ikeda clicando aqui.
Compartilhar nas