Notícias
BM
O desabrochar das flores da recompensa visível
Uma inspiração para o começo da estação mais florida do ano
Redação
23/09/2024

Durante as Olimpíadas e as Paraolimpíadas de Paris, testemunhamos o resultado palpável do intenso trabalho invisível (treinos, dieta, pouco tempo com a família...) que os atletas precisaram empreender para competir entre os melhores do mundo. Isso nos inspira a refletir sobre a importância e o significado da dedicação silenciosa e abnegada em prol de um grande objetivo.
Podemos relacionar esse comportamento ao desabrochar das flores na primavera: após intensa luta silenciosa contra o frio do inverno, o resultado é apreciado belamente. E é justamente nesta época do ano que estamos entrando!
A primavera começa no dia 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro e é vista por muitos como a estação mais bonita devido ao florescimento de diversas plantas. O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, sempre admirou a beleza das flores e gostava de registrá-las em fotografias para presentear os amigos.

Foto tirada pelo presidente Ikeda em fevereiro de 2021, Tóquio, Japão
A seguir, compartilhamos um trecho do poema de Ikeda sensei que fala justamente sobre a beleza da primavera como recompensa visível dos grandes esforços:
Virtudes invisíveis
suportam o longo e rigoroso inverno.
As cerejeiras da primavera
de beleza impressionante
desabrocham como inspiradoras flores
da recompensa visível.
Sendo observados ou não pelas pessoas,
dediquem-se à nobre missão
juntos com a Lei Mística e com o mestre.
Essa condição de vida
moverá todo o ambiente externo
e fará desabrochar cerejeiras
de esperança e de vitória.1
Esforços dos atletas, primavera e visão do Mestre: todos estão relacionados à superação de barreiras e ao brilho da conquista.
Esperamos que o poema de Ikeda sensei e as flores que estão desabrochando ao seu redor inspirem-no(na) a valorizar cada vez mais as virtudes e os esforços invisíveis, tanto das flores como da sua vida, para visualizar um belo resultado no futuro.
Nota:
1. IKEDA, Daisaku. Incentivos das Quatro Estações. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022, p. 16. Veja mais informações sobre o livro clicando aqui.
No topo: Ipê amarelo floresce em frente ao Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (set. 2023). Foto: Brasil Seikyo
Gostou deste artigo? Leia este, que compara o budismo às olimpíadas.
Compartilhar nas